09 de outubro de 2018 às hm
Acidente vascular cerebral (preste atenção aos sinais)

Tontura e dor de cabeça repentinas, assimetria no rosto, dificuldades na fala e nos movimentos do corpo são alguns indícios que alertam para uma enfermidade que este ano já ocasionou mais de 1.550 mortes no Ceará. A constatação desses graves números foi anunciada em recente entre à revista Plenário, Órgão Oficial da Assembleia Legislativa do Ceará pelo Dr. Fabrício Lima, da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza(HGF). O acidente vascular cerebral é uma doença que afeta os vasos sanguíneos que irritam o cérebro. Pode acontecer de duas formas: isquêmica, em que uma artéria é entupida por um coágulo, e hemorrágica, quando um vaso rompe e libera sangue dentro do cérebro, conhecido também por derrame. Em qualquer um dos casos, quanto mais rápido for identificado o problema é realizado o atendimento médico, mais chances o paciente terá de reduzir o tempo de tratamento e as possíveis sequelas.

 

Saiba mais - De acordo com o neurologista Fabrício Lima, da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza(HGF), cerca de 85% dos casos da patologia são do tipo isquêmico e 15% do hemorrágico. E ressaltou Dr. Fabrício: "as duas modalidades são preocupantes, pois a forma mais grave do isquêmico causa tantas mortes quanto do hemorrágico".

 

Acima dos 50 anos - Importante ressaltar que o Acidente Vascular Cerebral, geralmente afeta pessoas com idade superior a 55 anos, no entanto, é cada vez mais comum e frequente ocorrer em pacientes com menos de 45 anos, com muitos casos em vários municípios cearenses e na capital, no corrente ano.

 

Outros dados - Números confirmados pela Unidade pela Unidade de AVC do HGF, que registrou em 2017, ano passado, 9.347 internações para tratar doença, - com um total de 4.879 óbitos - sendo que 993 eram pacientes nesta faixa etária anteriormente mencionada, ou seja, com mais de 55 anos de idade. Entre janeiro e maio deste ano, a Unidade que coordena o setor de AVC no HGF contabilizou 1.538 mortes e destes 79 tinham inferior a 45 anos. Portanto, todo cuidado é pouco. Recomenda-se, pois, que ao primeiro dos sinais aqui apontados que o paciente procure o hospital de sua cidade e se for em Fortaleza, o HGF é tido como Melhor local para o atendimento.

 

Abraços da semana - A segunda-feira, 08 de Outubro, o primeiro dia após as Eleições 2018, em todo o País, trouxe entre os aniversariantes, a médica tauaense Irene de Castro Maia Nogueira e o também médico e ex-Prefeito de Aracoiaba, Vicente Bastos Sampaio. E muita saudade para os familiares de Dom Aloísio Lorscheider (que foi Arcebispo de Fortaleza e teve os seus restos mortais sepultados no último sábado em Aparecida) e do advogado e ex-deputado José Bezerra de Melo, de tradicional família de Crateús.

 

Nesta terça-feira, 9 - Festa para Maria Perpétua Nogueira Pinto e muita saudade para nós jornalistas: se vivo fosse era dia de abraçar o "Rei do Interior", jornalista Dutra der Oliveira. Na Quarta-Feira,10, mais abraços e festa para: jornalista Sônia Pinheiro, para Teresa Cavalcante Bonavides e para Valdeneise Lima Fontenele Soares.

 

Quinta-feira, 11 - Segundo o livro "Agenda de Eventos", do saudoso jornalista Luciano Diógenes, na quinta-feira, 11/10, véspera do Feriado Nacional em homenagem a Nossa Senhora Aparecida(Padroeira do Brasil), muitos presentes e festa para: Glaice Gonçalves de Lucena Filgueira, senhora Dr. Darlan Filgueira Maciel, que foi Secretário de Agricultura do Estado; Ricardo Facó, Maria Vitória Melo de Borba, senhora ex-Prefeito de Fortaleza e ex-Deputado Federal Aécio de Borba, professora Maria Helena Marques e Francisco Ariosto Holanda.

 

Fim de semana - Na sexta-feira, 12, Feriado Nacional, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Conceição Aparecida, festa para o jornalista e radialista Colombo Sá (Clube dos Tetéus da AM Cidade 860 - não dorme ninguém), Moema Carneiro Guilhon, senhora Ernani Guilhon e Josefa Vicente dos Santos, a famosa "Zefa" do cafezinho do Política Especial. No Sábado, 13 - Em clima de feriadão, abraços, beijos e presentes para: José Alcy Pinheiro, ex-Presidente da Federação Cearense de Futebol e ex-Prefeito de Granjeiro, Mirinha da Costa Feitosa, senhora do saudoso e querido conterrâneo do Tauá, empresário Edmar Feitosa. E no Domingo,14, abraços para Ivone Carneiro Frota Amorim, esposa do empresário Gerson Amorim. Parabéns a todos(as). Com Deus no controle.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 19.10.2018Sexta Evangelizar é Preciso sábado com Padre Reginaldo Manzotti
  2. 18.10.2018Quinta Vitoriosos nas urnas Audic e Júnior Mano agradecem
  3. 18.10.2018Quinta VITORIOSOS NAS URNAS AUDIC E JÚNIOR MANO AGRADECEM
  4. 16.10.2018Terça Marcos Sobreira assume vaga no lugar do pai e mãe
  5. 15.10.2018Segunda Unimed Ceará anuncia para dia 21 o Domingo no Parque
  6. 12.10.2018Sexta Governador quer todos os eleitos ajudando o estado
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001