17 de setembro de 2020 às hm
MANUEL DUCA AGUARDA A SUA VOLTA AO LEGISLATIVO

 

 

 

 

 

Com o recente retorno a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do deputado Tin Gomes (Foto), que cumpriu quatro meses de licença para tratar de interesses particulares, voltou à condição de suplente da maior bancada na chamada "Casa do Povo", o tradicional e conhecido líder do Vale Acaraú, Manoel Duca da Silveira Neto, o popularíssimo " Duquinha ". Para terem uma ideia ela já tem dez mandatos e nunca havia ficado numa suplência, o que veio a ocorrer na última eleição (2018) quando o então seu partido, o PP (hoje está no PDT) fez coligação exatamente com o sua atual agremiação partidária, tendo igualmente levado à suplência o médico e várias vezes deputado estadual, Lucílvio Girão.


SAIBA MAIS - O PDT dos “Ferreira Gomes” liderou uma ampla coligação partidária e, por isso elegeu uma grande bancada na Assembleia. No caso dos dois conhecidos homens públicos, Lucílvio e "Duquinha" não se elegeram, mas ficaram nas duas primeiras suplências, o que vem facilitando suas convocações. O deputado Lucílvio não tirou o pé da Assembleia, pois, com a reeleição do governador Camilo Santana (PT), ele levou para o seu secretariado o deputado José Albuquerque(Zezinho), que assumiu a Pasta das Cidades, facilitando a vida do primeiro suplente.


"DUQUINHA"- No caso do deputado "Duquinha", é sempre preciso que estejam dois colegas da Coligação Partidária à qual pertence, de licença, para que ele possa assumir. Até poucos dias, ele permanecia da AL, em função da licença do seu grande amigo e parente Tin Gomes. Com o retorno de TG, voltou a condição de suplente, mas aguarda outra solução prá já.
COMO- Nos bastidores da crônica política já surgem informações de que para cuidar com tempo integral de sua campanha à Prefeitura de Fortaleza, o deputado- presidente da Casa, José Sarto Nogueira poderá licenciar-se a qualquer momento. Mataria dois coelhos com uma cajadada só: teria tempo integral para a campanha que deverá ser bem acirrada e disputada e, oportunizará a volta do veterano colega de onde ele nunca gostaria de ter saído.


OUTROS SUPLENTES- Neste momento, inclusive, busquei a informação oficial, através do Departamento Legislativo Estadual. Conversei com Carlos Alberto Aragão e Alberto Jorge Portela Lima "Bebeto", eles que dirigem o setor e obtive a confirmação de que três suplentes estão no exercício do mandato. É o caso de Lucílvio, já mencionado, com a licença de José Albuquerque, Tony Brito, beneficiado com a licença do deputado Vítor Valim, candidato a Prefeito pelo PROS, em Caucaia e, mais recentemente, assumiu Tadeu Oliveira, com a licença do líder do Governo, deputado Júlio César Costa Lima Filho, que igualmente a Valim em Caucaia, candidatou-se a Prefeito em Maracanaú. Ou seja, as licenças de Vítor Valim e "Julinho"Costa Lima vão proporcionar-lhes tempo integral as suas campanhas.


PARQUE BOTÂNICO- O Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), que fica no vizinho município de Caucaia, está chegando aos 24 anos de existência.Devido a pandemia do Coronavírus, não foi possível a realização de atividades comemorativas presenciais. Mas a gestão do Parque, de forma criativa, tem facilitado através de cards, que as pessoas conheçam um pouco mais da História Botânica do Estado. Referidos cards são publicados nas redes sociais da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).


FALA DO SECRETÁRIO- Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente, ex-deputado Artur Bruno, o Parque trata-se de uma das mais importantes áreas de lazer, de cultura e de educação ambiental do Ceará. E enfatizou aos nossos espaços jornalísticos (Rádio, Jornal, Facebook e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br): "É um equipamento administrado pelo Governo do Estado fica em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Tem 190 hectares de floresta, um meliponário, um viveiro que produz 100 mudas de árvores nativas por ano. É uma unidade de conservação(UC) de proteção integral, fundamental para a educação ambiental, pesquisa científica e lazer da população".


PRIMEIRA-DAMA- Revelou o secretário Artur Bruno que as mudas do Parque Botânico são doadas para diversas ações da educação ambiental, dentre elas o Programa Mais Infância, promovido pela Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana. E fez questão de ressaltar mais: " São mais de duas décadas de história da preservação de ecossistemas e de toda uma universidade". O Parque Botânico do Ceará foi criado por meio do Decreto Estadual número 24.216, de 9 de setembro de 1996 e recategorizado pelo Decreto Estadual número 30.868, de 10 de abril de 2012, para atender as exigências do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e passou a denominar-se de Parque Estadual Botânico do Ceará. Lembre-se para fazer justiça, que a criação do Parque foi oficializada pelo então superintendente da Semace, Antônio Renato Aragão.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 30.09.2020Quarta DESEMBARGADORA PRESIDIRÁ TJCE A PARTIR DE FEVEREIRO
  2. 29.09.2020Terça MEC AUTORIZA CAMPUS DE MEDICINA EM CANINDÉ
  3. 28.09.2020Segunda Bruno Pedrosa quer mais apoio aos idosos
  4. 25.09.2020Sexta ALEGRIA E GRATIDÃO HOJE NA FAMÍLIA VIANA DE CARVALHO
  5. 24.09.2020Quinta SALVAMENTO AQUÁTICO E INCÊNDIOS FLORESTAIS
  6. 23.09.2020Quarta ONÉLIA SANTANA INAUGURA A CASA DO ARTESÃO NA CAPITAL
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001