21 de fevereiro de 2018 às hm
Zezinho Albuquerque cada vez mais perto de ser vice

Para cerca de quinze profissionais da imprensa política, com os quais conversamos e, dentre eles gente graúda e experiente como Macário Batista, Newton Pedrosa, Renato Abreu, Carlos Silva, Jonas Melo, Cláudio Teran, João Paulo Monteiro e Edson Silva - todos entendem que o Presidente da Assembleia está próximo de ser anunciado como vice na chapa a ser encabeçada pelo governador Camilo Santana O importante líder de Massapê e da zona norte há meses tem acompanhado o Governador em suas viagens ao interior para inaugurar obras e anunciar novos convênios e parcerias com os municípios, bem como o tem acompanhado em viagens a Brasília. Ao que se informa, a dupla hoje teria o apoio aberto de 18 partidos, dentre os quais, claro, PT e PDT. Há ainda a grande possibilidade do alojamento do MDB, caso se confirme a inclusão na chapa majoritária do nome de Eunício Oliveira para uma das vagas senatoriais. A outra vaga seria da indicação dos irmãos Ferreira Gomes (Ciro e Cid). Ou seja, bem muita novidade por aí, nos próximos dias, por isso os aconselho sempre a ficar atentos, ligados e vocês vão ficar sabendo.

 

TCE capacitações - O Tribunal de Contas do Estado do Ceará(TCE) vai ao interior do estado para iniciar a capacitação de gestores públicos com encontros em Juazeiro do Norte e Iguatu. Em Juazeiro, nessa terça-feira,20, no Auditório do Instituto Tecnológico do Cariri(ITEC/Urca), para o curso "Aspectos relevantes da licitação sob o enfoque dos Tribunais de Contas". No auditório do IFCR- Campus Juazeiro do Norte), a capacitação " Qualificação de gestores escolares na aplicação do recurso público".

 

Em Iguatu - Nesta quinta-feira,22, no auditório do Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Iguatu, o TCE fará a capacitação "Qualificação de Gestores Escolares na aplicação do Recurso Público" ; já no auditório da 16a. Crede Iguatu acontecerá o curso "Licitações sob o enfoque dos Tribunais de Contas".

 

Saiba mais - De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, "A capacitação "Aspectos Relevantes da Licitação sob o enfoque dos Tribunais de Contas" visa ampliar o conhecimento das equipes de trabalho que atuam nas áreas de compras públicas e de procedimentos licitatórios, apresentando as normas e jurisprudência dos Tribunais de Contas e as boas práticas sobre o tema. O curso "Qualificação de Gestores Escolares na Aplicação do Recurso Público" objetiva apresentar procedimentos para se realizar licitações e as prestações de contas dos recursos movimentados pela unidade escolar.

 

Agente de controle - Nos dois cursos, em Juazeiro e Iguatu, o TCE realiza visitas do Programa de Agente de Controle, que visa difundir entre os estudantes a importância da fiscalização dos gastos feitos com dinheiro público. A Ouvidoria do Tribunal se integra ao programa do TCEeduc por meio da palestra "Ouvidoria o canal de comunicação do TCE e a sociedade".

 

Também neste semestre - Confirma o presidente Edilberto Pontes que durante este primeiro semestre de 2018, estão agendados encontros de formação em cidades-sede do interior do Ceará. Além de Juazeiro e Iguatu esta semana, estão previstos eventos em Crateús, Tianguá, Russas, Quixadá, Acaraú Itapipoca, Baturité e Maracanaú. De acordo com o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo(IPC), responsável pelo Programa, o TCEeduc será dividido em três eixos de atuação: controle social, gestão escolar e gestão pública, cada um enfocando têm as referentes às áreas técnicas de maior relevância. Durante os treinamentos, feitos com analistas do Tribunal, serão apresentados cases das auditorias realizadas pelo controle externo.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 22.06.2018Sexta Todos juntos novamente. E agora quem é quem na chapa?
  2. 21.06.2018Quinta Eusébio promove 14ª Marcha com Jesus no próximo sábado
  3. 20.06.2018Quarta Empresário Tadeu Oliveira disputa vaga à Assembleia
  4. 19.06.2018Terça Bispo Diocesano recebe a Cidadania Cratense
  5. 19.06.2018Terça EMPRESÁRIO TADEU OLIVEIRA DISPUTA VAGA A ASSEMBLEIA
  6. 18.06.2018Segunda ENCONTRO DE PRESIDENTES E O 16º CONGRESSO DE JORNALISTAS
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001