23 de dezembro de 2020 às hm
FUNDEB VAI FORTALECER ESCOLA PÚBLICA NO PAÍS

 

 

 

 

 

A propósito da apreciação e aprovação pela Câmara Federal na última quinta-feira, 17 de dezembro do FUNDEB versão 2921 sem repasses a entidades privadas, o deputado Danilo Forte (Foto), recém chegado ao Parlamento com a renúncia do titular da vaga, Roberto Pessoa, eleito prefeito em Maracanaú, foi taxativo e enfático: "Diante da falta de recursos a prioridade do Governo hoje via Fundeb, sem sombra de dúvida, é fortalecer a escola pública". Importante saber que foi revertida a decisão tomada pelos próprios deputados, uma sema antes, que por 470 votos a 15, tinha aprovado o texto-base do projeto que regulamenta o novo Fundeb. O texto final aprovado ficou sem a previsão de repasse de 10% dos recursos do fundo para em todas privadas, como escolas filantrópicas ou de igrejas.

PONTO POLÊMICO- Destaque -se que o ponto mais polêmico da discussão foi o despositivo o dispositivo ativando escolas sem fins lucrativos que havia sido incluído pela Câmara na votação anterior, sendo portanto, removido na votação do Senado(15/12). Na oportunidade, inclusive, o Partido Novo articulou uma emenda reinserindo o benefício às escolas filantrópicas ou de igrejas, que acabou rejeitada pelos deputados.

IDILVAN ALENCAR - Na opinião do deputado  Idilvan Alencar (PDT), ex-secretário estadual da Educação no Ceará " se esse destaque tivesse sido aprovado, iria desconfigurar o texto-base. Então considero que foi muito importante a decisão de excluí-lo. Quase todo mundo junto. Entre os 22 deputados federais cearenses, apenas quatro(4) votaram pelo repasse a instituições privadas, no caso, Capitão Wagner (PROS), Dr. Jaziel (PL), Genecias Noronha (Solidariedade) e Heitor Freire, do PSL. Já os deputados Domingos Neto (PSD), Júnior Mano (PL) e Moses Rodrigues, do MDB estiveram ausentes da votação.

HISTÓRIA- O livro Agenda de Eventos do saudoso jornalista Luciano Diógenes nos tem dado a oportunidade de lembrar dia-a-dia os aniversariantes, fatos e acontecimentos históricos. Nessa terça-feira, 22, por exemplo, a data lembra a criação do Município de Itapajé em 1849; a criação do Instituto do Café (IBC), em 1952 e a criação do Estado de Rondônia, em 1981. Entre os aniversariantes do dia, o conhecido promotor de justiça e jornalista José Gusmão Bastos, um dos fundadores da ACEJI, Associação Cearense de Jornalistas do Interior.

QUARTA-FEIRA (23) - A data lembra a fundação da Mark Propaganda, em 1975 e entre tantos queridos e conhecidos aniversariantes, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Ceará-TCE, Suetônio Mota e o jornalista-radialista Alberto Damasceno

VÉSPERA DO NATAL- A quinta-feira, 24/12, véspera do Nascimento de Jesus Cristo, data comemorada na sexta-feira, 25, no mundo inteiro, o livro Agenda de Eventos do a inauguração da TV Morena, de Campo Grande(MT), em 1965; a fundação do jornal Diário de Cuiabá(MT), em 1969 e, entre os aniversariantes, a figura querida do médico e ex-prefeito de Itapiúna, Dr. Joaquim Clementino e da senhora Moema Bezerra de Menezes Mota, esposa do nosso querido "primo" Dr. Suetônio Mota. A data nos lembra com muita saudade a figura do radialista Wilson Machado, que também foi Deputado Estadual, mas, sem dúvida, uma das maiores figuras do rádio cearense em todos os tempos. Feliz Natal a todos.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 25.01.2021Segunda DEPUTADO QUER MAIS APOIO PARA COMBATE AO SUICÍDIO
  2. 21.01.2021Quinta DEPUTADO LEONARDO ARAÚJO LAMENTA MORTE DE MESQUITA
  3. 20.01.2021Quarta NOVIDADES DA NOVA GESTÃO ADMINISTRATIVA EM ITAPIPOCA
  4. 19.01.2021Terça GOVERNO DO ESTADO INVESTE NA MELHORIA DAS ESTRADAS
  5. 18.01.2021Segunda EX-PREFEITOS DISPUTAM VAGAS NA ASSEMBLEIA
  6. 15.01.2021Sexta GUIMARÃES E A LIÇÃO DAS ELEIÇÕES DE 2020
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001