14 de outubro de 2021 às hm
AGORA O DEZEMBRO LARANJA

 

 

 

 

Isso mesmo. Em pleno Outubro Rosa, mês no qual estamos e, dedicado à conscientização para mulheres realizarem o exame de mamografia, com a finalidade de detectar e ou se prevenir do câncer de mama, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará acaba de aprovar o projeto de lei que institui o Dezembro Laranja, com o intuito de alertar sobre os cuidados com a pele, visando à luta contra o câncer. O líder do Progressista no Legislativo Estadual Cearense, jovem deputado Bruno Pedrosa (Foto), é o autor do texto e ressaltou da tribuna da Casa e aos jornalistas a importância do último mês do ano, com a proximidade das férias, ter alusão à prevenção do câncer de pele.

E MAIS - Conforme o deputado Bruno Pedrosa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ressalta que o tipo de câncer corresponde a 33% dos diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Para o jovem parlamentar foi muito importante o que disse a respeito o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma "É o momento de promover  visibilidade do tema e de tentar mais uma vez a promoção de uma campanha participativa, coletiva e atuante.

SOBRE ESTUPRO - Os deputados estaduais cearenses, como sempre digo, bem atuantes e atualizados, também aprovaram na última semana, um projeto de Indicação de autoria do Primeiro Secretário da Casa, deputado Antônio Granja (PDT), que institui o Programa de Atenção à Vítima de Estupro. Conforme o deputado Granja, O objetivo é apoiar as pessoas e identificar provas periciais causadas pela agressão, sejam elas físicas ou psicológicas.

IMPLANTAÇÃO - Ainda segundo o deputado Antônio Granja, o projeto se voltar à Assembleia por indicação do governador Camilo Santana" o que espera os que aconteça, poderá sem implantado nas Delegacias de Polícia e de Proteção à Mulher e ao Idoso, Centros de Referência de Assistência Social(CRAS), Centro Especializado de Assistência Social (CREA) e Centros de Referência de Atendimento à Mulher no Ceará".

E AINDA - As equipes deverão ser compostas por profissionais peritos, com capacitação técnica volta das para este ilícito (ou seja, o estupro). O Programa prevê ainda que sempre que possível, a vítima do sexo feminino, será examinada por perito legista mulher, exceto em menor de idade do sexo feminino, que deverá ser obrigatoriamente, examinado por legista mulher.

PECUÁRIA - Nesta quinta-feira, 24 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Pecuária. De acordo com o livro Agenda de Eventos do saudoso jornalista Luciano Diógenes, foi nesta data em 1952, a funda da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Entre os aniversariantes do dia, citemos: José Luzardo Teixeira; José Fernandes de Souza; Ivone Carneiro de Amorim. Se vivo, era dia de abraçar Leôncio Macambira, que fez história na antiga Rádio Uirapuru, hoje a nossa AM Cidade 860. Estamos atentos.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 26.10.2021Terça CIRURGIA PARA TODOS
  2. 25.10.2021Segunda NAUMI AMORIM NA BATALHA
  3. 22.10.2021Sexta ASSISTÊNCIA ÀS MULHERES
  4. 21.10.2021Quinta COMO SERÁ CNH POPULAR
  5. 20.10.2021Quarta ÉRIKA LEMBRA AUTOEXAME
  6. 19.10.2021Terça GRANJA ENTRE OS MELHORES
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001