O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) destacou através de suas redes sociais, o anúncio pelo Governo do Estado do Ceará da aquisição de mais de 1.200 equipamentos para 16 unidades hospitalares da rede estadual de saúde, num investimento de mais de R$ 20 milhões. O jovem e competente parlamentar do PDT foi enfático: "Parabenizo o governador Camilo Santana e o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, pela sensibilidade e empenho nestes tempos desafiadores. Diante da alta demanda em decorrência da pandemia, sabemos da carência e da dificuldade para adquirir tais aparelhos, não apenas para a Capital. Com o intuito de colaborar com essa demanda, protocolamos ofícios para a Sesa solicitando o envio de equipamentos para cidades estratégicas em suas respectivas regiões, que dispõem de condições técnicas e humanas para recebê-los”, disse.
SAIBA MAIS - As aquisições dos equipamentos, entre desfibriladores, aparelhos de ressonância magnética, tomógrafos, mamógrafos, entre outros, serão divididas entre estabelecimentos de Fortaleza, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), bem como hospitais regionais e alguns hospitais-polo que dispõem de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), distribuídos nas cinco macrorregiões do Ceará.
REFERÊNCIA NACIONAL- O deputado Queiroz Filho (Foto), concedeu entrevista aos nossos espaços jornalísticos (Rádio, Rede Facebook, Jornal O Estado e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br) e também fez questão de elogiar a iniciativa de aumentar os recursos do ICMS destinados aos municípios com base em critérios da área da saúde. Disse: “Trata-se de um exemplo que virou referência em todo o país, quando o então governador Cid Gomes destinou recursos de ICMS para a educação, vinculado aos resultados. Isso fez com que os municípios se envolvessem de maneira mais ativa na melhoria dos índices. Essa iniciativa voltada para a saúde segue a mesma linha. É um estímulo para os gestores para que os investimentos sejam feitos de maneira correta”.
PRÓSTATA- O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), ligado à rede estadual de Saúde do Governo do Ceará, iniciou trabalho de orientação sobre a importância do exame precoce da próstata. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a medida aumenta para 90% a chance de cura do câncer, caso descoberto cedo.
TRABALHO- De acordo com o médico urologista e cirurgião robótico Raphael Franco Bezerra, integrante da equipe do HMJMA, a unidade hospitalar em referência está estruturada para diagnosticar e tratamento do câncer de próstata. Semanalmente a unidade realiza cirurgias de remoção de câncer de próstata e foi referência para o procedimento durante a Pandemia do novo coronavírus, com pacientes oriundo de diversos municípios. É portanto, conveniente e importante o rastreio e acompanhamento precoce da doença. A doença é silenciosa e apresenta cerca de 70 mil novos casos a cada ano, de acordo com o Inca. É o segundo tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil.