A propósito da apreciação e aprovação pela Câmara Federal na última quinta-feira, 17 de dezembro do FUNDEB versão 2921 sem repasses a entidades privadas, o deputado Danilo Forte (Foto), recém chegado ao Parlamento com a renúncia do titular da vaga, Roberto Pessoa, eleito prefeito em Maracanaú, foi taxativo e enfático: "Diante da falta de recursos a prioridade do Governo hoje via Fundeb, sem sombra de dúvida, é fortalecer a escola pública". Importante saber que foi revertida a decisão tomada pelos próprios deputados, uma sema antes, que por 470 votos a 15, tinha aprovado o texto-base do projeto que regulamenta o novo Fundeb. O texto final aprovado ficou sem a previsão de repasse de 10% dos recursos do fundo para em todas privadas, como escolas filantrópicas ou de igrejas.
PONTO POLÊMICO- Destaque -se que o ponto mais polêmico da discussão foi o despositivo o dispositivo ativando escolas sem fins lucrativos que havia sido incluído pela Câmara na votação anterior, sendo portanto, removido na votação do Senado(15/12). Na oportunidade, inclusive, o Partido Novo articulou uma emenda reinserindo o benefício às escolas filantrópicas ou de igrejas, que acabou rejeitada pelos deputados.
IDILVAN ALENCAR - Na opinião do deputado Idilvan Alencar (PDT), ex-secretário estadual da Educação no Ceará " se esse destaque tivesse sido aprovado, iria desconfigurar o texto-base. Então considero que foi muito importante a decisão de excluí-lo. Quase todo mundo junto. Entre os 22 deputados federais cearenses, apenas quatro(4) votaram pelo repasse a instituições privadas, no caso, Capitão Wagner (PROS), Dr. Jaziel (PL), Genecias Noronha (Solidariedade) e Heitor Freire, do PSL. Já os deputados Domingos Neto (PSD), Júnior Mano (PL) e Moses Rodrigues, do MDB estiveram ausentes da votação.
HISTÓRIA- O livro Agenda de Eventos do saudoso jornalista Luciano Diógenes nos tem dado a oportunidade de lembrar dia-a-dia os aniversariantes, fatos e acontecimentos históricos. Nessa terça-feira, 22, por exemplo, a data lembra a criação do Município de Itapajé em 1849; a criação do Instituto do Café (IBC), em 1952 e a criação do Estado de Rondônia, em 1981. Entre os aniversariantes do dia, o conhecido promotor de justiça e jornalista José Gusmão Bastos, um dos fundadores da ACEJI, Associação Cearense de Jornalistas do Interior.
QUARTA-FEIRA (23) - A data lembra a fundação da Mark Propaganda, em 1975 e entre tantos queridos e conhecidos aniversariantes, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Ceará-TCE, Suetônio Mota e o jornalista-radialista Alberto Damasceno
VÉSPERA DO NATAL- A quinta-feira, 24/12, véspera do Nascimento de Jesus Cristo, data comemorada na sexta-feira, 25, no mundo inteiro, o livro Agenda de Eventos do a inauguração da TV Morena, de Campo Grande(MT), em 1965; a fundação do jornal Diário de Cuiabá(MT), em 1969 e, entre os aniversariantes, a figura querida do médico e ex-prefeito de Itapiúna, Dr. Joaquim Clementino e da senhora Moema Bezerra de Menezes Mota, esposa do nosso querido "primo" Dr. Suetônio Mota. A data nos lembra com muita saudade a figura do radialista Wilson Machado, que também foi Deputado Estadual, mas, sem dúvida, uma das maiores figuras do rádio cearense em todos os tempos. Feliz Natal a todos.