28 de setembro de 2021 às hm
SENADOR POMPEU NA HISTÓRIA

 

 

 

 

Começou a tramitar na quinta-feira (23/09), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Projeto de Lei, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que reconhece a relevância histórica e cultural da Vila dos Ingleses, conhecida como Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu, no município de Senador Pompeu, na região Sertão Central. "O reconhecimento, assim como a preservação da estrutura do sítio, reafirma a existência dos campos de concentração de retirantes no Ceará durante o período da grande seca de 1932, visto que na capital cearense, a ausência de resquício físicos tende a relegar ao esquecimento esse difícil capitulo da nossa história", disse Queiroz Filho.

E MUITO MAIS - Dos campos de concentração que foram erguidos no estado, o de Senador Pompeu é o único que ainda possui edificações, um canteiro de obras consistindo em 12 casarões, 160 casas de taipa e três casas de pólvora. Calcula-se que morreram cerca de 12.000 pessoas, mais da metade dos concentrados, tanto que foi criada a "Caminhada da Seca", que reúne anualmente, desde 1982, mais de cinco mil pessoas, lembra Queiroz Filho (Foto), que a bom juízo, vem se constituindo num dos mais destacados representantes do PDT no Legislativo Estadual. Segundo o parlamentar, o reconhecimento também serve para que se amplie a discussão sobre a questão hídrica no estado. "É importante avaliar o impacto que esse período histórico teve, pois temos exemplos de dois campos de concentração que existiram no município de Fortaleza, gerando duas comunidades, do Pirambu e do Alagadiço, e a favela dos Trilhos, que se desenvolveram de maneira desigual em relação a outras áreas da capital. A seca sempre vai existir, mas é possível conviver com ela, tanto que há eficientes obras sendo tocadas, como a Transposição do Rio São Francisco e o projeto de dessalinização da água do mar". enfatizou.

HISTÓRIA MANTIDA - "O reconhecimento, assim como a preservação da estrutura do sítio, reafirma a existência dos campos de concentração de retirantes no Ceará durante o período da grande seca de 1932, visto que na capital cearense, a ausência de resquícios físicos tende a relegar ao esquecimento esse difícil capitulo da nossa história", disse Queiroz Filho. Dos campos de concentração que foram erguidos no estado, o de Senador Pompeu é o único que ainda possui edificações, um canteiro de obras consistindo em 12 casarões, 160 casas de taipa e três casas de pólvora. Calcula-se que morreram cerca de 12.000 pessoas, mais da metade dos concentrados, tanto que foi criada a "Caminhada da Seca", que reúne anualmente, desde 1982, mais de cinco mil pessoas.

QUESTÃO HÍDRICA - Segundo o parlamentar, o reconhecimento também serve para que se amplie a discussão sobre a questão hídrica no estado. "É importante avaliar o impacto que esse período histórico teve, pois temos exemplos de dois campos de concentração que existiram no município de Fortaleza, gerando duas comunidades, do Pirambu e do Alagadiço, e a favela dos Trilhos, que se desenvolveram de maneira desigual em relação a outras áreas da capital. A seca sempre vai existir, mas é possível conviver com ela, tanto que há eficientes obras sendo tocadas, como a Transposição do Rio São Francisco e o projeto de dessalinização da água do mar".

EM POUCAS LINHAS - O presidente do DEM cearense, nosso conterrâneo do Tauá, Chiquim Feitosa, confirma as demarches para fusão do SEM e PSOL num só partido, já valendo para as eleições do próximo ano. *** A propósito, Feitosa não só continuará na presidente do novo partido, mas, admite candidatura à Câmara Federal pela nova e ampliada sigla partidária. **** Ex-deputado Antônio Jacó anunciando com pesar a morte do ex-vereador de Redenção, Raimundo Paulino, reconhecida liderança política e comunitária no distrito de Antônio Diogo. Nossos sentidos pêsames. Era um velho conhecido e amigo desde os anos 80.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 26.10.2021Terça CIRURGIA PARA TODOS
  2. 25.10.2021Segunda NAUMI AMORIM NA BATALHA
  3. 22.10.2021Sexta ASSISTÊNCIA ÀS MULHERES
  4. 21.10.2021Quinta COMO SERÁ CNH POPULAR
  5. 20.10.2021Quarta ÉRIKA LEMBRA AUTOEXAME
  6. 19.10.2021Terça GRANJA ENTRE OS MELHORES
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001