21 de novembro de 2012 às hm
Políticos que se deram mal nas urnas em 2012
Não foram bem nas urnas, no caso, o senador Inácio Arruda, o deputado federal Chico Lopes (que se candidataram a prefeito e vice de Fortaleza, pelo PCdoB) e foi um vexame; Raimundo Matos (PSDB), que não elegeu o filho a vereador na capital; Edson Silva(PSB), que teve de retirar a candidatura de vice, pelo PSB em Maracanaú, acusado de não ter domicílio eleitoral no município (isso em termos federais). E na Assembleia, os que perderam direta ou indiretamente, dentre outros, foram: Neto Nunes (PMDB), o irmão foi derrotado em Icó, não conseguindo a reeleição; Danniel Oliveira (PMDB) não elegeu o primo em Lavras (derrota também compartilhada por sua mãe, a prefeita local e o tio senador Eunício); Fernando Hugo (PSDB) e Ferreira Aragão (PDT) que não elegeram seus filhos à vereança em Fortaleza; Heitor (PDT), dizem que as pesquisas tomaram dele a chance de disputar o segundo turno (com quem?), só Deus sabe; Inês Arruda, perdeu em 2008 e agora novamente para o médico Washington Gois (PRB); Mirian Sobreira (PSB), perdeu a prefeitura de Iguatu; Júlio César Filho, perdeu com o pai, em Maracanaú; Leonardo Pinheiro (ex-PR, agora PSD), o irmão prefeito de Solonópole não se reelegeu; Maílson Cruz (PRB), perdeu para Paulo Duarte em Limoeiro; Mário Hélio (PMN), não elegeu o irmão, professor Reinaldo, vereador na capital; Perboyre Diógenes, retirou a candidatura a prefeito de Saboeiro (ficha suja) e colocou a filha, não teve jeito, perdeu para o atual prefeito Marcondes Ferraz (PSDB); Sineval Roque (PSB), perdeu a prefeitura do Crato e Rogério Aguiar (PSD), não elegeu um filho em 2008 e agora colocou outro contra o Paredão lá em Marco, perdeu novamente.
 
Troca AL por Campos Sales – Também temos que registrar como vitoriosíssimo nas urnas, o empresário, dono da Rádio Assunção Cearense, Moésio Loiola (Líder do PSD na Assembleia Legislativa), já no seu sétimo (7º) mandato, que foi eleito Prefeito de Campos Sales, no sul do Estado, cargo que assumirá em primeiro de janeiro de 2013. A eleição de Loiola beneficiará o primeiro suplente da antiga bancada do PSDB (aquela parte que virou PSD), no caso, o Professor Teodoro, que se efetivará para os dois anos restantes do mandato, na presente legislatura. E lá na AL já circulam boatos de que o jovem Igor Loiola, filho do parlamentar, deverá disputar vaga ao Legislativo em 2014.
 
Diplomação dia 19 – Conforme já havia divulgado em todos os meus espaços jornalísticos (jornal, rádio e internet), o TRE já marcou para o dia 19 de dezembro vindouro, no Auditório do Centro de Negócios do Hotel Praia Centro, a diplomação do prefeito eleito Roberto Cláudio, do vice Gaudêncio Lucena e dos 43 vereadores. Até aqueles que ainda têm alguma pendência na Justiça Eleitoral deverão resolvê-las. Os eleitos acabam de ser proclamados, que é uma praxe, antes da diplomação, convenhamos.
 
Em Caucaia – A exemplo de Fortaleza, o futuro presidente da Câmara vai precisar de total apoio dos futuros ocupantes do Poder Executivo local, no caso, os reeleitos, prefeito Washington Gois (PRB) e coronel Paulo Guerra (PDT), o vice. Dos 17 vereadores, ao que se informa, cerca de 14/15 já firmaram apoio ao futuro governo. Assim, surgem as primeiras informações de que o veterano líder e ex-presidente da Casa, João Campos, tem muitas chances de substituir Dr. Tanilo Menezes, o atual presidente, que, inclusive, depois de cinco mandatos (se não estou equivocado), não logrou a aprovação do eleitor caucaiense. Mas, fala-se também noutros nomes, dentre os quais, no do Dr. Américo, da vereadora Cláudia Cordeiro e do Kiko do Cazuza (que eu havia chamado de Chico). E afirma-se, nos bastidores, que WG e PG ainda têm um nome guardado para uma eventual troca. Vamos aguardar.
 
Ganharam e vão levar – Embora estejam em situação de recursos as suas vitórias, junto ao TSE, que em primeira instância (de forma monocrática, ou seja, ainda não é a manifestação do Pleno do Tribunal), conseguiram a liberação de suas candidaturas e as consequentes possibilidades de diplomação e posse, os prefeitos eleitos de Acaraú (Alexandre Silveira, filho do deputado Duquinha), Boa Viagem (Fernando Assef, que assim consegue a reeleição), Cedro (Dr. Nilson Diniz, que voltará à prefeitura e assim, o atual prefeito João Viana foi mesmo derrotado nas urnas e no tapetão) e agora, Quixeramobim, onde o deputado Cirilo Pimenta, que já foi vereador e prefeito dali, vai voltar a governar o município, a partir de janeiro de 2013. Aguardam-se para os próximos dias, as demais definições, uma vez que ainda há casos pendentes como os de Meruoca, Mucambo, Orós, Reriutaba, Pacoti, Redenção, Tururu e Horizonte.
 
Envio de ofícios – Assim como os vereadores de qualquer município, em relação aos prefeitos(as), deputados federais e senadores, em relação ao governo federal, nos estados, os deputados estaduais fazem a mesma coisa: discutem os mais variados assuntos da tribuna e via de regra, encaminham ofícios, requerimentos à quem de direito, solicitando providências, medidas saneadoras, enfim, buscando a realização plena do seu pedido e ou solicitação. Identifiquei no Departamento Legislativo da AL/Ce, vários desses ofícios. Do deputado Dedé Teixeira (PT), ao Ministério das Cidades, pugnando por providências quanto ao processo de regularização fundiária, saneamento e urbanização do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza. Da deputada Inês Arruda (PMDB), à Secretaria de Educação do Estado, requerendo a implantação do Programa Estadual para identificação e tratamento da dislexia na rede Estadual de Ensino. Também da mesma parlamentar e igualmente à secretária Izolda Cela, a solicitação de implantação pelo Estado, do Programa Cantina Saudável, nos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.
 
Mais solicitações – A deputada Eliane Novais (PSB) quer que a Secretaria de Cidades e a Cagece, apresentem um diagnóstico do nível de pressão do abastecimento d’água de cada bairro de Fortaleza e um plano de contingência alternativo para solucionar as demandas emergenciais de falta d’água, enquanto as obras estruturais não forem concluídas. Também atenta aos problemas do setor, mas, no interior do Estado, a deputada Bethrose (PRP), aprova encaminhamento de ofícios ao Superintendente da Sohidra, Dr. Leão Montezuma, solicitando a perfuração de poço profundo na comunidade de Timbaúba, em Paraipaba, assim como, a mesma providência, que seja adotada em relação ao distrito de Quixaba, em Aracati, onde a população padece com a falta do “precioso líquido”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 23.10.2014Quinta PHS vitorioso quer mais no 2º turno
  2. 22.10.2014Quarta Redenção vai ganhar mais emprego e renda
  3. 21.10.2014Terça Bons sinais para o varejo
  4. 20.10.2014Segunda Repentistas do Nordeste quinta-feira em Aracati
  5. 17.10.2014Sexta Prefeitura de Tauá abre inscrições para concurso
  6. 16.10.2014Quinta Eleitos os candidatos apoiados pelo Sinditáxi
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001