20 de janeiro de 2020 às hm
ASSEMBLEIA FUNDAMENTA LITÍGIO ENTRE CEARÁ/PIAUÍ

 

 

 

 

A Comissão de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa realizou durante o exercício passado (2019), vinte e cinco (25) audiências técnicas para tratar de limites intermunicipais, envolvendo 50 municípios. As reuniões contaram também com a participação de representantes do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. De acordo com o presidente da Comissão, Luís Carlos Mourão (Foto), com a realização das audiências foram definidos três ajustes de Limites entre os municípios de Pentecoste e Aluiarés; Itatira e Madalena; e de Ererê e Pereiro. A mencionada comissão é coordenada pela deputada Augusta Brito, do PCdoB.


QUESTÃO INTERESTADUAL- Falando aos nossos espaços jornalísticos( Rádio AM Cidade 860 - Política Especial; Facebook; Jornal O Estado e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br) disse Luiz Carlos Mourão que também foram promovidas quatro audiências públicas para discutir sobre divisas interestaduais entre o Ceará e no Estado do Piauí. Os eventos se desenvolveram em Carnaubal, Tianguá, Crateús e na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Conforme explicou o Dr. Mourão, existe um litígio há mais de 100 anos entre o Ceará e o Piauí, e agora, por provocação do Estado piauiense, a questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, que determinou ao Exército Brasileiro, através do Departamento de Geografia, a realização de uma perícia técnica. "Este trabalho já está sendo realizado no campo, entre os dois estados e pedimos aos municípios cearenses que fazem divisa com o Piauí que enviassem a relação de equipamentos públicos nesta área litigada", disse Luiz Carlos Mourão.


ATENDIMENTO- Importante destacar que os prefeitos já enviaram à Comissão da AL/CE As devidas relações. "Todas as áreas reivindicada pelo Piauí não são terras abandonadas, mas que são atendidas pelas prefeituras e pelo Governo do Estado do Ceará". Os dados coletados em 13 municípios foram enviados ao Procurador Geral do Estado, para que conste no processo em tramitação no STF. São equipamentos públicos como transporte escolar, abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, postos de saúde, poços profundos, entre outros. Além dos equipamentos públicos mantidos pelo Ceará e prefeituras de municípios cearenses, há também o sentimento de pertencimento da população ao Estado do Ceará, afirma Mourão.E concluiu: " Somos nós cearenses que oferecemos a manutenção dessas áreas, afinal de contas". O devido processo está sendo produzido pela ministra do STF Carmem Lúcia. Estamos atentos.


COLABORAÇÃO- Em entrevista ao Política Especial na AM Cidade 860 e para todos os demais nossos espaços jornalísticos ( Facebook, Jornal O Estado e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br) o professor e advogado João Alfredo disse que já está incorporado e vai trabalhar muito para que o seu partido, o PSOL, não só apresente um bom número de candidatos à vereador e a prefeito nas eleições de outubro vindouro no Ceará, mas que sobretudo realize campanha vitoriosa em Fortaleza.
NÃO SERÁ CANDIDATO- Fez questão de deixar claro o líder João Alfredo - que já foi vereador de Fortaleza, Deputado Estadual e Federal " não disputarei qualquer cargo nas eleições de 04 de Outubro vindouro, mas, vou participar com o maior interesse ao lado do companheiro deputado Renato Roseno, que poderá sim, disputar a Prefeitura de Fortaleza". Alfredo fez questão de afirmar que: " pretendemos eleger uma boa bancada de vereadores em Fortaleza e na Região Metropolitana".


SHOW NO CARAVELLE- Ontem, nossa amiga Aparecida, em nome do empresário Oscar Holanda, confirmava para o dia 01 de Fevereiro o grande show com Luizinho Magalhães e Banda. A grande festa romântica vai começar as 22horas e as reservas já podem ser feitas com mesas para quatro pessoas ao preço R$ 120,00. Revelou-me a assessora do tradicional restaurante da capital, que inúmeras caravanas são aguardadas do interior do Ceará, com reservas de mesas já feitas para famílias de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Mombaça, Quixeramobim, Tauá, Aracati, Caucaia, Maracanaú, Caucaia e Aracoiaba.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 21.02.2020Sexta ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E O SEGUNDO FESTIVAL DE MÚSICA
  2. 20.02.2020Quinta TURISMO É O GRANDE CONDUTOR DO DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ
  3. 19.02.2020Quarta CAUCAIA FAZ INSCRIÇÃO DO CADASTRO ÚNICO PARA 2020
  4. 18.02.2020Terça LÚCIO GOMES DIFERENTE DOS IRMÃOS NÃO DISPUTA ELEIÇÕES
  5. 17.02.2020Segunda DEPUTADO LEONARDO ARAÚJO AGRADECE EM NOME DO POVO
  6. 14.02.2020Sexta Partidos políticos se unem em Tauá para eleições/2020
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001