09 de abril de 2019 às hm
Reservatório de Canindé quase no volume morto

O maior reservatório existente no município de Canindé, Açude Sousa, tem recebido uma expressiva recarga de água nos últimos dias. Encontra-se, há bastante tempo abaixo do nível e atualmente, já acumula 3 metros e 2 centímetros de água em sua régua, faltando somente 28 centímetros para atingir o volume morto, que equivale a aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o responsável pela administração do açude, Demir Sousa, os rios acima do nível continuam com água, o que significa que poderá aumentar ainda mais o volume nas próximas horas. O Açude Sousa está localizado em sua grande parte, na Comunidade Barro Branco, território canindeense, que barra as águas do Riacho Juriti, um afluente do Rio Curu que foi concluído em 1998.Atualmente sua capacidade de armazenamento de água é de 30.840.000 m³.

 

Carros ameaçam dunas - Isso mesmo. Dados recentemente divulgados mostram que houve aumento do turismo em Jericoacoara e a verba não cresceu no mesmo ritmo. Especialistas em "turismo sustentável" apontam falhas na fiscalização e gestão federal. Enfrentar os prejuízos do turismo desordenado está longe de ser um problema exclusivo do Parque Estadual de Ibitipoca (não confundir com Itapipoca), em Minas Gerais, destino retratado pelo Desafio Natureza. Tambem entre parques nacionais há casos em que foi necessário limitar ou controlar de forma mais rígida o acesso dos turistas. As ameaças vão desde a presença de veículos em áreas protegidas de Jericoacoara e dos Lençóis Maranhenses até a falta de verbas para fiscalizar as cavernas cheias de pinturas rupestres na Serra da Capivara, passando por incêndios causados por turistas no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 

Selo UNICEF - A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), participou do encontr5 de Capacitação do Selo Unicef em Esportes para o Desenvolvimento. O evento ocorreu no Salão Iracema do Hotel Vila Galé, em Fortaleza, na última semana. Com setenta (70) municípios cearenses, a iniciativa é do Fundo das Nações U idas para a Infância(Unicef) e aborda o esporte educacional, seguro e exclusivo.

 

Transporte alternativo - O prefeito José Ailton Brasil, sancionou sei que declara a isenção da Taxa de Fiscalização de Veículo de Transporte de Passageiros aos motoristas de micro-ônibus e veículos equiparados, que atuam no transporte de lotação alternativa. É importante salientar que os profissionais do transporte coletivo alternativo precisam estar licenciados em regularidade quanto ao exercício de suas atividades, especialmente em relação à vistoria dos veículos, condições de segurança, de higiene e outras necessárias à adequada e eficiente prestação do serviço.

 

Carnaubal no Abolição - Na manhã da última quinta-feira (04/04), o deputado Leonardo Araújo(MDB), acompanhou o prefeito de Carnaubal, Ademir Martins, em reunião com o Secretário de Relações Institucionais da Casa Civil do Governo, Nelson Martins. Na ocasião, foi tratado do envio de investimentos do Estado para melhorarias no município, entre elas a construção da brinquedopraça, uma academia de saúde e, aí da que sejam viabilizados ainda para este ano o programa Sinalize, o alargamento da CE 187, entrega de títulos de terra a a edificação do Centro de Educação Infantil(CEI) na localidade de Faveira.

 

Abraços da semana - Na segunda-feira, (08): Diana Correia Lima Ferreira Gomes,senhora Marco César Ferreira Gomes, que fez história na antiga Coelce; radialista Vilar Marques; Ângela Saboia Sancho, senhora Inimá Braga Sancho e o engenheiro agrônomo Joel Marques Nogueira, nosso querido conterrâneo do Tauá. Terça-feira, 9 - Festa e presentes para: Maria Helena Bonfim, senhora ex-Deputado Antonio Jacó, também conhecido como "O Reizinho do vale do Acarape". Quarta-feira, 10- Dr. Jonas Catunda Malaquias (Procurador aposentado do INSS); empresário Amélio Gomes Rolim e, muita saudade para a Família Feitosa e tauaenses de uma maneira geral: se vivo fosse era o aniversário do Dr. Alberto Feitosa Lima, tido como "Mão Santa" e um dos médicos mais caridosos da história da Medicina nos Inhamuns(fazia praticamente tudo sem cobrar nada das pessoas). Na quinta, 11, destaque para o aniversário de do ex-deputado Joaquim Ailton Alexandre Filho, do Iguatu e dia 12, Sexta-feira, César Venâncio Filho, Caetana Dummar, Eduardo Camarço e este jornalista, que se Deus nos der a graça, faremos 70 anos. Uma data muito significativa para o Estado do Ceará, pois, se vivos fossem era o aniversário dos saudosos governador Waldemar Alcântara, do megaempresário Edson Queiroz e do mais famoso humorista de todos os tempos no Brasil, Chico Anysio.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 20.06.2019Quinta Eles são as lideranças maiores dos vereadores cearenses
  2. 19.06.2019Quarta Paulo Pinho sai de Poranga para as eleições na capital
  3. 18.06.2019Terça ONÉLIA SANTANA INAUGUROU BRINQUEDOPRACA EM GRANJA
  4. 17.06.2019Segunda GOVERNADOR LAMENTA MORTE DO MONSENHOR ÁGIO MOREIRA
  5. 14.06.2019Sexta NAUMI AMORIM INAUGURA UMA UBS NO PARQUE GUADALAJARA
  6. 13.06.2019Quinta Esta quinta-feira é dia do ex-deputado Antônio Jacó
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001