12 de outubro de 2020 às hm
PAÍS REVERENCIA PADROEIRA NOSSA SENHORA APARECIDA

 

 

 

 

 

 

Esta segunda-feira,12 de Outubro de 2020 é feriado nacional, em homenagem a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Durante uma semana de festividades e, sobretudo através do novenário realizado com todas as recomendadas exigências em tempos de pandemia do novo coronavírus, foram registrados fortes momentos de fé e devoção. O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes comandou diariamente os festejos, ao lado de toda a grande equipe, inclusive, com transmissão para todo o País, através dos meios de comunicação da própria Arquidiocese, no caso, rádio, televisão e internet. No flagrante, O Arcebispo Resignatário de São Paulo, Dom Cláudio Hummes preside uma noitada do importante evento, ao lado de Dom Orlando e demais sacerdotes.

SAIBA MAIS - Com a celebração nesta segunda-feira, 12 e o feriado nacional, não funcionam as repartições públicas federais, estaduais e municipais, assim como os bancos. O comércio em Fortaleza, entretanto, foi autorizado a funcionar. Também se comemora nesta segunda-feira, 12, o Dia da Criança. Espera-se, portanto, muita alegria nos lares e, que pais, avós e padrinhos possam cumprir as regras do distanciamento social. Que a festa da criançada seja feita em cada lar ou fora dele, mas, com muita responsabilidade e respeito às próprias ordens do tempo. Amém.

HISTÓRIA 1- Além do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Conceição Aparecida e o Dia da Criança, esta segunda-feira (12), também é muito importante em muitos outros segmentos. Na data, em 1934 aconteceu a inauguração da Ceará Rádio Clube ( a famosa PRE-9, dos áureos tempos de Assis Chareaubrind, Diários e Emissoras Associados). É o Dia do Corretor de Seguros; Dia da criação da Imprensa Oficial do Ceará, em 1933; é o Dia do Mar e o Dia do Basquete.

 

HISTÓRIA 2-- O feriado é importante na Espanha. Sim é a data nacional da Espanha. Também foi criado em 12/10/1808 o Banco Nacional do Norte (Banorte) e se destaca ainda o Descobrimento da América,  Entre os aniversariantes do dia, o livro Agenda de Eventos do saudoso jornalista Luciano Diógenes lembra: jornalista Colombo( do famoso Clube dos Tetéus- não dorme ninguém, programa apresentando na Ceará Rádio Clube por dezenas de anos e mais recentemente, na AM Cidade 860; senhora Moema Carneiro Guilhon e Josefa Vivente dos Santos (a famosa do Cafezinho da Zefa, do programa Política Especial na AM Cidade 860, sob nosso comando).

 

0 13/10- Após o feriadão, o primeiro dia útil da nova semana é a terça- feira, 13. A data será muito importante para a volta ao funcionamento das repartições públicas em todos os níveis e bancos, bem como os Parlamentos (Senado, Câmara Federal; Assembleias Legislativas e Câmaras municipais, sem dúvida, com muito trabalho e discussões nesta época do ano, novamente num ano de eleições. É o Dia do Fisioterapeuta; festa para os saudosistas frequentadores do centro de Fortaleza. A data lembra a inauguração na Praça do Ferreira, 1871. Entre os aniversariantes do dia, José Alcy Pinheiro, que foi muito importante na história da Fadec e dona Mirinha da Costa Feitosa, viúva do saudoso conterrâneo do Tauá, empresário Francisco Edmar Feitosa de Carvalho.

OUTROS ANIVERSARIANTES- Na quarta- feira, 14: médico Leiria de Andrade Júnior; na Quinta-Feira15, festa para: arquiteto Airton Ibiapina Montenegro Júnior; jornalista José Maria Melo, nosso ex-colega de O Povo, o homem da coluna Aeroporto e José Esmeraldo Barreto, que foi diretor da TV Educativa. A data lembra o aniversário de Caucaia, município criado em 1759. É o Dia do Professor e o Dia da Normalista. Na Sexta-feira (16): festa para Guilherme Teixeira, fiscal da Previdência, já aposentado, Marta Maria Peixe Sales Bezerra, senhora ex-Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, José Maria do Couto Bezerra. Sábado (17): festa para Dr. José Armando Campos de Oliveira Júnior, que foi diretor da antiga Fusec; empresário Luiz Carlos Correia, das Mudanças Confiança. Domingo, 18/10: presentes para o jornalista Luiz Carlos Martins, do nosso tempo de Tribuna do Ceará; jornalista Fernando Adeidato Júnior, do nosso tempo em O Povo; ex-prefeito de Juazeiro do Norte, ex-deputado estadual e federal, Manoel Salviano Sobrinho. A data é consagrada aos salvadores de vidas, é no Dia do Médico. Nosso abraço e felicitações a todos, nas pessoas dos conceituados e queridos médicos tauaenses Júlio Rêgo e Domingos Aguiar, ambos ex-prefeitos do município e hoje buscando os 90 anos de idade.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 20.10.2020Terça ESTADO VAI GANHAR BATALHÃO DE PREVENÇÃO NOS BOMBEIROS
  2. 19.10.2020Segunda ESTADO JÁ ENTREGOU 111 BRINQUEDOPRAÇAS NO CE
  3. 16.10.2020Sexta PREFEITA DE CAMOCIM ESTÁ CONCLUINDO O 2° MANDATO
  4. 15.10.2020Quinta EMPRESÁRIO-DEPUTADO DISPUTA VICE-PREFEITURA EM MARACANAÚ
  5. 14.10.2020Quarta DEPUTADO PROPÕE TRADUTOR DE LIBRAS PARA NOSSO CEARA
  6. 13.10.2020Terça EMPRESÁRIO-DEPUTADO DISPUTA VICE-PREFEITURA EM MARACANAÚ
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001