16 de novembro de 2010 às hm
Reisado é valorizado
Difundir e fomentar a cultura do folguedo em São Gonçalo do Amarante e valorizar o papel dos mais velhos como fontes de conhecimento, esses são os principais objetivos do Grupo de Reisado Metamorfose do Sertão.
 
Há 6 anos, ele vem pesquisando os modos de brincar típicos da região; e em 2008, resolveram se fortalecer, fundando a Associação de Brincantes. Contando com a participação de outros membros da comunidade, o grupo passou a realizar entrevistas com antigos brincantes de boi, moradores da região e pesquisadores. Somando os novos conhecimentos a suas próprias lembranças de infância criaram o grupo, que atualmente possui cerca de 30 brincantes, com idades entre 07 e 90 anos, que buscam perpetuar o folguedo. “Nesse passeio pela diversidade cultural, nós encontramos o que São Gonçalo fazia há muito tempo e ficou adormecido”, explica a presidente da Associação, Vênus Cunha.
 
As apresentações de reisado acontecem o ano inteiro. O grupo já se apresentou no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, no SESC Regional e no Festival do Escargot e Frutos do Mar, que acontece anualmente na Praia da Taíba. Todas às quintas-feiras os participantes se reúnem para trabalhos de convivência e ensaios. “Brincar o reisado humaniza, faz com que a gente se sinta vivo, mais autônomo e mais autêntico para encontrar lugar na sociedade”, destaca o brincante mais velho do grupo, Mestre Caringuim. Diversas atividades são desenvolvidas na instituição, como oficinas de desenvolvimento artístico, com a confecção de bois e chaveiros. A Associação de Brincantes de Reisado Metamorfose do Sertão não possui sede própria, atualmente realiza os encontros no Centro Educacional SESC Ler do município.
 
Reconhecimento - Em 2009, o trabalho do grupo ganhou ainda mais força com o reconhecimento obtido por meio do Prêmio Microprojetos Mais Cultura, do Governo Federal, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste e Instituto Nordeste e Cidadania.
 
Grupo de brincantes fez ensaios todas as quintas-feiras.
 
Aterro sanitário – A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, conforme publicação oficial feita aqui mesmo no O Estado, confirma que requereu licença à SEMACE para operação do Aterro Sanitário Municipal, localizado no Sítio Caibros.
 
Sistema de esgoto – Destaque-se, ainda, que a prefeita Edenilda Lopes de Oliveira Sousa (irmã do Senador eleito Eunício Oliveira), também anuncia as providências cabíveis junto ao órgão ambientalista, com vistas a iniciar a operação do Sistema de Esgotamento Sanitário do distrito de Quitaiús, obra ansiosamente aguardada pela população local.
 
Campo de Golfe – É isso mesmo, você não entendeu errado: vem por aí um campode golfe com 18 (dezoito) buracos, no município de Aquiraz. A empresa Aquiraz Investimentos Turísticos S/A, solicitou da SEMACE alteração do processo de renovação da Licença de instalação do empreendimento.
 
Cultura Paraense – Foi um sucesso a presença do Grupo Folclórico Dança Regional de Belém do Pará, que esteve semana passada no Ceará. Fez apresentações na Assembleia Legislativa, durante as festividades da Semana do Servidor e na vizinha cidade de Maranguape. Referido grupo, da Terceira Idade, tem apoio da Secretaria de Esportes de Belém, conforme disse ao colunista a Coordenadora Telma, que fez questão ainda de enfatizar: “sou louca por Fortaleza, venho 3 a 4 vezes por ano para curtir a praias, a boa comida e a hospitalidade dos seus conterrâneos”.
 
Bancada do PRB – Desatrelado do PMDB, o novo partido denominado PRB, inicia 2011 com dois deputados no Legislativo Estadual. O atual Ronaldo Martins (que foi reeleito para o 3º mandato) e o velho cacique da política acarauense, Manoel Duca da Silveira Neto “DUQUINHA”, que já havia sido deputado em várias legislaturas pelo PMDB e mais recentemente, de 2005 a 2008 foi Prefeito de Acaraú, sua terra natal.
 
Bastidores
 
Junto a fontes ligadas ao governador Cid e ao seu vice, Domingos Filho, que será peça fundamental em sua sucessão na AL, há informações de que Mauro Filho (deve ir mesmo para a SEFAZ), Sérgio Aguiar e Roberto Cláudio podem ser aquinhoados com outras posições na Mesa e ou mesmo no Secretariado e que os nomes de Zezinho Albuquerque e de Welington Landim seriam, na verdade, os mais fortes para assumir a cadeira de Presidente da Assembleia, a partir de 1º de fevereiro de 2011. Vamos conferir.
 
 
 
 
 



COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 26.06.2019Quarta Comunicação publica plural na Assembleia Legislativa/CE
  2. 25.06.2019Terça GRANJA E REIVINDICAÇÕES AO SUPERINTENDENTE DA FUNASA
  3. 24.06.2019Segunda CRATO CONCEDE PROMOÇÃO AOS GUARDAS METROPOLITANOS
  4. 21.06.2019Sexta Assembleia destaca 65 anos de Fundação do Lions Clube
  5. 20.06.2019Quinta Eles são as lideranças maiores dos vereadores cearenses
  6. 19.06.2019Quarta Paulo Pinho sai de Poranga para as eleições na capital
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001