26 de dezembro de 2017 às hm
Posse dos dirigentes do TCE será dia 9 de janeiro

Está aprazada. Isso mesmo, uma das primeiras e das mais importantes solenidades anunciadas para 2018 será a posse dos dirigentes do TCE-Tribunal de Contas do Estado do Ceará, confirmada para a segunda terça-feira de Janeiro vindouro, 09/01, às 16 horas, na sede própria da Corte, Rua Sena Madureira, 1047 (Centro), na capital cearense. Conforme nossos espaços jornalísticos (Rádio, Jornal, Facebook e Sistema Avol) já haviam informado, no último dia 12/12, o atual Presidente Edilberto Pontes foi reeleito para continuar dirigindo o TCE nos próximos dois anos, obtendo 6 dos 7 votos possíveis. Um foi consignado à conselheira Soraya Victor. Os demais integrantes da administração diretiva: conselheiro Roldhen Queiroz (Vice-Presidente), conselheiro Valdomiro Távora (Corregedor) e conselheiro Davi Barreto (Ouvidor). O Tribunal de Contas do Estado passou a ter a responsabilidade também de fiscalização e orientação da gestão pública em todos os 184 municípios após a extinção do TCM, fato ocorrido recentemente.

 

Trabalho atuante - Em recente contato com a imprensa (rádio, jornal, televisão e outros espaços existentes nas redes sociais), durante o café de confraternização natalina (20/12), o Presidente reeleito do TCE, conselheiro Edilberto Pontes revelou números que consagram o bom trabalho da Corte, graças ao preparo e abnegação dos que fazem o Tribunal (conselheiros, dirigentes de uma maneira geral ocupantes de cargos de confiança e servidores), mesmo depois da incorporação de todas as obrigações do extinto TCM. Para se ter uma ideia, o TCE bateu recorde e julgou 70% a mais de processos este ano que se finda, em relação a 2016.A produtividade dos conselheiros bateu novo recorde: "registramos 7.735 recursos estaduais e 3.373 recursos municipais, representando um crescimento de setenta por cento em relação ao ano passado", orgulha-se Dr. Edilberto. Afora o elogio feito aos que fazem a Corte de Contas, disse o Presidente taxativamente: "Essa parceria com a imprensa é importante para que o cidadão possa exercer o papel de controlador social". E vamos continuar acompanhando o trabalho do Tribunal de Contas do Estado, responsável agora, não apenas pela fiscalização e decisões a respeito das contas do Governo do Estado, mas de todos os municípios cearenses, incluindo a capital.

 

Agradecimento - Fechando mais um ano de nossas atividades em O Estado (papel e internet), Rádio Cidade-Política Especial, de 6h30 as 8h e de 10 às 11horas, de segunda a sexta-feira, sistema avol.com.br e facebook, queremos agradecer a prestimosidade e o acompanhamento dos nossos leitores, ouvintes e internautas, dentre os quais, se destacam amigos da capital, interior, dentro e fora do País. Entre os mais assíduos aos nossos trabalhos: Chico Zé Alencar, Suetônio Mota, Eginaldo Oliveira, Bosco e Honório Pinheiro, Hedelita e Graça Nogueira (irmãs, queridas e lindas), Samuel Martins, Zeudir Queiroz, Gilvan Cavalcante, Dalmário Cavalcante (este em São Paulo), Antonio Almeida, Ricardo Almeida e Robinho Almeida(em Acopiara), desembargadores Ademar Mendes Bezerra, Suenon Mota e Francisco José Martins Câmara e todos os demais, muito obrigado. Tenhamos um lindo natal (que seja todo dia) e um ano novo com todas as realizações que necessitamos. (Griffo vovô Viana).

 

Desenvolvimento rural - Realizada na quarta-feira, 19/12, a partir das 8h, no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no município do Crato, a 1a. Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento discorreu o tema: "Novos Olhares para uma Nova Ruralidade: O Rural que Temos e o Rural que Queremos". Foi uma iniciativa do Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, juntamente com entidades do setor rural, contanto com a parceria de órgãos de gestão do município, sindicatos, movimentos populares, ONGs e sociedade civil.

 

Saiba mais - A conferência teve como objetivo elencar prioridades do setor e avaliar a situação do meio rural cratense, propondo diretrizes a serem aplicadas nos próximos quatro anos. Na programação aconteceram palestras sobre desenvolvimento sustentável e discutidos cinco eixos temáticos, a saber: Infraestrutura e Serviços Públicos, Políticas Sociais, Gestão Ambiental e Recursos Hídricos, Economia, Trabalho, Renda e Cultura, Memória e Identidade. O prefeito Zé Ailton Brasil ficou muito impressionado com a qualidade do debate. Ele, que chega ao final de 2017 como um dos 35 Melhores Administradores dos municípios cearenses.

 

Eleições 2018 - A partir de janeiro vindouro o PSDC vai promover uma série de reuniões, encontros e outras atividades preparativas para as eleições de outubro vindouro. A afirmativa é do Presidente Estadual do partido, deputado Ely Aguiar, ressaltando que "vamos tentar eleger pelo menos um Deputado Federal e ter uma bancada de no mínimo dois Deputados Estaduais", enfatizou. Atualmente o PSDC tem dois parlamentares na Assembleia, ele, Ely Aguiar e o suplente, no exercício, Agenor Ribeiro, aliás, diga-se de passagem, cumprindo uma boa passagem pela denominada "Casa do Povo".




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 11.12.2018Terça Lideranças de Itapipoca elegeram dois deputados
  2. 10.12.2018Segunda Presidente e primeiro secretário da Assembleia lembram a agenda
  3. 07.12.2018Sexta Caucaia investe milhões em obras estruturantes
  4. 06.12.2018Quinta Hospital Regional moderniza atendimento em Quixeramobim
  5. 05.12.2018Quarta Deputado Antonio Granja faz balanço positivo do mandato
  6. 04.12.2018Terça Programa na Cidade vai lembrar João de Oliveira
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001