18 de março de 2020 às hm
Mulheres na política e no empreendedorismo

Com histórias e depoimentos, Linha do Tempo, feitos e conquistas; a Importância da Mulher na política e no empreendedorismo - com estes e outros registros, a jornalista Silvana Frota, através de sua revista Ceará e municípios (integrando a Capital com o Interior), edição número 152, em circulação, faz reconhecimento e homenagem às mulheres cearenses. O flagrante mostra logo na capa da revista as vitoriosas deputadas estaduais Augusta Brito (PCdoB), Érika Amorim (PSD), Dra. Silvana (PL), Fernanda Pessoa (PSDB), Aderlânia Noronha (SD) e Patrícia Aguiar (PSD). A conceituada jornalista afirma em artigo que " É tempo de conquistar mais espaços em 2020".

 

Saiba muito mais - O número de mulheres eleitas em 2018 cresceu 52,6% em relação às eleições de 2014. Ao todo, 290 candidatas foram escolhidas, representando 16,20% do total de eleitos. A expectativa é de que esse número aumente ainda mais este ano nas eleições municipais de outubro vindouro. Pesquisa do Data-Senado sobre a participação da Mulher na política brasileira avaliou dificuldades, apontou barreiras e possíveis caminhos para mudar o quadro adverso. Lembra Silvana que na pesquisa, 41% das entrevistadas revelam a falta de apoio dos partidos como os principais motivos para uma Mulher não se candidatar a cargo eletivo e para 83%, o sexo do candidato não interfere na decisão do voto.

 

O documento - Afirma Silvana Frota que o documento Mulher mais Política, editado em 2018, pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado juntamente com a Procuradoria da Mulher da Câmara Federal, enfatiza outros fatores, estes relacionados à situação da Mulher na sociedade, como a elevada carga de trabalho, normalmente uma tripa jornada, o caráter machista da sociedade e o domínio masculino dos partidos. Refere, ainda, à ineficiência do atual Sistema de cotas, o baixo investimento de recursos nas campanhas das mulheres das mulheres, a falta de punição dos Partidos que descumprem a legislação e a ausência de campanhas de formação e conscientização para mulheres.

 

Comparação - Com 15% de mulheres na Câmara dos Deputados, o Brasil continua bem abaixo da média na América Latina. Nos países latino-americanos e do Caribe, a média do número de mulheres parlamentares nas Câmaras de Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%. Até 2018, o Brasil ocupava a 154a. posição em ranking de participação de mulheres no Parlamento elaborado pela ONU Mulheres em parceria com a União Interparlamentar (UIP) em 2017, o qual analisou 174 países.

 

AL/Ceará - Em seu explícito artigo, Silvana Frota discorre que a Assembleia Legislativa, tem sua Procuradoria Especial, com um trabalho importante de ajuda e proteção à mulher, levando também informação através de projetos como a Caravana da Violência contra a Mulher, Papo com Mulheres e mais recentemente a Campanha do Laço Branco. O Poder legislativo cearense, sedia também uma Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, e um núcleo do Movimento das Mulheres do Legislativo-MMLC, com participação das esposas dos parlamentares e servidoras da Casa. "Criou em 2012, um programa especial de televisão - Mulheres no Parlamento - que temos a honra de produzir e apresentar divulgando o trabalho das deputadas estaduais, servidoras e outras mulheres da sociedade, através dos quadros - O que Elas fazem no Parlamento e Conversa de Mulher".

 

Edição especial - Destaque-se, que para marcar o recente Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Revista Ceará e Municípios elaborou uma edição especial, tratando da participação da mulher em vários segmentos da sociedade, com destaque para a política, tendo em vista a realização de eleições municipais este ano, envolvendo 5.570 Municípios e a mulher e o Empreendedorismo. Vale lembrar, afirmou a jornalista Silvana Frota que "as MULHERES representam 51% da população brasileira, somos a metade da força de trabalho na economia e mais de 52% do eleitorado. Cerca de 40% são chefes de família". Nossa saudação à todas mulheres e de todos os segmentos do nosso Ceará, do Brasil e do mundo.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 06.04.2020Segunda PRA VALER: GERALDO LUCIANO É PRÉ- CANDIDATO A PREFEITO
  2. 03.04.2020Sexta MENINA CEARENSE DE 12 ANOS DÁ EXEMPLO PARA O BRASIL
  3. 02.04.2020Quinta LEONARDO ARAÚJO DEFENDE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES/2020
  4. 01.04.2020Quarta SAMU 192 COMEÇA PASSA A FUNCIONAR EM GRANJA
  5. 31.03.2020Terça EDYR MOTA SE FILIA AO PP E SERÁ CANDIDATO EM TAUÁ
  6. 30.03.2020Segunda MICROS,MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS PRECISAM APOIO
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001