16 de novembro de 2010 às hm
Reisado é valorizado
Difundir e fomentar a cultura do folguedo em São Gonçalo do Amarante e valorizar o papel dos mais velhos como fontes de conhecimento, esses são os principais objetivos do Grupo de Reisado Metamorfose do Sertão.
 
Há 6 anos, ele vem pesquisando os modos de brincar típicos da região; e em 2008, resolveram se fortalecer, fundando a Associação de Brincantes. Contando com a participação de outros membros da comunidade, o grupo passou a realizar entrevistas com antigos brincantes de boi, moradores da região e pesquisadores. Somando os novos conhecimentos a suas próprias lembranças de infância criaram o grupo, que atualmente possui cerca de 30 brincantes, com idades entre 07 e 90 anos, que buscam perpetuar o folguedo. “Nesse passeio pela diversidade cultural, nós encontramos o que São Gonçalo fazia há muito tempo e ficou adormecido”, explica a presidente da Associação, Vênus Cunha.
 
As apresentações de reisado acontecem o ano inteiro. O grupo já se apresentou no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, no SESC Regional e no Festival do Escargot e Frutos do Mar, que acontece anualmente na Praia da Taíba. Todas às quintas-feiras os participantes se reúnem para trabalhos de convivência e ensaios. “Brincar o reisado humaniza, faz com que a gente se sinta vivo, mais autônomo e mais autêntico para encontrar lugar na sociedade”, destaca o brincante mais velho do grupo, Mestre Caringuim. Diversas atividades são desenvolvidas na instituição, como oficinas de desenvolvimento artístico, com a confecção de bois e chaveiros. A Associação de Brincantes de Reisado Metamorfose do Sertão não possui sede própria, atualmente realiza os encontros no Centro Educacional SESC Ler do município.
 
Reconhecimento - Em 2009, o trabalho do grupo ganhou ainda mais força com o reconhecimento obtido por meio do Prêmio Microprojetos Mais Cultura, do Governo Federal, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste e Instituto Nordeste e Cidadania.
 
Grupo de brincantes fez ensaios todas as quintas-feiras.
 
Aterro sanitário – A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, conforme publicação oficial feita aqui mesmo no O Estado, confirma que requereu licença à SEMACE para operação do Aterro Sanitário Municipal, localizado no Sítio Caibros.
 
Sistema de esgoto – Destaque-se, ainda, que a prefeita Edenilda Lopes de Oliveira Sousa (irmã do Senador eleito Eunício Oliveira), também anuncia as providências cabíveis junto ao órgão ambientalista, com vistas a iniciar a operação do Sistema de Esgotamento Sanitário do distrito de Quitaiús, obra ansiosamente aguardada pela população local.
 
Campo de Golfe – É isso mesmo, você não entendeu errado: vem por aí um campode golfe com 18 (dezoito) buracos, no município de Aquiraz. A empresa Aquiraz Investimentos Turísticos S/A, solicitou da SEMACE alteração do processo de renovação da Licença de instalação do empreendimento.
 
Cultura Paraense – Foi um sucesso a presença do Grupo Folclórico Dança Regional de Belém do Pará, que esteve semana passada no Ceará. Fez apresentações na Assembleia Legislativa, durante as festividades da Semana do Servidor e na vizinha cidade de Maranguape. Referido grupo, da Terceira Idade, tem apoio da Secretaria de Esportes de Belém, conforme disse ao colunista a Coordenadora Telma, que fez questão ainda de enfatizar: “sou louca por Fortaleza, venho 3 a 4 vezes por ano para curtir a praias, a boa comida e a hospitalidade dos seus conterrâneos”.
 
Bancada do PRB – Desatrelado do PMDB, o novo partido denominado PRB, inicia 2011 com dois deputados no Legislativo Estadual. O atual Ronaldo Martins (que foi reeleito para o 3º mandato) e o velho cacique da política acarauense, Manoel Duca da Silveira Neto “DUQUINHA”, que já havia sido deputado em várias legislaturas pelo PMDB e mais recentemente, de 2005 a 2008 foi Prefeito de Acaraú, sua terra natal.
 
Bastidores
 
Junto a fontes ligadas ao governador Cid e ao seu vice, Domingos Filho, que será peça fundamental em sua sucessão na AL, há informações de que Mauro Filho (deve ir mesmo para a SEFAZ), Sérgio Aguiar e Roberto Cláudio podem ser aquinhoados com outras posições na Mesa e ou mesmo no Secretariado e que os nomes de Zezinho Albuquerque e de Welington Landim seriam, na verdade, os mais fortes para assumir a cadeira de Presidente da Assembleia, a partir de 1º de fevereiro de 2011. Vamos conferir.
 
 
 
 
 



COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 13.09.2019Sexta Onélia Santana inaugura obras em General Sampaio
  2. 12.09.2019Quinta FRENTE PARLAMENTAR DA AL/CE DISCUTE QUESTÃO DO SUICÍDIO
  3. 11.09.2019Quarta NELINHO PODERÁ DISPUTAR A PREFEITURA DE JUAZEIRO
  4. 10.09.2019Terça TCE E ASSEMBLEIA REALIZAM SEMINÁRIO MUNICIPALISTA
  5. 09.09.2019Segunda REVISTA CONTROLE DO TCE COM DOUTRINAS E ARTIGOS
  6. 06.09.2019Sexta Asfalto beneficia Avenida Castelo Branco no Crato
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001