O deputado estadual e Apóstolo Luiz Henrique, do PP, apresentou importante projeto na Assembleia Legislativa que discute a necessidade urgente de mais segurança para os policiais militares. A proposição, em si mesma, é auto-justificável, mas não custa lembrar os riscos a que estão submetidos os integrantes dos órgãos de segurança pública no cumprimento de suas atribuições funcionais. É publico e notório o crescimento da violência e a consequente evolução dos armamentos que se encontram em poder de criminosos. Cada dia mais desafiam nossos policiais e agentes penitenciários com confrontos pujantes. Os profissionais da segurança pública arriscam suas vidas diariamente e é dever do Estado mitigar as situações de risco às quais são submetidos esses profissionais. É necessário ampliar os mecanismos de segurança para reduzir os possíveis ferimentos e mortes dos profissionais no exercício da sua função. É nosso dever garantir que aparato de segurança à disposição dos profissionais seja não apenas eficiente para a manutenção da ordem, mas também para proteção da vida de pais e mães de família que se arriscam diariamente por nós, no exercício de tão nobre missão.
SOBRE OS VEÍCULOS - Afirma o deputado Apostólo Luiz Henrique (Foto) que "Os atuais carros comuns, sem blindagem, são vulneráveis a qualquer tipo de arma, abrangendo as armas de porte, portáteis e não portáteis, colocando em risco a vida dos policiais que, num confronto direto, estão em constante risco. É preciso tomar uma atitude preventiva, humanizar o serviço e investir em moderna tecnologia. Com a indicação deste projeto, estaremos demonstrando o interesse público no tocante a uma área tão
necessária à sociedade cearense, que é a segurança pública. Temos convicção de que oferecendo segurança ao policial, que é o primeiro responsável pela prevenção da criminalidade, estaremos reduzindo diretamente os índices de violência. Este projeto tem por objetivo SALVAR VIDAS e levar segurança para aqueles que se arriscam em garanti-la para nós. Através dessa iniciativa, o Governo do Estado do Ceará investe diretamente em melhores condições para a categoria, respeitando a integridade física dos policiais".
SAIBA MAIS- Em suas justificativas ao projeto, Luiz Henrique também afirma: "Dados mostram que, em 90%, dos casos, o para-brisa é o principal ponto atingido, deixando policiais mais vulneráveis, atingindo-os frontalmente. Por esse motivo indicamos que a instalação da blindagem balística seja iniciada pelo para-brisa frontal. Em termos financeiros, sem qualquer sombra de dúvidas, o investimento em blindagem de viaturas para operações especiais de segurança das policias civil e militar possui valor infinitamente menor do que os prejuízos causados pela ausência desse equipamento de segurança nas viaturas, como o principal destes prejuízos, de valor inestimável: a perda de vidas. Além disso, somem-se os custos com a recuperação dos policias feridos em combate, das aposentadorias por invalidez, das indenizações e de outras despesas à família de policiais mortos ou incapazes, e ainda acrescentem os investimentos necessários com os novos concursos para preenchimento de vagas, treinamento dos quadros para substituição dos que tombaram em defesa da população. Por todo o exposto e pelo determinante mérito existente no teor do assunto em tela, pedimos o apoio dos nobres pares para a aprovação da presente proposição.
RECESSO- A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará deve concluir nesta terça-feira, 22 de dezembro os seus trabalhos de 2020. A votação da LOA, Lei Orçamentária Anual, que deveria ter sido apreciada na última quinta-feira, 17, foi transferida para está data. Trata-se do limite regimental para que os trabalhos sejam encerrados e comece o recesso de final de ano. Estamos atentos.