26 de outubro de 2021 às hm
CIRURGIA PARA TODOS

 

 

 

 

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou no último dia 20/10, o Plantão Cirurgias 24h. A solenidade aconteceu no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) e foi presidida pelo governador Camilo Santana.

A iniciativa consiste na ampliação da capacidade estadual de realização de procedimentos neste momento de maior controle dos indicadores da pandemia. São duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da rede Sesa e a outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para 10 mil procedimentos. O investimento total é de R$ 100 milhões.

ACOMPANHAMENTO - Por meio de aplicativo, a população poderá acompanhar o passo a passo para realização do procedimento e a fila de atendimento. Para atender a demanda reprimida pela segunda onda da Covid-19, a meta é realizar 30 mil procedimentos, beneficiando cearenses das cinco Regiões de Saúde e diminuindo a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

CREDENCIAMENTO - As empresas interessadas em integrar o programa serão credenciados na prestação de atendimento cirúrgico de média e alta complexidade, em nove especialidades: Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Oftalmologia, Neurologia e Vascular. Todos os procedimentos deverão ter autorização do serviço pela Central de Regulação da Região de Saúde.

E MAIS  - O pacote de procedimentos inclui a consulta de avaliação pré-operatória com exames de imagem e complementares, diária hospitalar (clínica e/ou Unidade de Terapia Intensiva) e acompanhamento pós-cirúrgico. O governador Camilo Santana ( Foto), neste momento em viagem à Europa, juntanente com a vice-governadora, destacou que a meta da força-tarefa em parceria com a iniciativa privada é reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas. A respeito da viagem de Camilo e de Izolda, o fato possibilita o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão ficar uma semana como Governador do Ceará.

COMBATE AO FEMINCÍDIO - O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei para avançar no combate ao feminicídio em todo o Estado. A medida prevê a instalação de Juizados de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher nas comarcas do Crato (no Cariri), Maracanaú (na Região Metropolitana de Fortaleza) e Sobral(na Zona Norte).

SAIBA MAIS - A medida do TJCE consta da proposta de reestruturação do Poder Judiciário Cearense e foi entregue pessoalmente pela desembargadora Maior e Pinheiro Nogueira, Presidente da Corte ao Legislativo Estadual. O texto também altera o número de desembargadores, aumentando um membro a cada uma das Câmaras existentes. Também define a convocação de juízes para comarcas em todo o Estado.

IMPORTANTE SABER - "Dentro em breve, teremos concursos para analistas, técnicos judiciários e oficiais de justiça", disse a presidente Nailde Pinheiro Nogueira em declarações à imprensa. E mais, a proposta que amplia a capacidade de atendimento do Poder Judiciário, quer ainda ou busca fortalecer a estrutura da Vara de Delitos de Organizações Criminosas (VDOC), inclusive, possibilitando a especialização de u idade judiciária nas comarcas de Juazeiro do Norte e Sobral para a competência de Execução Penal. Estamos atentos.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 01.12.2021Quarta RECADO AOS CORRESPONDENTES
  2. 30.11.2021Terça PAI E FILHO NO PALANQUE
  3. 29.11.2021Segunda ALECE HOMENAGEIA TUTELARES
  4. 26.11.2021Sexta POLICLÍNICA EM CANINDÉ
  5. 25.11.2021Quinta ORÇAMENTO 2022 DO CEARÁ
  6. 24.11.2021Quarta FARMÁCIA POPULAR E VETERINÁRIA
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001