04 de agosto de 2020 às hm
ENTREGUE EM PACATUBA UMA SONHADA UNIDADE DE SAÚDE

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Pacatuba inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em solenidade na última quinta-feira, 30 de julho, através de uma live transmitida pelas mídias sociais. O equipamento de saúde era uma obra inacabada deixada pela administração municipal anterior. Ao assumir o mandato, o atual prefeito Carlomano Marques se comprometeu em buscar recursos para salvar e concluir a obra. “A UPA foi planejada erroneamente para um local incorreto, abandonada e não foi entregue”, comenta. A obra chegou a receber pedido de demolição pelo Tribunal de Contas da União.


SAIBA MAIS- A obra agora está pronta em um terreno de 2.909,6 m² com uma área construída de 1.600 m², próxima da rodovia CE-060, na avenida B, no distrito Jereissati II. A UPA de Pacatuba contará com 12 leitos; três consultórios médicos; uma sala de raio X; uma farmácia, entre outros diversos compartimentos. Para esse complexo da saúde, foram destinados mais de 2 milhões de reais em recurso próprio para que hoje a UPA estivesse disponível para população.

DIFICULDADES- No contato com a nossa reportagem o prefeito Carlomano Marques (Foto) revelou que o local do prédio, tem um lago muito próximo que reunia grandes chances de infiltração em períodos chuvosos. Para evitar transtornos no futuro, a Prefeitura de Pacatuba construiu uma barreira de contenção em toda região. Além disso, está sendo realizado a urbanização do entorno, com um amplo estacionamento, acesso das ambulâncias e construção de dois quiosques. Antes, havia apenas uma grande zona de mato e terra com potencial acúmulo de água, formação de lama, buracos, impossibilitando o futuro trânsito de pessoas e automóveis. A UPA vai beneficiar milhares de famílias de Pacatuba, que em situações de urgência e emergência, se deslocavam para o centro da cidade ou até mesmo outros municípios.


LEONARDO ARAÚJO - O principal representante político do município junto aos governos estadual e federal, deputado Leonardo Araújo (MDB), não só participou da festa de forma virtual, claro, mas, fez o devido registro através da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, bem como de suas redes sociais, oportunidade em que destacou a dedicação e o bom trabalho do médico-prefeito Carlomano Marques em favor de Pacatuba e de sua população.


INTEGRASUS ANALYTICS- A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lançou semana passada a plataforma de dados Integrasus Analytics. A inovação e a transparência são premissas da própria secretaria na área de dados, a tecnologia tem sido um dos principais investimentos. De acordo com o secretário Dr. Cabeto, a compreensão do cenário atual, o planejamento de políticas mais efetivas, bem como a produção de pesquisas e conhecimento, ganham reforço com o lançamento da mencionada plataforma.


IMPORTANTE- Em contato com a imprensa o Coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Secretaria de Saúde do Estado, Ramsés Oliveira destacou que "com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Ceará".
LABORATÓRIOS- Ainda na área da saúde, o Governo Camilo Santana confirmou no final-de-semana , que vão ser instalados laboratórios para análise de testes sobre a Covid/19 em Sobral(zona norte) e no Cariri. O Ceará continua apresentando números mais animadores em relação ao controle da pandemia que assola o mundo inteiro. ESTAMOS ATENTOS.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 30.09.2020Quarta DESEMBARGADORA PRESIDIRÁ TJCE A PARTIR DE FEVEREIRO
  2. 29.09.2020Terça MEC AUTORIZA CAMPUS DE MEDICINA EM CANINDÉ
  3. 28.09.2020Segunda Bruno Pedrosa quer mais apoio aos idosos
  4. 25.09.2020Sexta ALEGRIA E GRATIDÃO HOJE NA FAMÍLIA VIANA DE CARVALHO
  5. 24.09.2020Quinta SALVAMENTO AQUÁTICO E INCÊNDIOS FLORESTAIS
  6. 23.09.2020Quarta ONÉLIA SANTANA INAUGURA A CASA DO ARTESÃO NA CAPITAL
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001