27 de fevereiro de 2019 às hm
DESTAQUE POLITICO

SÉRGIO AGUIAR COMEMORA ANÚNCIO DE NOVOS VOOS REGIONAIS NO CEARÁ

Deputado Sérgio Aguiar

 

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comemorou, o anúncio realizado ontem pelo Secretário de Turismo, Arialdo Pinho, de que novos voos diretos regionais devem ser operacionalizados até setembro deste ano em municípios do Interior. “Trata-se de uma grande novidade, pois dessa forma levaremos o desenvolvimento para o interior do Estado”, disse.

O anúncio foi realizado durante a inauguração do primeiro voo comercial regular do Aeroporto de Canoa Quebrada, no município de Aracati. Arialdo Pinho informou que o Estado segue em negociações para viabilizar as operações de voos regionais, estimando novas rotas entre Fortaleza, Sobral e São Benedito para este ano. O Estado também quer operacionalizar Crateús, Iguatu e Camocim.

Para Sérgio Aguiar, o impacto provocado pelo turismo é marcante e faz com que oportunidades de trabalho surjam para todos – assim como o aumento dos recursos dos impostos recolhidos.

“Devemos aproveitar as nossas condições naturais, como o clima ameno, as três mil horas anuais de sol, nossas belezas naturais e nossa hospitalidade no sentido de fortalecer o desenvolvimento do Ceará, e o Governo faz isso ao estimular as empresas aéreas a investirem aqui”, disse. A consequência, ainda conforme Sérgio Aguiar, poderá ser o fortalecimento econômico das cidades de médio porte do interior.

XCXCXCXCXCXCXCXCX

ROMEU ALDIGUERI COMENTA IMPORTÂNCIA DO BNB PARA O CEARÁ E NORDESTE

 Deputado Romeu Aldigueri

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) comentou sobre a inauguração da nova agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no município de Granja, na sessão desta quarta-feira (27/02). O parlamentar ressaltou que a instituição financeira atende também os municípios de Camocim, Barroquinha, Chaval, Uruoca, Martinópole, Jijoca de Jericoacoara e outros.

“É uma agência cujo retorno de adimplentes é de mais de 99%, e que também ajuda a desenvolver toda a região, pois gera emprego, renda, e mantém o homem do campo com condições de continuar trabalhando”, assinalou.

Romeu Aldigueri informou ainda  que protocolou requerimento, com votos de pesar à família do padre Francisco Régio Araújo Bezerra, que morreu na madrugada desta quarta-feira. Ele adiantou que o corpo do padre será velado em Fortaleza, logo depois na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Itapipoca, seguindo para Granja, terra natal, onde será sepultado.

Xcxcxcxcxcxcxcxcxcx

 

HEITOR FÉRRER DEFENDE MELHORIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Deputado Heitor Férrer

 

O deputado Heitor Férrer (SD) defendeu, nesta quarta-feira (27/02), a necessidade de ações, por parte do Governo do Estado, para melhorar o serviço público no Ceará.

Segundo o parlamentar, é obrigação dos políticos representar os cidadãos e melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida das pessoas. “Estamos aqui para levar a felicidade para a sociedade e, muitas vezes, as maldades são idealizadas e passam pelos parlamentos sem que os políticos pensem no povo”, disse.

Heitor Férrer assinalou  o aumento de preço nos planos de saúde, além do reajuste na água e esgoto. “As pessoas só conseguem ver sofrimento e mais contas para pagar. Por isso, quando dizem que vão diminuir o número de representantes, o povo bate palmas. Isso é porque representamos mal os cidadãos. Deveria ser o contrário. Quanto mais representantes, melhor deveria ser para as pessoas”, assinalou.

O deputado destacou ainda o caso de um bebê que morreu no sábado (23/02) esperando uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Juazeiro. “A criança esperou mais de 24 horas, mas faleceu esperando. Não teve atendimento. O Estado foi omisso. Esse é um exemplo do descaso com o povo”, lamentou.

Heitor Férrer criticou a superlotação nos hospitais, as filas para cirurgias e a falta de atendimento de qualidade nos hospitais públicos. “Como as pessoas podem ver com bons olhos seus representantes se, a cada dia, elas passam por mais sofrimentos”, questionou.

XCXCXCXCXCXCXCXCX

 

EVANDRO LEITÃO DEFENDE REFLEXÃO SOBRE CONDUTA DA SOCIEDADE

Deputado Evandro Leitão

 

O deputado Evandro Leitão (PDT) cobrou, nesta quarta-feira (27/02), uma reflexão de todos enquanto sociedade sobre os valores e comportamentos que são propagados. O parlamentar manifestou o seu desconforto com as declarações dadas pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nesta terça-feira (26/02), justificando o recebimento de propinas.

Em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, o ex governador, que está preso, confessou que pedia propina por apego ao poder e ao dinheiro, o que acabou se tornando um vício. Ele acrescentou que decidiu admitir o crime em respeito à sua família.

Na avaliação de Evandro Leitão, o problema de Sérgio Cabral não tem nada a ver com vício. “Isso é uma questão comportamental, de formação de caráter baseada em princípios e valores. E esta declaração me faz indagar que tipo de sociedade queremos para o futuro dos nossos filhos e netos”, questionou.

Para ele, enquanto representante do povo, a indagação serve não apenas para a classe política. “Precisamos nos perguntar o que estamos fazendo para melhorar a sociedade, quais os exemplos e quais posturas passamos para os nossos descendentes e para o povo”, apontou.

O deputado assinalou ainda que “os desvios de conduta não são algo específico dos políticos, já que o mundo posto aí fora mostra inúmeros exemplos disso, e temos a obrigação de mudar”.

XCXCXCXCXCXCXCXC

 

PATRÍCIA AGUIAR DESTACA 20 ANOS DE COLAÇÃO DE GRAU DO CECITEC

 Deputada Patrícia Aguiar

A deputada Patrícia Aguiar (PSD) comemorou, nesta quarta-feira (27/02),  os 20 anos da colação de grau da primeira turma de graduados do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região (Cecitec) dos Inhamuns, unidade da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Tauá, celebrados na terça-feira (26/02). A parlamentar se manifestou durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa.

“Nosso voto de parabéns e reconhecimento à instituição da Uece, que contribuiu com a formação de tantos alunos e alunas e, direta e indiretamente, com a população daquela região ”, saudou, cumprimentando todo o corpo educacional.

Criado em 1994, o Cecitec foi a primeira universidade pública dos Inhamuns. “Formou alunos e depois grandes profissionais, abraçando e dando oportunidade a todos da região”, ressaltou. Patrícia Aguiar lembrou que a universidade foi uma luta do então governador Ciro Gomes e à época do deputado Júlio Rego e de outros que se incorporaram àquele momento novo da chegada da universidade.

“Existia um antes e um depois do Cecitec no Ceará e na região Inhamuns”, disse. Segundo ela, a sociedade não tem nenhuma perspectiva se não for por meio da educação. “O Cecitec formou muitos alunos especializados na região, que tiveram aptidão de participar de concursos públicos. Hoje muitos são professores, mestres e doutores, que mantém um nível de conceito A no Ministério da Educação”, reforçou.
Conforme a deputada, a unidade educacional abrange os municípios de Aiuaba, Catarina, Quiterianópolis, Parambu e Tauá. Atualmente o Cecitec oferece os cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Química e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

A instituição, de acordo com Patrícia Aguiar, já formou 711 graduados e pós-graduados. Na graduação, foram 347 em Pedagogia, 141 em Ciências (antiga formação), 52 em Química e 100 em Ciências Biológicas. Na pós-graduação lato sensu, modalidade Especialização, foram 27 em Psicomotricidade, 22 em Educação Especial e 22 em Gestão Educacional. “Vale ressaltar que um fórum de educação, promovido pela Uece na região dos Inhamuns,  já foi “democraticamente” deliberado e novos cursos serão implantados na região. “São cinco novos cursos credenciados para lá funcionar”, informou.

XCXCXCXCXCXCXCXC

 

CARLOS FELIPE APONTA PERDA SALARIAL DE TRABALHADORES

Deputado Carlos Felipe

 

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) alertou, sobre a perda salarial que os servidores públicos estão sofrendo. Segundo o parlamentar, depois do ex-presidente Michel Temer, não houve reajuste Federal.

Nos últimos quatro anos, de acordo com o deputado, os trabalhadores estaduais também tiveram perda salarial, porém, o Governo do Estado têm buscado, mesmo em meio à crise econômica, honrar os trabalhadores. “A desvalorização salarial é uma política Federal, mas o Estado procura compensar beneficiando as categorias”, disse.

O parlamentar enfatizou que o governador Camilo Santana buscou valorização com promoções e com Plano de Cargos e Carreiras. “Mesmo com essas compensações, ainda existem muitas categorias desvalorizadas e queremos corrigir essas distorções”, assinalou.

O deputado destacou que o Fórum Unificado de Servidores Públicos Estaduais tem estudado o panorama fiscal do Ceará e detectado as perdas salariais. “Esses estudos são importantes para que possamos corrigir junto ao Governo a valorização dos trabalhadores. O Governo Camilo Santana sempre foi aberto e transparente. Sei que estará pronto a valorizar e ouvir os servidores”, pontuou.

Carlos Felipe também ressaltou a importância de considerar os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará. “Estamos aqui diariamente com trabalhadores terceirizados que precisam de melhorias. Faço esse apelo ao nosso presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT). É importante que possamos valorizar os servidores cearenses”, apontou.

XDCXCXCXCXCXCXCXXCX

 

APÓSTOLO LUIZ HENRIQUE COBRA DEBATES SOBRE SAÚDE MENTAL INFANTIL

 Deputado Apóstolo Luiz Henrique

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) manifestou preocupação, com a problemática da saúde mental, sobretudo quando atinge crianças. O parlamentar repercutiu matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste, abordando o tema e apontando que a cidade de Fortaleza registra quatro internações infantis por dia, devido a transtornos mentais e comportamentais.

Para o deputado, são muitos casos de crianças que já sofrem com esquizofrenia e até apresentam tendências suicidas, o que exige um cuidado por parte de toda a sociedade. “São crianças cada vez mais bombardeadas em suas emoções, que estão sendo abandonadas em comunidades sem pais ou com pais envolvidos em tráfico de drogas”, lamentou.

Na avaliação do deputado, é necessário discutir a questão, com o envolvimento do Poder Legislativo e do Executivo. “Precisamos debater aqui nesta Casa o tema, discutir com o Governo o que podemos fazer para cuidar destas crianças, que devem ser preservadas, mas estão sendo atormentadas, violadas dentro do próprio lar”, salientou o Apóstolo. Ainda de acordo com ele, “ações de prevenção precisam ser adotadas pelos poderes públicos voltadas à saúde mental dos jovens”.

XCXCXCXCXCXCXCXCX

 

QUEIROZ FILHO CELEBRA APROVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO PARA OBRAS EM FORTALEZA

Deputado Queiroz Filho

 

O deputado Queiroz Filho (PDT) destacou, a aprovação, pelo Senado Federal, da contratação de empréstimo da Prefeitura de Fortaleza junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial). O montante, U$ 73,3 milhões, é destinado para investimentos na área ambiental da capital cearense.

Segundo o parlamentar, vão ser realizadas obras voltadas para a melhoria da balneabilidade da orla Fortaleza, além da requalificação do Parque Rachel de Queiroz.

“Agradeço ao empenho dos senadores Cid Gomes (PDT/CE) e Tasso Jereissati (PSDB/CE), que conseguiram a aprovação deste empréstimo tão importante para a nossa Capital em tempo recorde. A ideia é que os investimentos comecem até o final deste semestre”, informou Queiroz..

XCXCXCXCXCXCXCXCXC

 

ROMEU ALDIGUERI INFORMA INAUGURAÇÃO DE AGÊNCIA DO BNB EM GRANJA

 Deputado Romeu Aldigueri

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) informou, a inauguração na quinta-feira (28/02), da nova agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no município de Granja. Segundo ele, a instituição, que funciona há 39 anos na cidade, passará para a rua Conrado Porto, com espaço de  270 metros quadrados. “Será inaugurada amanhã, a partir das 8h”, explicou.

De acordo com o parlamentar, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) o banco investiu R$ 25,5 milhões na área de jurisdição da agência, enquanto o Crediamigo desembolsou R$ 83 milhões, em 2018. “É uma agência mercado tipo um, que possui a melhor carteira entre todas as agências do BNB nos 11 estados de atuação e atua.” 

O parlamentar acrescentou ainda que foi solicitado pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste a realização de audiência pública, no dia 5 de abril, na Casa, para o fortalecimento institucional do BNB, " que passa por rumores de fusão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 CVCVCVCVCVCVCVCVC

 

EDVAR XIMENES COM APOIO DA AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLEIA




COMPARTILHAR




Mais - DESTAQUE POLITICO

  1. 21.05.2019Terça DESTAQUE POLITICO
  2. 07.05.2019Terça DESTAQUE POLITICO
  3. 25.04.2019Quinta DESTAQUE POLITICO
  4. 23.04.2019Terça DESTAQUE POLITICO
  5. 15.04.2019Segunda DESTAQUE POLITICO
  6. 11.04.2019Quinta DESTAQUE POLITICO
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001