12 de fevereiro de 2019 às hm
Camilo Santana anuncia escola de tempo integral para Granja

Foi na última quinta-feira, 07/02, em solenidade com a presença de deputados, prefeitos e setores da imprensa que o governador Camilo Santana anunciou a construção de 22 novas escolas de Tempo Integral, em vários municípios, sendo uma delas para Granja, atendendo solicitação da prefeita Amanda e de seu tio, ex-prefeito e agora deputado Romeu Aldigueri (Foto, ao lado do ex-Ministro Ciro Gomes e do Presidente da Assembleia, Dr. Sarto), extravasando sua alegria pelo feito. Na data a prefeita Amanda Aldigueri esteve na Secretaria de Educação do Estado- SEDUC, acompanhada dos deputados Romeu Aldigueri e Robério Monteiro, este o federal apoiado por seu grupo político na última eleição onde foi realizada a solenidade de lançamento das novas Escolas do Ensino Médio em Tempo Integral. Foi nessa oportunidade que o governador Camilo Santana assinou o documento que oficializa a implantação de mais 22 escolas deste nível, no interior e capital onde o município de Granja será um dos beneficiados.

 

Agentes comunitários - A Prefeitura de Caucaia, através de sua Secretaria Municipal de Saúde(SMS)), acaba de capacitar 36 Agentes Comunitários de Saúde a respeito do uso da ficha de visita domiciliar do Sistema de Informação da Atenção Básica(e-SUS). Eles também receberam orientações sobre situações da rotina de atendimento. Segundo a Coordenadora de da Atenção Básica da SMS, Vilalba Carlos: "Hoje a única forma de informação digital que temos na profissão dos ACSs, de toda população que é assistida por eles, através das visitas domiciliares, se resume ao e-SUS. Ou seja, as informações precisam ser apuradas com muito cuidado".

 

Imprescindíveis - De acordo com a coordenadora Vilalba, as informações dos cidadãos de cada micro área são imprescindíveis para serem exportadas ao Ministério da Saúde. O intuito da SMS de Caucaia é que cadastros domiciliares individuais cheguem em tempo real à secretaria para a Pasta obter resultados, como por exemplo, de quantas pessoas existem no território, qual o perfil delas, quais tipos de doenças ou comunidades são mais comuns. Destaque-se, que foram capacitados ACSs das comunidades caucaienses de Padre Júlio Maria, Planalto Caucaia, Novo Pabussu, Centro, Parque Soledade I e Parque Soledade II. E mais, o treinamento também já beneficiou agentes para as comunidades de Bom Princípio, Arianópolis, Toco, Carauçanga, Mirambé, Picuí, Tucunduba, Metrópole e Nova Metrópole. Desde o ano passado a gestão do prefeito Naumi Amorim, através da SMS, atua no aprimoramento dos profissionais. Ao todo, Caucaia dispõe de 546 Agentes Comunitários de Saúde.

 

Começaram bem - A juízo de vovô Viana, com quase 40 anos de acompanhamento do Parlamento Estadual, desde os tempos da velha Assembleia, na Rua São Paulo (centro), em frente ao histórico Café Belas Artes e ao lado do antigo Bancesa, começaram bem nos seus primeiros momentos de Legislativo Estadual os chamados novos deputados, que na primeira semana de atividades fizeram o primeiro discurso, apartearam e foram muito bem avaliados pela crônica política. O primeiro a usar a tribuna nesta nova Legislatura (30a.) foi o Delegado Cavalcante, que após algum tempo voltou à Casa pelo PSL. Eu estava ao seu lado no Plenário 13 de Maio quando ele foi chamado pelo Presidente Sarto. Outros novos também já se manifestaram e o fizeram muito bem, como Nezinho Farias, Fernando Santana, Marcos Sobreira, Romeu Aldigueri, Guilherme Landim e outros. Voltaremos ao assunto.

 

Abraços da semana - Na segunda-feira (11) os abraços foram para o jurista Fávila Ribeiro. E muita saudade, pois, no dia de seus aniversários não estavam mais conosco, dentre outros, José William Praciano (que foi da Sudec), fotógrafo Gumercindo Gomes, que fez história na Tribuna do Ceará, municipalista Américo Barreira e o Delegado conhecidíssimo em sua época, Eugênio Dias da Costa.

 

Nesta terça-feira - Festa para Ernani Braga Sancho (que foi diretor do antigo Banfort e atuou em Tribuna do Ceará e no setor esportivo) e para Lucila Maria Studart Norões (viúva do saudoso jornalista Edilmar Norões), que foi diretor do Sistema Verdes Mares de Comunicação e um dos mais atuantes na crônica política, no rádio, jornal e televisão. Dia de saudade para familiares e amigos do saudoso deputado estadual e federal Claudino Sales, sem dúvida orgulho de sua Crateús.

 

Quarta-feira,13 - Abraços para o jornalista Laerte Bezerra, querido ex-Presidente dos comitês de imprensa da Assembleia e Câmara Municipal de Fortaleza, com atuação em vários órgãos da imprensa. Quinta-feira, 14 - Festa para Dra. Elita Moreira, diretora da extinta Fusec e para Maria de Fátima Marques Feitosa, tauaense, esposa do advogado e ex-vice-prefeito de Tauá, Joaquim Alexandrino Feitosa Gonçalves.

 

Fim de semana - Na sexta-feira, 15, abraços e festa para Valderez Coelho Vitoriano, viúva do saudoso jornalista Edmundo Vitoriano, colunista de O Povo e para Raimundo Amorim, advogado atuante em Fortaleza. No sábado, 16, muita festa para Dr. Antonio Caetano Osterno Rios, conhecido jurista ainda em atuação na capital e interior e para o engenheiro Márcio Alves de Melo Távora. No domingo, 17, os abraços, presentes e festa vão para o geólogo Apolo Scherer Albuquerque, o sempre lembrado ex-prefeito Franklin Gondim, de Jaguaribe e para o jornalista Tomaz de Aquino. Parabéns a todos.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 23.08.2019Sexta Falta de conhecimento das leis leva à práticas ilegais
  2. 22.08.2019Quinta Caririaçu concede título de cidadania a Domingos Filho
  3. 21.08.2019Quarta ROMEU PEDE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A CAJUCULTURA
  4. 20.08.2019Terça DEPUTADOS COBRAM VERBASPARA CONCLUSÃO DE OBRAS
  5. 19.08.2019Segunda FESTEJOS EM MADALENA COM A PRESENÇA DE LEONARDO ARAÚJO
  6. 16.08.2019Sexta Tin Gomes conversa com o colega Hugo e reportagem
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001