01 de março de 2021 às hm
GOVERNO VAI MODERNIZAR O PLANETÁRIO DE SOBRAL

 

 

 

 

 

Isso mesmo. O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), à frente o ex-senador Inácio Arruda (Foto), concedendo entrevista ao repórter Jânio Alves, da TV Assembleia, está investindo na modernização do Planetário de Sobral, que aguarda a chegada de um avançado equipamento de projeção. Informou aos profissionais de imprensa, em Fortaleza, o secretário Inácio Arruda que com um investimento de cerca de R$ 6 Milhões de Reais, o Planetário vai receber um projetor digital modelo Spacegate, da marca alemã Zeiss.

SAIBA MAIS - De acordo com o titular da Secitece, que conversou com os nossos espaços jornalísticos(Rádio, Jornal, Rede Facebook e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br), o novo equipamento está deixando a sede da Secretaria em Fortaleza e deverá seguir para Sobral, na Região Norte do Ceará, representando um salto de qualidade nas exibições. O aparelho foi adquirido pelo Governo do Estado, com recurso captado por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec 2) junto ao Banco europeu MLW Intermédio.

UVA ADMINISTRA - Fez questão de informar o secretário Inácio Arruda, que o Planetário de Sobral, agora, passará a ser administrado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sem dúvida, figurando como grande benefício para toda a região. Também foi feita pelo Governo Cearense, a compra de equipamentos de ponta para o Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza, e para a unidade do Crato, devendo fazer parte do novo Centro Cultural do Cariri "com inauguração prevista para breve", enfatizou. Diga-se a bem da verdade, que os três equipamentos integrados ( Fortaleza/Sobral e Crato), além de promover o estudo, também vai fomentar o turismo científico do estado.

IMPORTANTE SABER - O novo equipamento do Planetário de Sobral utiliza inteligência artificial e opera em 3D, com resolução em 4k, uma das mais modernas do mercado atualmente. Os planetários cearenses, faz questão de acrescentar Inácio Arruda " proporcionam atividades turístico-pedagógicas, de entretenimento e aprendizagem, com espetáculos astronômicos, ciclos de debates e projeções digitais como em um cinema de visão 180o. A linguagem lúdica contribui para o ensino e popularização da ciência e tecnologia para estudantes, professores, profissionais da educação e em público em geral. Devido à pandemia, e, seguindo os critérios de isolamento, as sessões permanecem suspensas".

PAGAMENTO VIA PIX - A novidade. A Secretaria da Fazenda (Sefaz), vai iniciar o pagamento de tributos via PIX. Trata-se do novo sistema de transferência bancária lançado pelo Banco Central ainda em novembro do ano passado e que agora, vai ser utilizado como projeto-piloto pela secretaria mencionada. As informações fornecidas pela Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e com explicações a imprensa pelo secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes, adiantam que o referido projeto começa com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), até julho vindouro. A seguir será expandido para todos os tributos estaduais.

PIONEIRISMO - Conforme disse Fabrízio Gomes à nossa reportagem no Política Especial na AM Cidade 860, o Ceará deve ser o primeiro estado a receber o pagamento de tributos pelo PIX e, destaca a busca da administração estadual por inovação na gestão da Sefaz e as vantagens que a tecnologia traz. O pagamento via PIX ainda não está disponível para o IPVA 2021, mas, lembram os que fazem a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará que a segunda parcela do Imposto vence no dia de Março. Os proprietários de veículos emplacados no Ceará devem emitir o boleto pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou no site da Sefaz.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 19.04.2021Segunda PREFEITO INTERINO DE PEDRA BRANCA MOSTRA TRABALHO
  2. 16.04.2021Sexta MOMBAÇA FAZ LICITAÇÃOPARA CESTAS BÁSICAS
  3. 15.04.2021Quinta UVC TEM NOVA DIRETORIA PARA ADMINISTRAR 3 ANOS
  4. 14.04.2021Quarta DEPUTADO LEONARDO ARAÚJO COM BOA AGENDA EM BRASÍLIA
  5. 13.04.2021Terça GOVERNADOR ANUNCIA R$ 100MILHÕES PARA MICROCRÉDITO
  6. 12.04.2021Segunda EMPREGO GARANTIDO AOS PROFESSORES CONCURSADOS
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001