25 de maio de 2022 às hm
HOSPITAL DO VALE JAGUARIBE

 

 

 

 

Continua repercutindo muito em toda a região jaguaribana, a recente visita da governadora Izolda Cela àquela importante área territorial do Ceará. Izolda esteve em Limoeiro do Norte, onde inaugurou o serviço de hemodinâmica do Centro de Imagem do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). O equipamento agrega tecnologia avançada ao conhecimento dos profissionais para fazer um escaneamento da circulação sanguínea dos pacientes, resultando em diagnósticos complexos de cardiologia e angiologia, para prevenir e tratar doenças cardíacas e vasculares, congênitas ou adquiridas.  O deputado federal Mauro Filho (Foto) foi um dos convidados dos Governos Estadual e Municipal e participou da inauguração ao lado da governadora Izolda Cela e do prefeito de Limoeiro do Norte, Dr. José Maria Lucena, da ex-secretária de governo de Limoeiro do Norte, Juliana Lucena e do secretário de Saúde do Ceará, Marcos Gadelha e demais autoridades. Conforme disse aos nossos espaços jornalísticos o deputado Mauro Filho "O novo equipamento traz um avanço no diagnóstico de imagem para beneficiar uma população de 550 mil cearenses dos 20 municípios do Vale do Jaguaribe".

IMPORTANTE SABER - O investimento do Estado para instalar o novo serviço do HRVJ foi de quase R$ 3 milhões, sendo R$ 2,77 milhões para os 11 aparelhos que compõem o conjunto tecnológico do equipamento (sistema de hemodinâmica, aparelho de anestesia, bomba injetora de contraste, monitores, cardioversor, dentre outros), além de adequações estruturais.  A hemodinâmica irá funcionar, inicialmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, recebendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado, com uma média de seis atendimentos por dia. Atualmente, 150 pacientes estão eletivos para o serviço e devem ser atendidos logo após a inauguração, incluindo pessoas de outras regiões do Ceará, incluindo os Inhamuns. Desse modo, o Centro de Imagem do HRVJ será referência na Região para exames.

E MAIS - Após esta primeira fase, a expectativa é de que o serviço transcorra operando 24h por dia, 7 dias na semana, atendendo também a urgência cardiológica, sendo a unidade de atenção ao infarto agudo do miocárdio na Região.

REGIONALIZAÇÃO - Considerado um marco na regionalização e descentralização da Saúde do Ceará, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe foi inaugurado em novembro de 2021, e ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados, ofertando à população os serviços de ambulatório, cardiologia, anestesiologia, tomografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, hemodiálise, agência transfusional, clínica médica e UTI. Em cinco meses de funcionamento, a unidade tem prestado relevantes benefícios através dos 10 leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica na atenção terciária, tendo neste período internado mais de 600 pacientes. O HRVJ oferece ainda ambulatório especializado em cardiologia, cirurgia geral, proctologia e anestesiologia. Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 1.120 consultas.

MUITOS EXAMES - No serviço especializado do Centro de Imagem já foram realizados mais de 1.700 exames, entre tomografia computadorizada, radiografia, ultrassonografia, ecocardiograma e colonoscopia. Quanto aos exames laboratoriais de análises clínicas, já se somam mais de 23.500 atendimentos realizados. Na atenção dialítica de agudos, foram realizados 434 atendimentos em terapia renal substitutiva e na hematologia são mais de 58 hemotransfusões realizadas.

BIODIVERSIDADE - O Governo cearense através da Secretaria do Meio Ambiente do (SEMA) está promovendo desde domingo (22) e até sábado (28/05), a Semana da Biodiversidade 2022. Este ano o tema é "Conheça a Flora e a Fauna do Ceará". Para o secretário Artur Bruno, titular da pasta organizadora do evento" é um momento importante para a divulgação das políticas ambientais e para a preservação da biodiversidade".

PREÇO DO LEITE - Os prefeitos de Senador Pompeu e de Quixeramobim, Maurício Pinheiro e Cirilo Pimenta, estão juntos num trabalho de mobilização para conseguirem algo a mais no preço do litro de leite, a fim de beneficiar mais o produtor.

EMPRESA BETÂNIA - O alvo da Política de preços para o leite do sertão central do Estado é a empresa Betânia, que acaba de inaugurar uma fábrica de leite em pó. O trabalho dos líderes de Senador Pompeu e de Quixeramobim contam com apoio da FAEC, Federação da Agricultura do Ceará, que é presidida por Amílcar Silveira. Estamos atentos.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 05.07.2022Terça EMPREENDEDORES AOS 60 ANOS
  2. 04.07.2022Segunda MAIS SEGURANÇA EM PENTECOSTE
  3. 01.07.2022Sexta AGROPOLOS DA IBIAPABA
  4. 30.06.2022Quinta ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL
  5. 29.06.2022Quarta QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
  6. 28.06.2022Terça PREFEITOS QUEREM PSD NA VICE
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001