04 de fevereiro de 2019 às hm
DESTAQUE POLITICO

+++ O senador Tasso Jereissati, que algumas semanas antes da anárquica sessão para a eleição do novo presidente do Senado era tido como o nome ideal para aquele cargo, pela sua respeitabilidade, confiabilidade e competência, terminou sendo tragado pelo mar de polêmicas, negaças e traições num parlamento onde ter vários processos pelos mais variados crimes nas costas não é nada vergonhoso. Ao desistir de disputar, o fez em defesa do Alcombre (DEM), com chances de deter uma calamidade chamada Renan.

 

+++ Agradou geral o pronunciamento do deputado José Sarto Nogueira, ao tomar posse na presidência da Assembléia Legislativa pelos próximos dois anos. Reconhecido como capaz de dar continuidade à gestão agregadora e equilibrada do deputado José Albuquerque naquele cargo. Alguns pontos foram destaque, como a sua disposição de fortalecer c da um dos 46 deputados independentemente do seu partido e da sua tendência. Por outro lado, ao anunciar que sua meta é um Legislativo onde se façam grandes debates e se respeite o contraditório. Como, com uma oposição tão pequena?

.

+++ Nesta sexta-feira, enquanto o ministro Dias Tóffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal defendia uma perfeita união entre os três poderes constituídos para tornar possíveis as reformas mais urgentes, o polêmico deputado cearense José Guimarães (PT), que vai liderar a minoria na Câmara dos Deputados, confirmando o seu espírito de contradição, ameaça mobilizar forças e sabotar esse grupo com o objetivo de sabotar a reforma da Previdência, sabotando, assim, toda uma política econômica. A absoluta falta do que fazer termina gerando esse tipo de fenômenos.

 

+++ Se por um lado a ação dos bandidos e terroristas das facções causou temor, insegurança e perdas no Ceará, esse episódio serviu também para mostrar que há espírito de solidariedade em momentos assim. Haja vista a pronta ajuda dada ao governador Camilo pelo ministro Sério Moro, da Justiça e Defesa Social, e pelo general Theóphilo, seu ex-adversário no pleito para governador, e agora Secretário Nacional da Segurança Pública. Agora, mesmo depois de amainada a onda de ataques, o governador solicitou a permanência da Força Nacional por mais um mês no Ceará, enquanto é consolidada a segurança e o total controle do sistema penitenciário.

 

+++ Enquanto a equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro dá os últimos retoques nas grandes mudanças que vêm por aí, algumas informações preocupantes chegam até nós, no que diz respeito a especulações sobre determinadas privatizações de estatais. Quinta-feira foi manchete uma possível venda ou extinção do Banco do Nordeste, o que seria um choque para o Ceará, onde as acha a sua sede. Um dia depois o alvo dos comentários preocupantes foi o Banco do Brasil, esse monumento financeiro criado por D João VI há mais de dois séculos. O ministro da Fazenda, Paulo Guedes teria afirmado que é preciso vender o Banco do Brasil ”enquanto ele vale alguma coisa”. É o resultado de se fazer de bancos oficiais mantenedores de políticos e empresários corruptos.

 

+++ O ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara que, na condição de médico interessado

na Saúde do nosso estado preside com eficiência e vocação o Instituto do Câncer, expressa a sua satisfação tendo em vista aquela instituição poder contar, dentro de dois meses, de um caro e importante equipamento para exames de radioterapia, indispensável para tratamento e cura de portadores desse mal. Ele lembra que, em 2008 aquela valiosa instituição havia sido beneficiada com um acelerador. É notável o Dr. Lúcio, ao abandonar a carreira política, dedicar-se ao que ele mais sabe: ser um bom médico.

 

+++ Na sua batalha crescente pelo desafogo dos processos existentes no Tribunal de Contas do Estado, o presidente Edilberto Ponte anuncia que vai solicitar ao governador Camilo Santana a realização, o mais urgente possível, de um concurso público para o preenchimento de vagas de auditores fiscais, já que ele deverá perder agora 15 desses profissionais por conta de aposentadorias. Trata-se de medida de muita necessidade, tento em vista a importância dos auditores. Diante do que tem sido testemunhado no trabalho do TCE na gestão Edilberto essa corte se consolida como referência nacional.

 

+++ Um dos aspectos mais comentados em relação ao processo sucessório da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa é o que diz respeito à mudança de posições do deputado José Albuquerque, que deixa a presidência de um Poder Constituído par assumir uma Secretaria Estadual. Na verdade, pelo que comentavam os amigos e aliados de Zezinho, ele pode ter perdido alguma visibilidade, mas politicamente não sofrerá qualquer perda, tendo em vista a importância política da Secretaria das Cidades, cuja capilaridade alcança todos os 184 municípios do estado. Para um político com a habilidade dele trata-se do que se chama “a faca e o queijo”.

 

+++ O presidente da CEGÁS, H Figueira, trouxe ao público uma relação de 10 projetos selecionados para ganharam a ajuda financeira daquela empresa. Trata-se da entrada em ação do programa “CEGÁS – Responsabilidade Social”. Segundo ele esclarece seis das instituições já são beneficiadas pela Lei Rouanet. Entre as entidades a serem ajudadas, pode-se destacar, pela sua importância, Vivendo a Melhor Idade, assim como a Edisca, que é referência nacional como escola de dança para crianças de periferia, e que já ganhou até prêmios internacionais. O seu projeto “Começando a Vida” é um valor e beleza incomparáveis, para livrar crianças da marginalidade.  

 

+++ Por mais que queiramos e torçamos por uma Câmara dos Deputados livre das trapalhadas da que encerra o seu mandato, chega-se a duvidar disso. Ontem, antes da sessão de posse dos deputados, antes de o presidente da Casa anunciar a renúncia ao mandato do deputado Jean Wyllys, que ganhou fama por cuspir no atual presidente Bolsonaro, o canastrão de novelas e ator pornô Alexandre Frota afirmou primeiro, que é dependente de drogas; e em segundo, deixou todo mundo de “queixo caído” afirmando: “Vou lutar contra os projetos que pretendem acabar com a corrupção!...”

 

+++  O que antes não passaria de “fake new” ou mesmo de alarmismo político, começa a se desenhar como uma ameaçadora realidade para todo o Nordeste, especialmente para o Ceará, ou seja, a ameaça de extinção do Banco do Nordeste do Brasil, o que atingiria diretamente o nosso estado, já que aqui está localizada a sede da instituição. Um dos motivos, seria o excesso de politicagem para a indicação de presidentes e de ocupantes de cargos importantes, sabendo-se que tais vagas já tiveram como mandante o ex-PMDB, e agora o deputado José Guimarães (PT). Se tais nomeações se referissem a funcionários de carreira, conhecedores da funcionalidade do Banco, tais vexames, que preocupam cearenses e nordestinos não ocorreriam. Agora, é unir todos para impedir essa extinção.

 

+++ Apesar de ainda hospitalizado e convalescente de séria cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro, na pressa para arrumar a bagunça para impedir que piore, assinou ontem, em gabinete adaptado vários decretos de muita importância. No caso do combate aos desmandos, o destaque foi para o decreto que cria o Projeto de Integridade, ligado à Controladoria Geral da União, cujo objetivo principal mesmo é criar mais barreiras para a prática de atos como os que terminaram mergulhando o país no lamaçal das irregularidades e falta de ética, corrupção, fraudes, propinodutos e outros. Assim, a CGU passará a ser um dos órgãos mais poderosos da República.

 

CORRUPTO QUE AMEDRONTA

+++ Justamente quando o país vive um momento de expectativa de moralização política, o Senado Federal vive um momento de suspense e de temor, da parte dos políticos decentes, Trata-se da ameaça de retorno à presidência da Câmara Alta, de Renan Calheiros e sua imensa coleção de processos por corrupção, formação de quadrilha e outros crimes. Parece incrível mas, no momento, a grande torcida era para que os senadores Reguffe PSOL) e Tasso (PSDB) consigam assinaturas suficientes para impedir que a eleição da Mesa seja com voto secreto, que esconderia quem são os aliados desse senador cuja ficha  é um Boletim Policial.

 

FIM DA LINHA PARA GORETE

+++ Gorete Pereira, que por pelo menos três décadas foi a  mulher de mais força política, com vários mandatos de vereadora da capital, deputada estadual e deputada federal, chega melancolicamente, pelo menos por enquanto, ao fim da linha da sua carreira  política. Depois de perder o apoio de Roberto Pessoa, e, por cima, não se reeleger, perdeu até a presidência regional do PR, por determinação do Diretório Nacional.  Chegou-se a noticiar que ela seria resgatada pelo prefeito de Eusébio,  Acilon Gonçalves, para, com sua experiência, exercer a  Secretaria-Geral do PR, que ele agora preside.Mas vaga foi entregue ao deputado eleito Jaziel.  

               

+++ Em meio à onda de renovação e de mudanças políticas para colocar o país nos eixos, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará não poderia ficar de fora. Pelo menos é o que se depreende das primeiras declarações do novo presidente do TJCE, desembargado Washington Luis, que assume aquele Poder com um grupo da nova geração da Justiça do Ceará. Entre outros pontos que ele destaca para por em prática estão a agilidade e efetividade das ações da Justiça, sem as justificativas técnicas que o povo não compreende. Sem justificativas como escassez de Orçamento. Além disso entra em ação o Conselho Permanente de Auxílio à produtividade dos Magistrados de 1º e de 2º grau.

 

+++ Uma das notícias auspiciosas da semana, em termos de fechamento de parcerias, destaca-se a que foi estabelecida entre o estado do Ceará e Israel, que tem tudo para se tornar exitosa. Para isso, foi estabelecido acordo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação – Embrapii, e a Autoridade de Inovação de Israel que, de início entra com US$ 10 milhões para projetos de inovação em vários campos, incluindo o que diz respeito à indústria. Parceria se faz com quem pode e sabe fazer.

FORTALECENDO AS GUARDAS MUNICIPAIS

+++ Diante do recrudescimento da violência da bandidagem das facções, o presidente da OAB-CE Secção de Fortaleza, Parahyba Neto viajou á Brasília, onde manteve encontro com o general Guilherme Theóphilo, Secretário Nacional da Segurança Pública, tendo como meta o porte de armas para membros das Guardas Municipais da capital e do interior. Um dos pontos defendidos por ele, foi a implantação de parcerias das GMs com a PM, visando a utilização dos Centros de Formação desta, para o adestramento de profissionais destinados a melhorar a segurança.

 

DESPEDIDA

+++ Depois de oito anos de Senado Federal, sendo quatro deles como presidente, o senador cearense Eunício Oliveira,  não reeleito, despede-se daquele parlamento de maneira bem diferente de muitos dos que ali têm atuado, ou seja, sem causar nenhuma perda financeira. Na condição de político com sólida situação econômica, ele fez questão de deixar claro o seu objetivo de concluir, pelo menos por enquanto, a sua carreira política, sem usufruir de nenhum dos recursos proporcionados por Lei aos ocupantes de cadeira no Senado. Só neste final, comunicou a renúncia a R$ 3,8 milhões relativos a transportes, hospedagem, escritório, alimentação, publicidade, segurança privada e muitos outros. Se todos assim agissem teríamos um dos Senados mais baratos do Mundo.COM APOIO DE JOMAR CAMPOS

 




COMPARTILHAR




Mais - DESTAQUE POLITICO

  1. 22.02.2019Sexta DESTAQUE POLITICO
  2. 21.02.2019Quinta DESTAQUE POLITICO
  3. 20.02.2019Quarta DESTAQUE POLITICO
  4. 18.02.2019Segunda DESTAQUE POLITICO
  5. 15.02.2019Sexta DESTAQUE POLITICO
  6. 14.02.2019Quinta DESTAQUE POLITICO
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001