15 de janeiro de 2021 às hm
GUIMARÃES E A LIÇÃO DAS ELEIÇÕES DE 2020

 

 

 

 

 

Conversando recentemente com os nossos espaços jornalísticos (Rádio, Jornal, Rede Facebook e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br), o deputado federal José Nobre Guimarães, uma das principais figuras do PT Nacional e principalmente, em nosso Estado, fez uma análise importante sobre o resultado das urnas, chegando à conclusão que não tem nada fechado para 2022. A narrativa de que o presidente Bolsonaro foi vencido (está vencido) e que o PT sofreu uma grande derrota, segundo Guimarães é um argumento frágil. Lembrou o líder petista que em 2018, o PSDB foi considerado extinto da vida político-partidária. "Pois bem, dois anos depois, reelegeu o prefeito de São Paulo. Assim, determinado resultado eleitoral não tem nada a ver com o papel do partido na disputa seguinte", declarou.

O QUE VAI PESAR- Segundo José Guimarães (Foto), " Pesará em 2022, o desempenho de Bolsonaro e o resultado do projeto neoliberal do ministro Paulo Guedes, da economia, bem como o agravamento da crise sanitária sobre os mais pobres. Considero aliás, que o capitão Jair será um dos nossos principais concorrentes. E até lá, vamos nos debruçar sobre problemas internos. Temos que reorganizar o PT, extirpar a burocracia excessiva e abrir espaço para outros agentes políticos, agregando novas pautas".

NO CEARÁ- Para o deputado José Guimarães, o resultado das eleições no Ceará foi satisfatório. Disse com clareza: "Elegemos 18 prefeitos; 24 vice-prefeitos; é mais de 180 vereadores. Devemos isso ao trabalho da militância e ao legado virtuoso do governador Camilo Santana. Em Fortaleza, apesar da derrota eleitoral, permaneceremos fortes, representando quase 20% dos votos. Sem essa base, José Sarto (PDT) não teria sido eleito".

LEMBROU - "Montamos uma frente democrática ampla, do PSDB ao PSOL. Por que Capitão Wagner (PROS) perdeu por apenas 3% dos votos? O resultado em Fortaleza exige uma reflexão, sob o risco de ser constituído um movimento pela direta em contraposição aos “Ferreira Gomes”. Mesmo com o resultado eleitoral favorável, a baixa diferença demonstra um visível cansaço do povo com essa perpetuação do poder na capital cearense".

ATUAÇÃO DE CAMILO- Instado a falar sobre o desempenho e ou influência do governador Camilo Santana, o líder José Guimarães foi taxativo: "O papel de Camilo, cuja aprovação possui índices nunca vistos, é maior que tudo isso. Não à toa, ele precisa ocupar um espaço maior Seu nome já se destaca entre os presidenciáveis de 2022".

E O QUE MAIS? Nossa reportagem indagou e, o deputado quixeramobiense, sem dúvida, um dos destaques da política cearense se expressou de forma contundente, afirmando que "Os arautos do fim do PT deveriam reconhecer nossa generosidade no segundo turno aqui em Fortaleza e em outras capitais onde compreendemos que mais importante era derrotar o bolsonarismo. Por fim, temos duas tarefas em nossa Fortaleza: encampar as pautas das minorias e promover a reconexão com a periferia. O PT continuará forte e em condições de disputar novos desafios", concluiu.

EM POUCAS LINHAS- 1 )- Em Mombaça e municípios vizinhos de Acopiara, Senador Pompeu e Pedra Branca, começaram a falar na possível candidatura do ex-prefeito Ecílio Filho ao Legislativo Estadual. Ecílio foi um dos melhores prefeitos de Mombaça em todos os tempos. Governou município nos últimos oito anos e elegeu o sucessor, o jovem Orlando Cavalcante. Outros ex-prefeitos também são tidos como candidatos. Claro, voltaremos ao assunto.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 26.02.2021Sexta RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS PREMIA EMPRESA
  2. 25.02.2021Quinta HOMENAGEM A QUEM CONTRIBUI COM A CAUSA DA INFÂNCIA NO CE
  3. 24.02.2021Quarta PAPA FRANCISCO E SUAS QUINZE RECOMENDAÇÕES NA QUARESMA
  4. 23.02.2021Terça QUEIROZ FILHO PROPÕE UMA DELEGACIA PARA FORQUILHA
  5. 22.02.2021Segunda O MAIS INFÂNCIA CEARÁ DE FEVEREIRO JÁ SENDO PAGO
  6. 19.02.2021Sexta GOVERNO CADASTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATÉ O DIA 3/3
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001