12 de março de 2019 às hm
Duas mulheres na Mesa da Assembleia é inédito

A crônica política conferiu bastante espaço na 29a. Legislatura quando pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará uma mulher ascendia a uma vaga na Mesa Diretora da Casa, a deputada Augusta Brito (PC do B), que ocupou 4ª Secretaria na gestão José Albuquerque Presidente. Mas, duas deputadas na Mesa da Assembleia é fato inédito que mostra o prestígio e o envolvimento cada vez maior da mulher na vida pública. O flagrante mostra o Presidente José Sarto Nogueira (PDT) ao lado das colegas Aderlânia Noronha (SD) e Patrícia Aguiar (PSD), eleitas como 2ª e 3ª Secretárias da Mesa, respectivamente. E o que se poderia dizer é que todos os demais membros da Mesa Diretora da Assembleia estão satisfeitos com o comprometimento das parlamentares que têm sido assíduas, muito presentes aos trabalhos no Legislativo Estadual. Estamos atentos.

 

Governo 100% digital - O Ceará quer implantar nos próximos quatro anos um governo 100% digital. A iniciativa faz parte de um plano estratégico de tecnologia da informação e comunicação, que tem como uma das suas ações os serviços públicos que impactam o cidadão. O assunto foi tratado antes do carnaval pelo secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Secretaria de Planejamento do Estado, Flávio Ataliba, durante reunião em Brasília com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Economia, Luís Felipe Salim Monteiro.

 

Saiba mais - Afirmou Flávio Ataliba aos nossos espaços jornalísticos (AM Cidade 860-Política Especial, Rede Facebook, Jornal O Estado e Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br) que na conversa com o governo federal (encontro mencionado), foram discutidos os pontos em comum do plano em elaboração pelo Governo do Ceará com as ações que o Governo Federal está desenvolvendo nessa área. Revelou ainda, que a etapa final do plano é identificar nos principais serviços. Disse também que o plano vai priorizar a digitalização dos processos internos do governo, garantindo economia aos cofres públicos.

 

Amigo com Deus - Em conversa com o líder comunitário e político do Conjunto Industrial, em Maracanaú, Osvaldo Rodrigues ele lamentava a morte recente do seu amigo de infância José Mota Gurgel, ocorrida recentemente em Fortaleza. Osvaldo lamentou se encontrar viajando ao vizinho estado do Rio Grande do Norte "e, portanto, não pude ir ao sepultamento do amigo que agora se encontra com Deus". Osvaldo aproveita nossos espaços jornalísticos para fazer chegar à família de José Mota Gurgel os seus verdadeiros sentimentos de pesar.

 

Casas populares - Os servidores públicos estaduais passaram a ter direito a 10% das unidades habitacionais nos conjuntos construídos pelo Estado. O benefício está garantido com a publicação da Lei 16.838/2019, já sancionada pelo governador Camilo Santana, oriunda de projeto de lei do deputado Walter Cavalcante (MDB). Para ter direito, a família do servidor deve ter renda máxima de três salários mínimos, conforme determina a nova legislação estadual. A seleção dos interessados está a cargo da Secretaria das Cidades à frente o deputado José Albuquerque. Estamos atentos.

 

Em poucas linhas - 1)- Secretário das Cidades, deputado José Albuquerque programa receber o maior número possível de prefeitos para discutir parcerias Estado e Municípios. Parabéns. 2)- Deputados estaduais que podem se candidatar a prefeito em 2020 (próximo ano) já passam de dez (10). Voltaremos ao assunto. 3)- Na bancada estadual do PDT falam muito os seus integrantes que o partido tem excelentes nomes para a Prefeitura de Fortaleza. São citados com frequência os nomes de Salmito Filho, Sarto Nogueira e Queiroz. Também costumam dizer que Cid Gomes não está fora do páreo. Vamos aguardar novos bizus e traremos aos nossos espaços jornalísticos. Ou seja, estamos atentos.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 21.03.2019Quinta PESO PESADO NOS PARABÉNS DE PATRÍCIA AGUIAR NA AL/CE
  2. 20.03.2019Quarta Ex-presidentes da UVC e o novo presidente Guto Mota
  3. 19.03.2019Terça Padroeiro do Ceará com comemoração em Granja
  4. 18.03.2019Segunda Prefeito anuncia reforma da Praça dos Bombeiros
  5. 18.03.2019Segunda PREFEITO ANUNCIA REFORMA DA PRAÇA DOS BOMBEIROS
  6. 15.03.2019Sexta CAUCAIA - PREFEITO ENTREGA AMBULÂNCIA PARA ATENDER O BOM PRINCÍPIO
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001