O cearense Antônio Viana de Carvalho Júnior considerado atualmente um dos mais importantes e conceituados profissionais da Fisioterapia no País, convidado semanalmente para ministrar palestras nos mais diversos estados da federação, bem como, em municípios do interior dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, revelou à imprensa de Brasília e também aos nossos espaços jornalísticos que "A cirurgia ortognática se destina a pessoas que apresentam um crescimento desigual entre a arcada superior e inferior, o que pode trazer inúmeras consequências negativas no seu dia a dia como, por exemplo: apnéia do sono, ronco, dormir de boca aberta, dores nas articulações da face e dores de cabeça, dificuldade de fechar a boca, além de desarmonias estéticas. Todas essas características podem ser um indicativo para cirurgia". O Dr. Viana Júnior (Foto), também revelou que "Em associação com o tratamento ortodôntico consegue-se uma correta solução das má-oclusões, especialmente nos casos mais severos. De acordo com o grau do problema, a cirurgia varia de pequenas movimentações de grupos de dentes até a movimentação completa da mandíbula e maxila".
SAIBA MAIS- Conforme revelou Dr. Viana Júnior aos nossos espaços jornalísticos (Rádio , Jornal, Rede Facebook e Sistema Antonio Viana Online-Avol - www.avol.com.br) , o objetivo destes procedimentos já mencionados, no caso, os procedimentos conjuntos, ortodônticos e cirúrgicos, é a correção das deformidades dento-faciais e o estabelecimento de um equilíbrio entre os dentes, os ossos de sustentação e as estruturas faciais vizinhas( língua, lábios e bochechas) melhorando o aspecto facial.
A CIRURGIA - Segundo o conhecido Fisioterapeuta, a cirurgia está indicada quando há um reconhecimento da impossibilidade da execução do tratamento ortodôntico isolado, o que resultaria em instabilidade e desequilíbrio ósseo-dentário. Em alguns casos, a deformidade óssea associada impede a movimentação dos dentes para uma posição aceitável de mordida. Pode existir também, a possibilidade de se conseguir uma movimentação dentária aceitável, porém não estável ao longo do tempo, acarretando perda de dentes e sérios problemas para a articulação têmporo-mandibular (ATM). Além disto, pacientes submetidos ao tratamento não cirúrgico, podem terminar com uma exagerada desarmonia facial.
FASES DO TRATAMENTO -1)- Exodontia dos dentes do siso deve ser no mínimo avaliada antes da montagem do aparelho ortodôntico. 2)- Montagem do aparelho ortodôntico fixo - o tratamento ortodôntico pode levar de 8 a 24 meses antes da cirurgia para deixar os dentes em uma posição adequada. 3)- Cirurgia Ortognática (ainda com o aparelho de ortodôntico nos dentes.4)- Trinta dias de recuperação(sem esforço físico, sem esporte e sol. 5)- Retorno ao tratamento ortodôntico de 30 a 60 dias após a cirurgia para melhorar definitivamente a posição ddos dentes.6)- Controles periódicos com o cirurgião. 7)- O tempo do Tratamento depende do grau de dificuldade do tratamento ortodôntico.
PROCEDIMENTOS FREQUENTES - 1)- Mentoplastia - procedimento cirúrgico que altera o tamanho e a forma do mento(queixo). 2)- Osteotomia tipo Le Fort 1 - uma técnica cirúrgica muito utilizada para correção de deformações da maxila, pois permite movimentá-la para frente, para trás, para cima e para baixo. com ou sem enxerto ósseo. 3)- Osteotomia sagital obliqua - técnica cirúrgica para correção das deformidades de mandíbula, permitindo posicioná-la para frente ou para trás e ao mesmo tempo alterar a altura do terço inferior da face. 4)- Osteotomia segmentar- técnica que permite movimentar cirurgicamente um ou mais dentes dentro do arco dentário. 5)- Expansão palatina cirúrgica- técnica utilizada para alargamento da maxila, em pacientes adultos e 6)- Osteotomia vertical de ramo mandibular- procedimento realizado na parte posterior da mandíbula, por acesso externo ou interno, para recuar o osso.
BENEFÍCIOS DA CIRURGIA- Melhora a relação entre os dentes, músculos e esqueleto. Melhor posicionamento da musculatura do pescoço e da base da língua. Melhora da oclusão e da articulação temporomandibular. Melhora da mastigação e da digestão. Qualidade de vida e autoestima elevada