19 de janeiro de 2018 às hm
Governança Interfederativa movimenta Região Centro/Sul

Realizado semana passada na cidade de Cedro, no centro/Sul do Ceará o Seminário Governança Interfederativa daquela área, através da APRECE, Associação dos Municípios do Estado do Ceará com apoio do Governo do Estado. O evento ocorreu no auditório da Escola Ivens Dias Branco (Auditório do Senac) e com a participação de 13 prefeitos, dentre eles Zé Ailton Brasil, do Crato. O encontro municipalista, segundo revelou aos nossos espaços jornalísticos o prefeito Zé Ailton teve como objetivo apresentar e tirar dúvidas sobre um projeto piloto que será realizado pelo Governo Estadual, através da Secretaria das Cidades e da Fundação Sintaf, para fortalecimento das áreas tributária, contábil e fiscal dos municípios da região.

Saiba mais - Durante o Seminário, o prefeito Zé Ailton Brasil fez um resumo do primeiro ano de sua gestão e falou sobre a experiência exitosa da organização financeira e tributária realizada no município do Crato, como a aprovação do novo código tributário, bem como a implantação de um sistema de acompanhamento de projetos, planejando, diminuindo gastos e aumentando a arrecadação e a capacidade de investimento municipal. Em sua participação também no Encontro o Secretário de Finanças e Planejamento cratense, Carlos Eduardo Marino, apresentou o processo de organização realizado pela administração municipal, que segundo ele, contou com recomendações para a reestruturação da gestão fiscal, econômica e financeira do município; falou ainda sobre o Sistema de Monitoramento de Projetos Prioritários (MAPP), ferramenta utilizada para gerenciamento da carteira de projetos da gestão. Participaram igualmente do Seminário, o Presidente da APRECE, Gadyel Gonçalves (prefeito reeleito de São Benedito e marido da deputada Augusta Brito, do PCdoB); o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nelson Martins; o Secretário das Cidades, Jesualdo Farias; a deputada Mirian Sobreira, entre outras autoridades e convidados.


Sementes para plantio - Os agricultores do município de Caririaçu começaram a receber, no último dia 15, as sementes do programa Hora de Plantar 2018, através da SDA, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, via Ematerce. Cerca de 10 toneladas de milho, 1 tonelada de feijão e 250 quilos de sorgo foram distribuídos aos agricultores do município, quantidade considerada insuficiente para atender a demanda, mas é o que foi disponibilizado por enquanto, disse Dorotéia Borges, Coordenadora do Posto de atendimento da Ematerce em Caririaçu.


União de famílias - Recebemos convite dos casais Francisco Hidelbrando Alves Mota-Lindalva Maria Martins Mota, Antonio Diogo Lustosa Neto e Amália Maria Porto Lustosa para o casamento de seus filhos Lia e Gustavo, a realizar-se neste sábado, 20/01/2018, às 16horas, na Igreja Santa Edwirges (Avenida Presidente Castelo Branco, 600), com recepção após a cerimônia, no Lulla's Athénée (Av. Atilano de Moura, 500-Guaraapes). O pai da noiva, Hidelbrando, é médico, nosso primo e conterrâneo do Tauá. Que sejam todos muito felizes, os casantes e as famílias que agora se unem através do matrimônio de Lia e Gustavo.


Leilão da CONAB - Foi em Tauá, na segunda-feira,15, o leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para contratação de frente, com o objetivo de remover 33,9 mil toneladas de milho em grãos para atender aos criadores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão. Para a Unidade localizada em Tauá e que atende a pelo menos 8 municípios da Região dos Inhamuns, inicialmente serão disponibilizadas 1,5 mil toneladas de milho, ou seja, 25 mil sacos de milho.


Ano passado - Em dezembro último, após encontro com o Presidente da Cohab, Francisco Marcelo Rodrigues, para tratar da oferta de milho aos criadores da Região dos Inhamuns em 2018, o deputado federal Domingos Neto (PSD) recebeu a garantia que não faltará mais o produto no armazém de Tauá amenizando a situação dos produtores que não dispõem mais da pastagem para os animais.


Em poucas linhas- 1)- Os conselheiros Presidente e Corregedor do TCE, Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes e Valdomiro Távora viajam próxima semana a Itália para importante Congresso Internacional. 2)- O deputado Heitor Férrer, que trocou o seu histórico PDT pelo PSB e ensaiou uma saída do partido após assumir a presidência o deputado federal Odorico Monteiro, ligado aos Ferreira Gomes, desistiu da ideia? 3)- O tabelião do Cartório Ossian Araripe e ex-Prefeito do Crato, Samuel Villar de Alencar Araripe, deixou a presidência do PSDB cratense e revelou à nossa reportagem que não disputará mais nenhum cargo eletivo. Voltaremos ao assunto. Fiquem atentos, fiquem ligados e vocês vão ficar sabendo.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 25.05.2018Sexta Prefeito de Quixadá confirma dobradinha Raquel e Baquit
  2. 24.05.2018Quinta Presidente da ABIH ganha a cidadania fortalezense
  3. 23.05.2018Quarta Matriarca da Família Viana de Carvalho chega aos 87
  4. 22.05.2018Terça ACEJI anuncia XVI Congresso em São Gonçalo do Amarante
  5. 21.05.2018Segunda Ex-prefeito Adelmo Aquino coordena apoio a Leonardo
  6. 18.05.2018Sexta Prefeito e primeira dama de Cariré destacam trabalhos
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001