17 de março de 2020 às hm
ACI LANÇA PRÊMIO SEMEAR DE JORNALISMO NO CEARÁ

 

 

 

 

 

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) sediará o lançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo no nosso estado, nesta quarta-feira,18 de março, a partir das 9 horas. O evento visa escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos (Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além de Minas Gerais e Espírito Santo, ambos da região Sudeste.Para o jornalista Salomão Castro(Foto), Presidente da ACI e anfitrião do evento:

"O objetivo é dar mais visibilidade a essas ações e aos impactos positivos que elas causam na vida de agricultores e agricultoras familiares, tanto do semiárido nordestino como de todo o Brasil".


PRESENÇA IMPORTANTE-Para o lançamento na ACI estão confirmadas as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, da coordenadora do Programa Semear, Fabiana Viterbo, da coordenadora do Projeto Paulo Freire, Iris Tavares, além de sócios, diretores da Associação e profissionais de imprensa. O lançamento terá o intuito de mostrar aos jornalistas cearenses a importância do prêmio e os critérios de participação.

COMO CONCORRER- O concurso é voltado para profissionais de imprensa e as reportagens precisam ter sido veiculadas em canais da mídia local e/ou nacional – sejam eles públicos ou privados. São quatro categorias: Impresso, que premiará matérias e artigos publicados em jornais e revistas; Televisão, que selecionará produções exibidas em canais – abertos ou fechados – de TV; Rádio, que escolherá conteúdo transmitido em estações AM ou FM; e Internet, que destacará textos postados na mídia on-line e de perfil jornalístico.

Poderão concorrer as reportagens veiculadas entre os dias 15 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020, que abordem temas como: técnicas de beneficiamento de produtos, comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos financiados pelo FIDA, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, além de trabalhos voltados a quilombolas e indígenas.


PREMIAÇÃO- O primeiro lugar de cada categoria recebe, além do troféu e do certificado, um prêmio no valor de R$ 12.500,00. Já o segundo lugar recebe, cada um, a quantia de R$ 5.000,00. Em caso de empate, o prêmio será? divido igualmente entre os concorrentes que empataram. As inscrições serão abertas no dia 1º de abril e vão até 15 de julho de 2020. Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria. O resultado do Prêmio de Jornalismo será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.


SEMEAR INTERNACIONAL- O Semear Internacional é um programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Seu objetivo é promover a gestão do conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, facilitando o acesso a saberes, inovações e boas práticas que possam ser adotados e replicados pela população rural para melhorar suas condições de vida e promover o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.

PROJETO PAULO FREIRE- O Projeto Paulo Freire (PPF), no Ceará, é uma execução da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Acordo de Empréstimo nº I-882-BR/E-17-BR do Governo do Estado do Ceará celebrado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).Tem como  objetivo reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de em condições de extrema pobreza e pobreza de 31 municípios cearenses, em 600 comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.


ÁREA DE ATUAÇÃO- A área de atuação do Projeto Paulo Freire no Estado do Ceará, compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km² e abrange 31 municípios de 06 territórios – Cariri, Sertão dos Inhamuns, Sertão dos Crateús, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba e Litoral Oeste/Vales do Curu-Aracatiaçu. Conforme os jornalistas Bernardo Lucas(Assessor de Comunicação do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo) e Márcia Catunda(Diretora de Comunicação da ACI), os interessados podem saber mais, comparecendo à solenidade de lançamento do Prêmio na Rua Floriano Peixoto, 735(Centro), em Fortaleza ou pelos telefones: (85) 99786-5785, 98813-7913.


PATRÍCIA CANDIDATA- Em entrevista a este jornalista e ao companheiro Jonas Melo, na última sexta-feira(13) e, em absoluta primeira mão, a deputada Patrícia Aguiar confirmou que realmente aceitou as ponderações do seu partido(PSD) e de vários outros segmentos partidários e deverá mesmo disputar a Prefeitura de Tauá nas eleições de outubro vindouro. Oportunamente, voltaremos ao assunto e com mais detalhes, o que faremos também em todos os nossos espaços. Portanto, fiquem atentos, fiquem ligados e vocês vão ficar sabendo.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 28.05.2020Quinta A RELEMBRANÇA DO FACEBOOK QUE EMOCIONA E FAZ HISTÓRIA
  2. 27.05.2020Quarta ROMEU ALDIGUERI INTERCEDE A CAMILO POR 23 MUNICÍPIOS
  3. 26.05.2020Terça COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DIZ ALGO IMPORTANTE
  4. 25.05.2020Segunda PRÉ-CAMPANHA EM FORTALEZA COM NOVIDADES PARA VEREADOR
  5. 22.05.2020Sexta Matriarca dos Viana de Carvalho chega aos 89
  6. 21.05.2020Quinta CAUCAIA COMEÇA MONTAR O HOSPITAL DE CAMPANHA
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001