Continua repercutindo muito em toda a região jaguaribana, a recente visita da governadora Izolda Cela àquela importante área territorial do Ceará. Izolda esteve em Limoeiro do Norte, onde inaugurou o serviço de hemodinâmica do Centro de Imagem do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). O equipamento agrega tecnologia avançada ao conhecimento dos profissionais para fazer um escaneamento da circulação sanguínea dos pacientes, resultando em diagnósticos complexos de cardiologia e angiologia, para prevenir e tratar doenças cardíacas e vasculares, congênitas ou adquiridas. O deputado federal Mauro Filho (Foto) foi um dos convidados dos Governos Estadual e Municipal e participou da inauguração ao lado da governadora Izolda Cela e do prefeito de Limoeiro do Norte, Dr. José Maria Lucena, da ex-secretária de governo de Limoeiro do Norte, Juliana Lucena e do secretário de Saúde do Ceará, Marcos Gadelha e demais autoridades. Conforme disse aos nossos espaços jornalísticos o deputado Mauro Filho "O novo equipamento traz um avanço no diagnóstico de imagem para beneficiar uma população de 550 mil cearenses dos 20 municípios do Vale do Jaguaribe".
IMPORTANTE SABER - O investimento do Estado para instalar o novo serviço do HRVJ foi de quase R$ 3 milhões, sendo R$ 2,77 milhões para os 11 aparelhos que compõem o conjunto tecnológico do equipamento (sistema de hemodinâmica, aparelho de anestesia, bomba injetora de contraste, monitores, cardioversor, dentre outros), além de adequações estruturais. A hemodinâmica irá funcionar, inicialmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, recebendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado, com uma média de seis atendimentos por dia. Atualmente, 150 pacientes estão eletivos para o serviço e devem ser atendidos logo após a inauguração, incluindo pessoas de outras regiões do Ceará, incluindo os Inhamuns. Desse modo, o Centro de Imagem do HRVJ será referência na Região para exames.
E MAIS - Após esta primeira fase, a expectativa é de que o serviço transcorra operando 24h por dia, 7 dias na semana, atendendo também a urgência cardiológica, sendo a unidade de atenção ao infarto agudo do miocárdio na Região.
REGIONALIZAÇÃO - Considerado um marco na regionalização e descentralização da Saúde do Ceará, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe foi inaugurado em novembro de 2021, e ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados, ofertando à população os serviços de ambulatório, cardiologia, anestesiologia, tomografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, hemodiálise, agência transfusional, clínica médica e UTI. Em cinco meses de funcionamento, a unidade tem prestado relevantes benefícios através dos 10 leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica na atenção terciária, tendo neste período internado mais de 600 pacientes. O HRVJ oferece ainda ambulatório especializado em cardiologia, cirurgia geral, proctologia e anestesiologia. Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 1.120 consultas.
MUITOS EXAMES - No serviço especializado do Centro de Imagem já foram realizados mais de 1.700 exames, entre tomografia computadorizada, radiografia, ultrassonografia, ecocardiograma e colonoscopia. Quanto aos exames laboratoriais de análises clínicas, já se somam mais de 23.500 atendimentos realizados. Na atenção dialítica de agudos, foram realizados 434 atendimentos em terapia renal substitutiva e na hematologia são mais de 58 hemotransfusões realizadas.
BIODIVERSIDADE - O Governo cearense através da Secretaria do Meio Ambiente do (SEMA) está promovendo desde domingo (22) e até sábado (28/05), a Semana da Biodiversidade 2022. Este ano o tema é "Conheça a Flora e a Fauna do Ceará". Para o secretário Artur Bruno, titular da pasta organizadora do evento" é um momento importante para a divulgação das políticas ambientais e para a preservação da biodiversidade".
PREÇO DO LEITE - Os prefeitos de Senador Pompeu e de Quixeramobim, Maurício Pinheiro e Cirilo Pimenta, estão juntos num trabalho de mobilização para conseguirem algo a mais no preço do litro de leite, a fim de beneficiar mais o produtor.
EMPRESA BETÂNIA - O alvo da Política de preços para o leite do sertão central do Estado é a empresa Betânia, que acaba de inaugurar uma fábrica de leite em pó. O trabalho dos líderes de Senador Pompeu e de Quixeramobim contam com apoio da FAEC, Federação da Agricultura do Ceará, que é presidida por Amílcar Silveira. Estamos atentos.