29 de junho de 2022 às hm
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

 

 

 

A governadora Izolda Cela lançou semana passada, mais precisamente na última sexta-feira,24/96, mais de 10 mil vagas de qualificação profissional com a certificação de jovens do Primeiro Passo. Foram exatos 3.416 jovens do Programa Primeiro Passo. E, com o objetivo de qualificar e apoiar mais jovens cearenses, a governadora Izolda Cela lançou mais de 10 mil novas vagas de qualificação profissional para os 184 municípios cearenses. A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Também estiveram presentes, a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana (Foto); a defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas; o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) e coordenador da Rede Peteca, Antônio Lima; o secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina; a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira; a ex-secretária da Proteção Social, Socorro França; e demais autoridades.

IMPORTANTE SABER - As mais de 10 mil vagas serão destinadas aos 184 municípios que vão formar turmas dos Programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo, que conta com três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: 4.440 para o Criando Oportunidades; 6.875 para o Primeiro Passo (Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário). Em Fortaleza, as vagas contemplam as linhas do Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz, e os interessados devem se inscrever no site www.sps.ce.gov.br. No interior, os interessados devem procurar as secretarias municipais de assistência social.

E MAIS - O programa Criando Oportunidades terá 222 turmas e o Primeiro Passo Jovem Bolsista, 123 turmas. Na linha Jovem Aprendiz, o quantitativo de vagas é determinado conforme a demanda das empresas, ficando a cargo das secretarias de proteção social dos municípios os encaminhamentos junto aos programas.

ABORDAGEM - Os cursos de formação do Criando Oportunidades abordam mercado de trabalho, empregabilidade e ética profissional; empreendedorismo; e direitos sociais, cidadania e meio ambiente. As áreas ocupacionais atendidas são beleza e cuidados ocupacionais; Apoio educacional; Mecânica; Gestão e Negócios; Informática; Construção civil; Gastronomia; Confecção de vestuário; e Artesanato e Design.

VEM POR AÍ - Ao longo de 2022, a SPS ofertará mais de 26 mil vagas de capacitação profissional. Além do Primeiro Passo e Criando Oportunidades, também serão abertas vagas no programa Superação, além dos seus equipamentos de inclusão social (três Complexos Sociais Mais Infância, sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social e Parque Dom Aloísio Lorscheider). A governadora Izolda Cela pontuou a importância das escolhas que se faz na juventude e como isso pode impactar na vida de cada um, destacando a importância de programas como o Criando Oportunidades e o Primeiro Passo para posicionar o jovem no mercado de trabalho.

POLÍCIA CIVIL FORTE - Na opinião do Delegado de Polícia Civil, Professor Universitário (Unifor) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Nartan da Costa Andrade, "Uma Polícia Civil Forte, a Sociedade Agradece". Lembra que a Constituição Federal de 1988 preconiza que às polícias civis, dirigidas por delegados de Polícia de Carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, às funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

PODER CONSTITUCIONAL - Dr. Nartan, que vi menino, filho de meus saudosos amigos Iracilda e Narcílio Andrade (O Rei do Montese, em Fortaleza), destaca que a polícia civil tem a atribuição constitucional de atuar para apurar a autoria e materialidade delituosa, compondo assim a estrutura organizacional da segurança pública estadual. Que o Governo qualifique e dê cada vez mais condições de trabalho aos profissionais da nossa Polícia Civil. A sociedade Agradece!

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 18.08.2022Quinta SAÚDE MENTAL-JUVENTUDE LEGAL
  2. 17.08.2022Quarta PROJETO COISA DE MULHER
  3. 16.08.2022Terça A DOBRADINHA DE CAUCAIA
  4. 15.08.2022Segunda ESTADO BENEFICIA CAMOCIM
  5. 12.08.2022Sexta TSE RECONHECE MANDATOS
  6. 11.08.2022Quinta QUIXADÁ ANUNCIA MELHORIAS
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001