19 de janeiro de 2018 às hm
Governança Interfederativa movimenta Região Centro/Sul

Realizado semana passada na cidade de Cedro, no centro/Sul do Ceará o Seminário Governança Interfederativa daquela área, através da APRECE, Associação dos Municípios do Estado do Ceará com apoio do Governo do Estado. O evento ocorreu no auditório da Escola Ivens Dias Branco (Auditório do Senac) e com a participação de 13 prefeitos, dentre eles Zé Ailton Brasil, do Crato. O encontro municipalista, segundo revelou aos nossos espaços jornalísticos o prefeito Zé Ailton teve como objetivo apresentar e tirar dúvidas sobre um projeto piloto que será realizado pelo Governo Estadual, através da Secretaria das Cidades e da Fundação Sintaf, para fortalecimento das áreas tributária, contábil e fiscal dos municípios da região.

Saiba mais - Durante o Seminário, o prefeito Zé Ailton Brasil fez um resumo do primeiro ano de sua gestão e falou sobre a experiência exitosa da organização financeira e tributária realizada no município do Crato, como a aprovação do novo código tributário, bem como a implantação de um sistema de acompanhamento de projetos, planejando, diminuindo gastos e aumentando a arrecadação e a capacidade de investimento municipal. Em sua participação também no Encontro o Secretário de Finanças e Planejamento cratense, Carlos Eduardo Marino, apresentou o processo de organização realizado pela administração municipal, que segundo ele, contou com recomendações para a reestruturação da gestão fiscal, econômica e financeira do município; falou ainda sobre o Sistema de Monitoramento de Projetos Prioritários (MAPP), ferramenta utilizada para gerenciamento da carteira de projetos da gestão. Participaram igualmente do Seminário, o Presidente da APRECE, Gadyel Gonçalves (prefeito reeleito de São Benedito e marido da deputada Augusta Brito, do PCdoB); o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nelson Martins; o Secretário das Cidades, Jesualdo Farias; a deputada Mirian Sobreira, entre outras autoridades e convidados.


Sementes para plantio - Os agricultores do município de Caririaçu começaram a receber, no último dia 15, as sementes do programa Hora de Plantar 2018, através da SDA, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, via Ematerce. Cerca de 10 toneladas de milho, 1 tonelada de feijão e 250 quilos de sorgo foram distribuídos aos agricultores do município, quantidade considerada insuficiente para atender a demanda, mas é o que foi disponibilizado por enquanto, disse Dorotéia Borges, Coordenadora do Posto de atendimento da Ematerce em Caririaçu.


União de famílias - Recebemos convite dos casais Francisco Hidelbrando Alves Mota-Lindalva Maria Martins Mota, Antonio Diogo Lustosa Neto e Amália Maria Porto Lustosa para o casamento de seus filhos Lia e Gustavo, a realizar-se neste sábado, 20/01/2018, às 16horas, na Igreja Santa Edwirges (Avenida Presidente Castelo Branco, 600), com recepção após a cerimônia, no Lulla's Athénée (Av. Atilano de Moura, 500-Guaraapes). O pai da noiva, Hidelbrando, é médico, nosso primo e conterrâneo do Tauá. Que sejam todos muito felizes, os casantes e as famílias que agora se unem através do matrimônio de Lia e Gustavo.


Leilão da CONAB - Foi em Tauá, na segunda-feira,15, o leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para contratação de frente, com o objetivo de remover 33,9 mil toneladas de milho em grãos para atender aos criadores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão. Para a Unidade localizada em Tauá e que atende a pelo menos 8 municípios da Região dos Inhamuns, inicialmente serão disponibilizadas 1,5 mil toneladas de milho, ou seja, 25 mil sacos de milho.


Ano passado - Em dezembro último, após encontro com o Presidente da Cohab, Francisco Marcelo Rodrigues, para tratar da oferta de milho aos criadores da Região dos Inhamuns em 2018, o deputado federal Domingos Neto (PSD) recebeu a garantia que não faltará mais o produto no armazém de Tauá amenizando a situação dos produtores que não dispõem mais da pastagem para os animais.


Em poucas linhas- 1)- Os conselheiros Presidente e Corregedor do TCE, Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes e Valdomiro Távora viajam próxima semana a Itália para importante Congresso Internacional. 2)- O deputado Heitor Férrer, que trocou o seu histórico PDT pelo PSB e ensaiou uma saída do partido após assumir a presidência o deputado federal Odorico Monteiro, ligado aos Ferreira Gomes, desistiu da ideia? 3)- O tabelião do Cartório Ossian Araripe e ex-Prefeito do Crato, Samuel Villar de Alencar Araripe, deixou a presidência do PSDB cratense e revelou à nossa reportagem que não disputará mais nenhum cargo eletivo. Voltaremos ao assunto. Fiquem atentos, fiquem ligados e vocês vão ficar sabendo.




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 18.01.2019Sexta Inscrições até domingo para aguardar vagas em hospital
  2. 17.01.2019Quinta FUTURO PRESIDENTE DA AL/CE COSTURA FORMAÇÃO DA MESA
  3. 16.01.2019Quarta GOVERNO CONSTRUIRÁ ARENINHA NO POLO DE LAZER DO JEREISSATI
  4. 15.01.2019Terça NOVA ASSEMBLEIA COM PRESENÇA DA TRADIÇÃO
  5. 14.01.2019Segunda Ceará sem Drogas movimentou 70 mil pessoas em 25 municípios
  6. 11.01.2019Sexta Cidades cearenses ganham novos cursos de Medicina
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001