21 de dezembro de 2020 às hm
NATAL, FESTA DE ALEGRIA, DA ESPERANÇA E DA LUZ !

 

 

 

 

 

Chegada à plenitude dos tempos, nasceu para nós o Salvador que é o Cristo Senhor. Todos os anos a liturgia do Natal faz uma fissura no cronos, no tempo, na história. O ontem se faz hoje e, assim, nós temos a oportunidade de viver o nascimento de Jesus. Não é simplesmente voltar ao passado, é atualizar e viver esse acontecimento, esse mistério que é muito maior que Nossa compreensão. Cada ano, ministério é o mesmo, mas os apelos são diferentes. A "Noite Santa", que não é uma noite marcada pelas horas do pôr ao nascer do sol, mas a noite em que Deus assumiu nossa condição humana.

ELE NASCE MAIS UMA VEZ - Neste ano tão sofrido, mais uma vez, Jesus nasce! Deus se desnuda diante de nós para trazer a luz, a esperança e o recomeço. A Natal é a misericórdia de Deus. Ninguém via a Deus e não O veremos, mas Aquele que está na intimidade do Pai, Jesus nos deu a oportunidade de conhecer a imensidão do seu amor. Jesus - Yeshua já estava na criação, já era Deus na Santíssima Trindade e num ato pleno de misericórdia, despojando-se de todos seus atributos, nasceu em uma estrebaria com os animais. É Deus assumindo nossa carne e mostrando como ser bom, como nos despojar e obedecer ao Pai.

PODIA TER TUDO - Sim. Jesus podia ter tudo: palácios, Impérios e nações. Podia dispor dos anjos, mas nasceu Entre os pobres. Na criação para o homem, Deus dispôs tudo. Ele não quis nada a não ser o nosso amor. Pelo lado messiânico, quem é esse Menino? Quem garante que Jesus é o Salvador? Os méritos da Sua Encarnação, Paixão, Mortebe Ressurreição. Se fizéssemos uma medalha para mostrar esse significado, teria de um lado a manjedoura e do outro a Cruz. O mesmo Menino que nasceu, não há dúvidas, é o Salvador, como os anjos mesmo anunciaram: " Hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor"(Lc 2, 11).]

LIÇÃO DA PANDEMIA - Aprendemos grandes lições nesse tempo de pandemia. Tudo é efêmero e o que fica é o nosso encontro com Deus. Então, que sentido estamos dando à nossa breve existência? Começamos a ver a vida diferente, um dia de cada vez. E vamos ser sinceros: a pandemia acendeu um alerta sobre as nossas limitações e nossas fragilidades humanas. Por isso, acredito e espero que, neste ano, possamos viver o Natal de outra forma. Diante do Menino na manjedoura, um Deus que se desnuda e se faz uma frágil criança, tenhamos também a coragem de nós desnudar, de olhar para nossa história e dizer: " Eu não quero continuar desta forma. Se não posso mudar o meu ontem, eu posso construir meu amanhã".

O NATAL - Ele vem nos fazer entender que sendo humanos, somos divinos. Com a encarnação do Seu Filho Jesus, Deus faz o humano se misturar ao eterno. Uma das lembranças mais lindas que guardo da Terra Santa é a gruta da Natividade. A Basílica é Grande, mas a gruta em que Jesus nasceu é tão pequena que temos que entrar meio encurvados. No NATAL, O Senhor nos manda ficar de joelhos e deixar cair um pouco da arrogância e da indiferença. Não importa a aparência, a cor da pele, a condição social, somos todos iguais: víamos e divinos.

DIFERENTE - Neste ano a realidade é diferente. Não podemos abraçar, nosso sorriso será escondido pela máscara, mas podemos dizer às pessoas que estão perto como elas são importantes para nós. Não tenhamos medo de renascer, de voltar à essência da nossa humanidade. Aproveitemos o Natal para tentar recuperar dentro de nós o que temos de melhorar deixemos brilhar em nossas vidas a luz divina do Menino Deus, que vem trazer a verdadeira paz e nos unir no amor. Abençoado e Feliz Natal a todos é o que desejamos.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 28.01.2021Quinta EVANDRO LEITÃO ASSUME POR 2 ANOS PRESIDÊNCIA DA AL/CE
  2. 27.01.2021Quarta FUNASA LANÇA O PROGRAMA SANEAMENTO BRASIL RURAL
  3. 26.01.2021Terça GOVERNO ANUNCIA PARA ABRIL FÁBRICA NO CARIRI
  4. 25.01.2021Segunda DEPUTADO QUER MAIS APOIO PARA COMBATE AO SUICÍDIO
  5. 21.01.2021Quinta DEPUTADO LEONARDO ARAÚJO LAMENTA MORTE DE MESQUITA
  6. 20.01.2021Quarta NOVIDADES DA NOVA GESTÃO ADMINISTRATIVA EM ITAPIPOCA
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001