18 de fevereiro de 2020 às hm
LÚCIO GOMES DIFERENTE DOS IRMÃOS NÃO DISPUTA ELEIÇÕES

 

 

 

 

Recentemente, ou seja, durante a solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos, no comecinho do mês corrente, nossa reportagem conversou e, demoradamente, com engenheiro sobralense Lúcio Gomes, atual Secretário de Infraestrutura do Governo do Estado. Lúcio é irmão dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes ( este atual Senador do PDT cearense), do ex-deputado estadual e atual prefeito de Sobral, Ivo Gomes e da médica Lia Ferreira Gomes, que tem igualmente aos irmãos mencionados - vocação para a vida pública. Indagado se poderia deixar o secretariado de Camilo Santana para disputar as eleições municipais deste ano foi taxativo: "jamais, os meninos é que têm vocação vê são vitoriosos no palanque". Sobre a mana Lívia revelou: "ela não pensa noutra coisa, vai sim buscar um mandato, não sei se agora ou mais na frente".


CALENDÁRIO EM VIGÊNCIA- Encontram-se em plena vigência e aplicação todos os dispositivos da Resolução do TSE- Tribunal Superior Eleitoral de número 23.606/2019 com vistas as eleições municipais de outubro vindouro em todo o país quando o eleitor vai eleger prefeito, vice e vereador de todos os municípios brasileiros. Desde primeiro de janeiro último, por exemplo, as pesquisas eleitorais devem ser registradas, até cinco dias antes da divulgação, no (PesqEle)-Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais. A nova norma também proíbe, a partir daquela data, a distribuição de bens e valores pela Administração Pública, a execução de programas sociais por entidade vinculada à pré-candidatos e a realização de publicidade de órgãos públicos com custos superiores à média dos gastos no primeiro semestre dos últimos três anos.


MARÇO,ABRIL E MAIO- A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. No dia 4 de abril (seis meses antes do pleito), esgota -se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições. Além disso, até o dia 4 de maio, aqueles que desejam concorrer na eleição devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido. Importante: o dia 4 de maio é o fim do prazo para que detentores de mandatos no Poder Executivo renunciem aos mesmos a fim de se lançarem candidatos.


FIM DO CADASTRAMENTO- No dia 6 de maio vindouro termina o prazo para os eleitores regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral. Assim, pessoas que perderem o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo ao fim de resolver suas pendências. Fiquem atentos, voltaremos com outras informações a respeito do Calendário das Eleições deste ano.


DEFESA DOS PESCADORES- O deputado Sérgio Aguiar (PDT) contabiliza em sua ação parlamentar pontos bastante positivos. Um deles em defesa dos pescadores e das marisqueiras cearenses. Vinte e três municípios ocupam os 573km de litoral do Ceará, de Itapuí a Chaval. Os pescadores e marisqueiras têm num advogado na Assembleia Legislativa: deputado Sérgio Aguiar. Inicialmente, foi a luta pela regulamentação profissional e apoio às marisqueiras, mulheres que buscam a sobrevivência famíliar nos mangues à de crustáceos. Depois veio o óleo que um inundou algumas cobaias nordestinas. O Governo Federal chegou a anunciar à antecipação indefeso e a suspensão da pesca da lagosta e do camarão. Isso obrigou o jovem deputado Sérgio Aguiar a entrar, também, nesta luta Brasília, mais uma vez, recuou após constatar que não havia contaminação do pescado cearense, trabalho exaltado pelo representante cearense em sua luta vitoriosa




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 27.03.2020Sexta Prefeita Laís Nunes decreta estado de emergência em Icó
  2. 26.03.2020Quinta SUPERMERCADO PINHEIRO CANCELA FEIRA DE VINHOS NO SOBRAL TASTING
  3. 25.03.2020Quarta PREFEITO DO CRATO SE FILIA AO PT E BUSCARÁ REELEIÇÃO
  4. 24.03.2020Terça PPE AINDA SEM DATA PARA FESTA DOS MELHORES/2019
  5. 23.03.2020Segunda PCdoB E PSD JUNTOS NAS ELEIÇÕES 2020 EM CRATEÚS
  6. 19.03.2020Quinta Granja é o segundo município do Ceará a receber mais verbas
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001