12 de outubro de 2021 às hm
PRIMEIRO PASSO PERMANENTE

 

 

 

 

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de indicação 381/21, de autoria do deputado Guilherme Landim (PDT), que busca tornar o Programa Primeiro Passo uma política pública permanente do Estado.  De acordo com a proposta, a política pública deve ofertar três linhas de ação: Jovem Aprendiz, voltada para jovens entre 14 a 22 anos, cursando o ensino fundamental, 1º ou 2º ano do ensino médio, assim como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível médio, concludentes da rede pública de ensino. Parcerias com as empresas privadas devem oferecer formação técnico-profissionalizante aos adolescentes e jovens e introduzi-los em empresas por meio de contrato de aprendizagem.

E MAIS - A segunda linha de ação, chamada Jovem Estagiário, é destinada a jovens entre 16 e 21 anos cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio ou EJA nível médio na rede pública de ensino. Esta linha prevê parcerias com órgãos públicos e empresas privadas oferecendo capacitação social e profissional por meio de estágio remunerado.

Já a linha “Jovem Bolsista” é voltada para jovens entre 15 e 29 anos, cursando 8° e 9° ano do ensino fundamental, 1ª à 3ª série do ensino médio e EJA. Eles participam do curso de iniciação profissional com duração de três meses.

INCENTIVO DO ESTADO - “É importante que o Estado incentive a inserção dos jovens no mercado de trabalho. O Programa Primeiro Passo, criado ainda no governo Cid Gomes, é um exemplo de que é possível unir Estado e iniciativa privada para solucionar a lacuna de empregabilidade da juventude”, destaca em sua fala e em declarações à imprensa o deputado Guilherme Landim (Foto). Ressalte-se que, se o projeto de Indicação for transformado em lei, após aprovação dos deputados, encaminhamento da matéria pelo governador Camilo Santana à Assembleia deverá ser sancionado. Se sancionado, caberá à Secretaria de Proteção Social a coordenação das ações para o desenvolvimento do programa em parceria com outras secretarias e organizações. Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo do Estado, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação da Assembleia Legislativa.

BOM SENSO - Após pedido do Ministério Público do Ceará(MPCE), a Prefeitura de Nova Olinda (no Cariri) revogou o decreto Municipal que desobrigava a utilização de máscara em espaços da cidade. O MPCE deu um prazo de 24 para que a gestão municipal revogadas p decreto, sob pena de adoção de medidas judiciais cabíveis. No ofício enviado à Prefeitura, o Ministério Público reforçou que "não é permitida a publicação de atos desse tipo em virtude de ainda permanecerem em vigor" o decreto estadual que obriga a utiliza do " equipamento de proteção facial em locais públicos no Ceará, e a Lei Federal 14.019/2020, "Os municípios podem legislar sobre condutas preventivas e de combate à Covid-19, entretanto, não podem revogar, alterar ou flexibilizar as normativas estaduais e da União, exceto para torná-las ainda mais eficientes", enfatizou o nosso atuante MPCE.

TAUÁ PRESENTE - O empresário e ex-deputado federal Chiquinho Feitosa, nosso conterrâneo do Tauá, confirmou que seguirá como o presidente do DEM no Ceará até a homologação da recente convenção conjunta que autorizou a fusão entre o DEM e o PSL para criar o União Brasil, partido que terá a maior bancada federal em Brasília e a maior participação no Fundo Partidário, quase R$ 500 milhões. Feitosa confirmou à nossa reportagem que será candidato à Câmara Federal ou quem sabe, participar da chapa majoritária.

PADROEIRA DO BRASIL - Está terça-feira, 12 de Outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Por isso, é Feriado Nacional. Nesta data também comemora -se o Dia das Crianças. É também a data nacional da Espanha, Dia do Mar e Dia do Basquete. Entre os aniversariantes do dia, lembremos de Josefa Vicente dos Santos (nossa querida Seja, do Cafezinho da Zefa, do Política Especial na AM Cidade 860).

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 27.10.2021Quarta RETROCESSO DA EDUCAÇÃO
  2. 26.10.2021Terça CIRURGIA PARA TODOS
  3. 25.10.2021Segunda NAUMI AMORIM NA BATALHA
  4. 22.10.2021Sexta ASSISTÊNCIA ÀS MULHERES
  5. 21.10.2021Quinta COMO SERÁ CNH POPULAR
  6. 20.10.2021Quarta ÉRIKA LEMBRA AUTOEXAME
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001