05 de fevereiro de 2019 às hm
PRESIDENTE SARTO EM MESA INÉDITA INCLUINDO DEPUTADAS

 

Isso mesmo. Festa que em número de pessoas presentes, convidados, autoridades, familiares, lideranças políticas e povo em geral o repórter com quase 40 anos de vida ativa no jornalismo nunca tinha visto e nem presenciado, mesmo numa sexta-feira chuvosa, o que ocorreu no último dia primeiro de fevereiro na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi uma festa da democracia. Aliás, bem diferente, das que o País pôde assistir, onde o Senado da República, com as inúmeras confusões e descontrole dos senadores, foi o pior exemplo. Voltemos ao que realmente nos interessa: reafirmar que o médico, ex-vereador de Fortaleza, ex-Presidente da Câmara Municipal e no seu sétimo mandato de deputado estadual chegou à Presidência do Poder Legislativo Cearense de forma ultra inédita. Dr. Sarto obteve 45 dos 46 votos possíveis, portanto, na votação secreta como reza o Regimento da Casa, apenas um voto contra, quase a unanimidade, convenhamos. Colegas de quase todos os partidos, após articulações e muita conversa entre eles e, com a desistência da postulação dos colegas Tin Gomes, Evandro leitão e Sérgio Aguiar, em prol da união por Sarto Sarto, ele foi proclamado o Presidente da Assembleia para 2019 e 2020, protagonizando a maior mudança que se poderia imaginar em termos de formação da Mesa, que aquinhoou o maior número de partidos possíveis e ainda com a inclusão de duas deputadas para comporem a Mesa,( fato ultra-inédito),me refiro a duas mulheres na composição da chapa, pois, o ineditismo já havia ocorrido há dois anos atrás com a eleição da deputada Augusta Brito(PCdoB) para a 4a.Secretaria. Agora, foram eleitas duas para a Mesa, no caso, Aderlania Noronha (Solidariedade) para a Segunda Secretaria e Patrícia Aguiar (PSD) para a Terceira Secretaria.


ELES (As) É QUE MANDAM- Em clima de muita animação de verdade, os deputados eleitos e que vão comandar a Assembleia nos dois próximos anos, tem a seguinte constituição: Presidente - Jose Sarto Nogueira(PDT); Primeiro vice-Presidente -Fernando Santana (PT; Segundo vice-Presidente - Danniel Oliveira (MDB); Primeiro Secretário - Evandro Leitão (PDT); Segunda Secretária - Aderlânia Noronha (Solidariedade); Terceira Secretária - Patrícia Aguiar (PSD) e Quarto Secretário - Leonardo Pinheiro (PP). Os três vogais ou suplentes da Mesa, como queiram , são os deputados: Osmar Baquit (PDT), o primeiro: Bruno Gonçalves (Patri), o segundo e Romeu Aldigueri(PDT), o terceiro.


RESPEITO AO CONTRADITÓRIO- Repercute bem junto à sociedade cearense o primeiro discurso do Presidente Sarto Nogueira após assumir a cadeira. Disse taxativo: "Faremos e exerceremos nosso trabalho com tolerância e respeito ao contraditório". Também deixou claro que sua gestão não buscará grandes obras físicas, ressaltando que "Acho que já temos uma estrutura bastante adequada. O que o que queremos agora é tratar de questões (macro), ver como a Assembleia pode ajudar o povo do Ceará".

 

 


COMISSÕES TÉCNICAS- O Presidente Sarto terá agora pela frente a composição e eleição dos dirigentes das Comissões Técnicas da Casa, o que pretende que tudo está resolvido dentro dos próximos dias. A escolha dos presidentes das comissões deve ser feita de acordo com os blocos partidários. A maior bancada, o PDT deverá presidir as principais comissões, no caso, as de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento; Fiscalização e Controle. Nomes de Antonio Granja, Tin Gomes e Sérgio Aguiar, todos do PDT são lembrados para os importantes cargos, dentre outros do partido e aliados. Estamos atentos.


FATOS MARCANTES- O presidente Sarto afirmando "Essa é a casa do povo'', quebrou o protocolo e liberou a entrada de convidados dos deputados ao plenário da Assembleia antes do seu primeiro discurso, daí como disse antes, ocorreu uma lotação nunca vista antes. Nas galerias uma caravana de evangélicos, muito animada, integrantes da Igreja do Nosso Senhor Jesus comandada pelo Apóstolo Luiz Henrique que foi empossado Deputado Estadual pelo Patriota. Também registre-se, a presença de pais, mães, filhos e demais familiares de alguns parlamentares empossados. A festa ficou mais bonita ainda. Agora, ao trabalho.
AGRADECIMENTO- O jovem jurista-deputado reeleito Leonardo Araújo (MDB), ao conceder entrevistas aos mais diversos canais da imprensa revelou-se muito agradecido aos 64.781 cearenses "que me reconduziram ao Parlamento a fim de que possa fazer muito mais pelos conterrâneos cearenses". Nezinho, ex-Prefeito de Horizonte três vezes disse que vai colocar toda a sua experiência municipalista em favor do estado e dos cearenses.
SOLDADO NOÉLIO- Entrevistado para os nossos espaços jornalísticos, o ex-vereador de Fortaleza, Soldado Noélio, agora Deputado Noélio (PROS), foi taxativo ao ser indagado sobre os primeiros desafios que vai buscar vencê-los: "Espero poder contribuir com o que aprendi em muitos anos de trabalho na área da Segurança Pública. Conheço a realidade das ruas e, quero apresentar propostas, convencendo o Governador do Estado das coisas importantes que ele deve fazer. Vamos atuar muito para instalar por exemplo a CPI do Narcotráfico na Assembleia Legislativa". Perguntei se vai trabalhar colado ao federal Capitão Wagner e ele disse que sim: "estamos juntos".




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 16.08.2019Sexta Tin Gomes conversa com o colega Hugo e reportagem
  2. 15.08.2019Quinta Curso de Dry Needling para fisioterapeutas em Goiânia
  3. 14.08.2019Quarta Davi de Raimundão agora na Assembleia Legislativa
  4. 13.08.2019Terça Governo anuncia Casa da Mulher no interior
  5. 12.08.2019Segunda ESCRITURAS DE 4 MIL UNIDADES HABITACIONAIS EM PACATUBA
  6. 09.08.2019Sexta Leonardo Araújo é recebido pelo governador Ibaneis Rocha, em Brasília
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001