19 de julho de 2022 às hm
SENADOR POMPEU NA HISTÓRIA

 

 

 

 

Foi aprovado na última quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Projeto de Lei, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que reconhece a relevância histórica e cultural da Vila dos Ingleses, conhecida como Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu, no município de Senador Pompeu, na região Sertão Central. O autor do Projeto explica que, dos campos de concentração que foram erguidos no estado, o de Senador Pompeu é o único que ainda possui edificações. "Atualmente consiste em um canteiro de obras com 12 casarões, 160 casas de taipa e três casas de pólvora. Calcula-se que morreram cerca de 12 mil pessoas, mais da metade dos concentrados, tanto que foi criada a 'Caminhada da Seca', que reúne anualmente, desde 1982, mais de cinco mil pessoas", revelou o parlamentar.

SAIBA MAIS - Segundo Queiroz Filho, o reconhecimento, assim como a preservação da estrutura do sítio, reafirma a existência dos campos de concentração de retirantes no Ceará durante o período da grande seca de 1932. "A ausência de resquício físicos de tais campos em Fortaleza tende a relegar ao esquecimento esse difícil capitulo da nossa história. Temos exemplos que geraram duas comunidades, do Pirambu e do Alagadiço, e a favela dos Trilhos, que se desenvolveram de maneira desigual em relação a outras áreas da capital”, afirma. Aprovado em plenário, o Projeto de Lei segue para ser sancionado pelo Poder Executivo.

MUDANÇAS PARTIDÁRIAS - Salvo algum equívoco, que espero que não aconteça, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nunca passou por tantas mudanças partidárias em todos os tempos de sua história, como agora, obviamente, graças às novas regras eleitorais e excepcionalmente, para as eleições de outubro vindouro.

IMPORTANTE SABER - De acordo com o Departamento Legislativo da Assembleia (a Casa do Povo Cearense), os partidos aumentaram e ou diminuíram suas bancadas. Um caso que chamou a atenção foi a mudança do próprio líder do Governo, Deputado Júlio César Costa Lima Filho Julinho (Foto), que deixou o PDT e filiou-se ao PT, partido pelo qual vai disputar a reeleição.

OUTROS CASOS - O deputado conterrâneo Audic Mota, do nosso Tauá, deixou o PSB, pelo qual se elegeu em 2018 e filiou-se ao MDB, que também ganhou o deputado Nelinho Freitas, que deixou ninho tucano, O PSDB. O partido de Tasso Jereissati foi compensado com a chegada do deputado Gordim Araújo, que deixou o Patriota.

E MAIS - O deputado apóstolo Luiz Henrique deixou o PP e foi para o Republicanos, o mesmo acontecendo com o veterano parlamentar Manoel Duca (Duquinha), que trocou o ninho pedetista (PDT) e republicanizou. O tradicional partido Progressista (PP), ganhou Zezinho Albuquerque e João Jaime, que saíram, respectivamente, do PDT E DEM. O tradicional PT ganhou os deputados Augusta Brito, que era do PC do B e Nizo Costa, que deixou o PSB, portanto, juntando-se ao líder "Julinho" e proporcionando grande momento ao Partido dos Trabalhadores no Legislativo Estadual.

CAMPEÃO - Quem na verdade foi altamente beneficiado foi o UB (União Brasil), recentemente criado com a demanda para ele dos antigos PSL e DEM. Foram para o KG Ceará: Fernanda Pessoa, que era tucana; Heitor Ferrer, que deixou o SD; Soldado Noélio e Tony Brito, que deixaram o PROS.E o partido do presidente Bolsonaro, o PL, ganhou André Fernandes, que era Republicanos e o Delegado Cavalcante, que deixou o PTB. Voltaremos ao assunto.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 16.08.2022Terça A DOBRADINHA DE CAUCAIA
  2. 15.08.2022Segunda ESTADO BENEFICIA CAMOCIM
  3. 12.08.2022Sexta TSE RECONHECE MANDATOS
  4. 11.08.2022Quinta QUIXADÁ ANUNCIA MELHORIAS
  5. 10.08.2022Quarta ESTAMOS NO MÊS DAS VOCAÇÕES
  6. 09.08.2022Terça IMPLANTAÇÃO DO 5G NO CEARÁ
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001