19 de junho de 2019 às hm
Paulo Pinho sai de Poranga para as eleições na capital

Verdade. O ex-prefeito Paulo Pinho bateu um longo papo com a reportagem, durante visita ao Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, oportunidade em que relembramos aspectos de sua vida profissional junto à Caixa Econômica Federal, em vários outros cargos públicos já exercidos e atualmente no âmbito da Prefeitura de Fortaleza, atrelado à equipe do prefeito Roberto Cláudio. O conhecido ex-prefeito de Poranga foi cabo-eleitoral e "afilhado" político do saudoso deputado Antonio Eufrasino Neto, de quem o repórter foi igualmente uma espécie de "assessor". Vivi e vibrei a época de Eufrasino Neto na Assembleia, com a maneira de fazer oposição com muita responsabilidade. No caso de Paulo Pinho, trata-se de político, igualmente habilidoso e, que vem coroando com muitos êxitos o seu apoiamento aos candidatos escolhidos. No último pleito votou em Queiroz Filho para Deputado Estadual (eleito pelo PDT) e na reeleição de Leônidas Cristino (reeleito, igualmente pelo seu PDT). Agora, há uma explícita manifestação de conterrâneos, amigos e simpatizantes para que traga seu domicílio eleitoral de Poranga e dispute uma vaga de vereador à Câmara Municipal. Embora, ainda nada definitivo, mas, pela minha experiência de velho repórter (40 anos de estrada), acho que sim, o ex-prefeito Paulo Pinho trará seu domicílio eleitoral de Poranga e disputará com chances uma vaga à CMFOR, que já pinta com provável boa renovação com vistas às eleições de outubro de 2020. Estamos atentos.

 

Emprego para vítimas - A deputada Aderlânia Noronha (SD) apresentou Projeto de Indicação na Assembleia criando o Programa de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar destinado a atender a demanda por trabalho e qualificação profissional de mulheres nessa condição. Segundo a parlamentar, trata-se de mecanismos que vão livrar essas mulheres da submissão ao agressor devida a dependência financeira. "Apesar de muitas fazerem a denúncia logo na primeira agressão, percebemos que o principal motivo para que elas se submetam a permanecer ao lado do esposo ou companheiro é a dependência financeira".

 

Como ficará - Afirma a deputada Aderlânia que com a implantação do Programa, o Estado do Ceará poderá ganhar uma ação pioneira, na qual visa permitir que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam reestruturar suas vidas através do trabalho, desenvolvendo atividades profissionais que permitam sua independência financeira. O estado, poderá por meio da Casa da Mulher Cearense, promover cursos, palestras e oficinas, proporcionando-lhes formação e qualificação para o mercado de trabalho. Convênios poderão ser firmados para estimular a formação de parcerias com o setor privado, observando a vocação profissional de cada uma. Sem dúvida, importante projeto, Que seja aprovado na Assembleia e, já que é de Indicação, que o governador Camilo Santana o acolha de bom grado e mande um projeto específico para a Assembleia sobre o assunto.

 

Abraços e festas - O livro "Agenda de Eventos", do saudoso jornalista Luciano Diógenes, há 40 anos, lembra aniversários de pessoas dos mais diversos segmentos e, sobretudo de autoridades, empresários, políticos, gente de imprensa e também dos mortos que deixaram a sua marca em sua passagem pela terra. Na segunda-feira,17, por exemplo, a lembrança do saudoso desembargador Raimundo Lustosa Cabral e do radialista e desportista Gilvan Dias. Na terça,18, festa para o radialista Ramon Paixão, engenheiro Jesus de Brito Pinheiro (que foi diretor do Detran no Governo César Cals) e para o líder Hélio Silva, da Vila Peri.

 

Nesta quarta-feira - Abraços e festa para o advogado Airton Batista e para o Procurador de Justiça, Vicente da Frota Cavalcante. Saudade: se vivos fosses, seriam muito festejados: empresário do açúcar Ubirajra Ribeiro Mindello e desembargador Raimundo Costa. Na quinta, 20 - No feriado de Corpos Christi, festa para o empresário Pedro Bezerra de Menezes (ex-Bancesa), ex-deputada (primeira mulher deputada estadual cearense), Zélia Gomes e jornalista Frederico Fontelle Farias, dos meus tempos de O Povo.

 

Fim de semana - Na sexta-feira, 21/06, festa pelos 255 anos de criação do Município do Crato, que tem uma linda história, quer do lado cultural, social e político, atualmente administrado pelo bom prefeito Zé Ailton Brasil. Pelo lado da saudade, o livro "Agenda de Eventos", lembra a data aniversária dos saudosos Senador e megaempresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati (pai do senador Tasso e do empresário Carlos Francisco Jereissati, radicado em São Paulo) e do polêmico radialista, que virou vereador, deputado e prefeito de Canindé, Ximenes Filho. (A atual prefeita Rozário Ximenes, foi sua esposa e companheira de batalha política).

 

No sábado, 22 - abraços e festa para o jornalista, radialista e advogado Oliveira Filho e para o ex-deputado estadual e federal, Carlos Benevides(Carlinhos) e muita saudade dos familiares e amigos da professora Tony Cals, que por muito tempo foi Delegada do MEC no Ceará (era irmã de César Cals, portanto, tia dos "meninos" César Neto e Marcos Cals, com boa passagem pela política e cargos públicos). E no domingo, 23, abraços para Ernando Carvalho, diretor do Náutico Atlético Cearense por muitos anos e saudade dos familiares e amigos Dr. Wiron Correia Lima, que fez história no Iguatu.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 16.07.2019Terça Júnior Mano apoiou projeto que regulamenta vaquejada
  2. 15.07.2019Segunda AUDIC MOTA RECEBE TÍTULO HONORÁRIO EM IBICUITINGA
  3. 12.07.2019Sexta OBRAS VIABILIZAM MELHORIAS PARA CRATO E O MEIO RURAL
  4. 11.07.2019Quinta A BÍBLIA SAGRADA AGORA VAI PARA DENTRO DOS PRESÍDIOS
  5. 10.07.2019Quarta PREFEITURA DE CAUCAIA ENTREGAFARDAMENTO E VIATURAS À GUARDA
  6. 09.07.2019Terça URUBURETAMA PREPARA FESTEJOSPARA COMEMORAR A EMANCIPAÇÃO
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001