09 de outubro de 2018 às hm
Acidente vascular cerebral (preste atenção aos sinais)

Tontura e dor de cabeça repentinas, assimetria no rosto, dificuldades na fala e nos movimentos do corpo são alguns indícios que alertam para uma enfermidade que este ano já ocasionou mais de 1.550 mortes no Ceará. A constatação desses graves números foi anunciada em recente entre à revista Plenário, Órgão Oficial da Assembleia Legislativa do Ceará pelo Dr. Fabrício Lima, da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza(HGF). O acidente vascular cerebral é uma doença que afeta os vasos sanguíneos que irritam o cérebro. Pode acontecer de duas formas: isquêmica, em que uma artéria é entupida por um coágulo, e hemorrágica, quando um vaso rompe e libera sangue dentro do cérebro, conhecido também por derrame. Em qualquer um dos casos, quanto mais rápido for identificado o problema é realizado o atendimento médico, mais chances o paciente terá de reduzir o tempo de tratamento e as possíveis sequelas.

 

Saiba mais - De acordo com o neurologista Fabrício Lima, da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza(HGF), cerca de 85% dos casos da patologia são do tipo isquêmico e 15% do hemorrágico. E ressaltou Dr. Fabrício: "as duas modalidades são preocupantes, pois a forma mais grave do isquêmico causa tantas mortes quanto do hemorrágico".

 

Acima dos 50 anos - Importante ressaltar que o Acidente Vascular Cerebral, geralmente afeta pessoas com idade superior a 55 anos, no entanto, é cada vez mais comum e frequente ocorrer em pacientes com menos de 45 anos, com muitos casos em vários municípios cearenses e na capital, no corrente ano.

 

Outros dados - Números confirmados pela Unidade pela Unidade de AVC do HGF, que registrou em 2017, ano passado, 9.347 internações para tratar doença, - com um total de 4.879 óbitos - sendo que 993 eram pacientes nesta faixa etária anteriormente mencionada, ou seja, com mais de 55 anos de idade. Entre janeiro e maio deste ano, a Unidade que coordena o setor de AVC no HGF contabilizou 1.538 mortes e destes 79 tinham inferior a 45 anos. Portanto, todo cuidado é pouco. Recomenda-se, pois, que ao primeiro dos sinais aqui apontados que o paciente procure o hospital de sua cidade e se for em Fortaleza, o HGF é tido como Melhor local para o atendimento.

 

Abraços da semana - A segunda-feira, 08 de Outubro, o primeiro dia após as Eleições 2018, em todo o País, trouxe entre os aniversariantes, a médica tauaense Irene de Castro Maia Nogueira e o também médico e ex-Prefeito de Aracoiaba, Vicente Bastos Sampaio. E muita saudade para os familiares de Dom Aloísio Lorscheider (que foi Arcebispo de Fortaleza e teve os seus restos mortais sepultados no último sábado em Aparecida) e do advogado e ex-deputado José Bezerra de Melo, de tradicional família de Crateús.

 

Nesta terça-feira, 9 - Festa para Maria Perpétua Nogueira Pinto e muita saudade para nós jornalistas: se vivo fosse era dia de abraçar o "Rei do Interior", jornalista Dutra der Oliveira. Na Quarta-Feira,10, mais abraços e festa para: jornalista Sônia Pinheiro, para Teresa Cavalcante Bonavides e para Valdeneise Lima Fontenele Soares.

 

Quinta-feira, 11 - Segundo o livro "Agenda de Eventos", do saudoso jornalista Luciano Diógenes, na quinta-feira, 11/10, véspera do Feriado Nacional em homenagem a Nossa Senhora Aparecida(Padroeira do Brasil), muitos presentes e festa para: Glaice Gonçalves de Lucena Filgueira, senhora Dr. Darlan Filgueira Maciel, que foi Secretário de Agricultura do Estado; Ricardo Facó, Maria Vitória Melo de Borba, senhora ex-Prefeito de Fortaleza e ex-Deputado Federal Aécio de Borba, professora Maria Helena Marques e Francisco Ariosto Holanda.

 

Fim de semana - Na sexta-feira, 12, Feriado Nacional, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Conceição Aparecida, festa para o jornalista e radialista Colombo Sá (Clube dos Tetéus da AM Cidade 860 - não dorme ninguém), Moema Carneiro Guilhon, senhora Ernani Guilhon e Josefa Vicente dos Santos, a famosa "Zefa" do cafezinho do Política Especial. No Sábado, 13 - Em clima de feriadão, abraços, beijos e presentes para: José Alcy Pinheiro, ex-Presidente da Federação Cearense de Futebol e ex-Prefeito de Granjeiro, Mirinha da Costa Feitosa, senhora do saudoso e querido conterrâneo do Tauá, empresário Edmar Feitosa. E no Domingo,14, abraços para Ivone Carneiro Frota Amorim, esposa do empresário Gerson Amorim. Parabéns a todos(as). Com Deus no controle.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 19.06.2019Quarta Paulo Pinho sai de Poranga para as eleições na capital
  2. 18.06.2019Terça ONÉLIA SANTANA INAUGUROU BRINQUEDOPRACA EM GRANJA
  3. 17.06.2019Segunda GOVERNADOR LAMENTA MORTE DO MONSENHOR ÁGIO MOREIRA
  4. 14.06.2019Sexta NAUMI AMORIM INAUGURA UMA UBS NO PARQUE GUADALAJARA
  5. 13.06.2019Quinta Esta quinta-feira é dia do ex-deputado Antônio Jacó
  6. 12.06.2019Quarta PREFEITO DE CAUCAIA NAUMI JÁ PERTENCE AO PSD/CEARÁ
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001