29 de janeiro de 2018 às hm
Crato recebeu o nono Seminário do Selo CEART

O Governo do Estado do Ceará , por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promoveu na última terça-feira, 23, no auditório do Brisa Hotel em Crato, IX Seminário do Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses). O evento, realizado pela Central de Artesanato do Ceará (Ceart) contou com a presença de várias autoridades do Governo, com destaque para o titular da STDS Josbertini Clementino e lideranças da Região do Cariri, com destaque para o Prefeito Zé Ailton Brasil.

 

Saiba mais - O prefeito Zé Ailton Brasil, no flagrante com este jornalista, quando recebeu ano passado o troféu de um dos Melhores Gestores do Ceará, através de promoção da PPE, em contato com os nossos espaços jornalísticos (Rádio, Jornal, Facebook e Sistema Avol), revelou que o Seminário foi muito importante, esclarecedor e estimulador para o crescimento da arte popular nos municípios. E afirmou: "estavam presentes cerca de 70 artesãos de 38 entidades e grupos de produção das cidades do Crato (a anfitriã), Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas".

 

Fala de Josbertini - O secretário Josbertini Clementino, que está vivendo os últimos meses à frente da pasta, já que até 7 de abril deve deixá-la para efeito de desincompatibilização, uma vez que disputará vaga ao Legislativo Estadual, ressaltou a importância do Encontro no que diz respeito a reconhecer e estimular as obras de arte popular e sua identidade cultural. Para o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o valor do trabalho produzido pelo artesão merece ser enaltecido e valorizado. Aproveitou para comentar o processo de licitação para reforma do Parque de Exposição que terá um espaço especial para o artesanato com mais adequação e conforto. E enfatizou: "a força do artesão cearense é imensa, juntos poderemos auxiliar no desenvolvimento desse ofício".

 

Bem atentas - Diga-se, ainda, que as artesãs cratenses Maria de Lourdes Ferreira e Maria Isabel de Sousa - que trabalham com chochê estavam atentas as informações repassadas pela curadora da Ceart, Angélica Freitas, que abordou a questão da melhoria dos processos produtivos, om padrão de qualidade, requisitos que garantam autenticidade, logística adequada, divulgação efetiva entre outros assuntos. Entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular.

 

Abraços, última semana - Isso mesmo. Nesta segunda-feira, 29/01, começa a última semana do primeiro mês do novo ano (Janeiro/2018) e, bastante curtinha, vai só até quarta-feira, 31, pois, na quinta-feira, primeiro, já estaremos em Fevereiro. O livro Agenda de Eventos, do saudoso jornalista Luciano Diógenes, editado nos anos 80, traz alguns importantes abraços para registrarmos e nos alegrarmos juntos. Por exemplo, o ministro aposentado do TCE, Tribunal de Contas do Estado, Odilon Aguiar Filho (Odilonzinho), muda de idade, juntamente com o conhecido jornalista Joseoly Moreira e Sílvia Helena Rocha Campos de Oliveira, senhora engenheiro agrônomo Armando Campos de Oliveira Júnior, ex-Superintendente da extinta Fusec.

 

Terça, 30 - Lembremos na data a saudade imensa de sua família e de dos que militam nos meios de comunicação, sobretudo, rádio, da voz inconfundível de Aderson Braz, que se notabilizou como noticiarista da Ceará Rádio Clube, em seus tempos áureos. E no último dia de Janeiro/2018 (31), festa, abraços, beijos e presentes para o desembargador Stenio Leite Linhares; professor Antonio Coelho de Paula, ex-Prefeito de São Benedito e para o empresário e ex-Secretário (dos tempos de Tasso Jereissati), o grande desbravador do desenvolvimento do Ceará, Raimundo José Marques Viana.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 15.11.2018Quinta Sérgio Aguiar promove festa da vitória nesta sexta-feira
  2. 14.11.2018Quarta Tudo pronto para a Mostra Sesc Cariri que começa 16/11
  3. 13.11.2018Terça Projeto Atlas em fase final na Assembleia Legislativa
  4. 12.11.2018Segunda Reeleito Walter Cavalcante diz que presidência é do PDT
  5. 09.11.2018Sexta APRECE promove encontros em Quixeramobim e Juazeiro
  6. 08.11.2018Quinta Deputados cumprem reta final e não voltam em 2019
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001