08 de outubro de 2009 às hm
Festa para o Presidente

Depois de cumprir quase quinze anos de mandatos seguidos na Assembléia Legislativa, atualmente, na condição de Presidente, Domingos Gomes Aguiar Filho (PMDB), conseguiu, realmente, se consolidar como uma das principais lideranças emergentes da política, no Ceará. Foram seus projetos de apoio ao municipalismo e a presença constante nos debates de interesse da Nação e do Ceará, participando, por sua habilidade, articulação e prestígio partidário - de todas as mesas diretoras da Casa, desde o seu primeiro mandato e agora no segundo mandato como Presidente da ALEC.

 

Figura do "ex"

 

Afora a grande ampliação do espaço físico da Assembléia, o presidente Domingos Filho (que já inaugurou novos locais para reuniões das Comissões Técnicas), constrói no subsolo da atual sede da Casa, salas para melhorar a instalação da FM e estacionamentos para deputados e funcionários; realiza a construção do Memorial, destacando a figura do ex-parlamentar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Constituintes

 

De acordo com mensagem que recebi do setor de imprensa da Assembléia, o Presidente Domingos Filho homenageia constituintes de 1989 no próximo dia 20, quando da solenidade comemorativa da promulgação do documento. Ela, a Constituinte de 1989, foi presidida pelo tauaense e um dos maiores políticos do século passado, no Ceará, Antonio Câmara, a quem DF sucede na representação política de Tauá e dos Inhamuns.

 

Saiba mais

 

Sob a presidência do deputado Antonio Câmara, às 17horas, do dia 26 de outubro de 1988, compareceram ao Plenário 13 de Maio, da ALEC, os seguintes deputados: Agaci Fernandes, Alceu Coutinho, Alexandre Figueiredo, Antonio dos Santos, Antonio Tavares, Barros Pinho, Ciro Gomes, Domingos Fontes, EdnaIdo Bessa, Edson Silva, Elmo Moreno, Erasmo Alencar, Erivano Cruz, Everardo Silveira, Fonseca Coelho, Franzé Morais, Geraldo Azevedo, Gomes Farias, Henrique Azevedo, Ilário Marques, José Bezerra, João Viana, João Luiz, João Alfredo, Jarbas Bezerra, Liaderson Pontes, Luiz Pontes, Macário de Brito, Manoel Duca, Marcos Cals, Maria Lúcia, Narcélio Limaverde, Nilo Sérgio, Nonato Prado, Paulo Quezado, Pinheiro Landim, Teodorico Menezes e Pedro José (39). Não compareceram: Bitu dos Santos, Carlos Cruz, Francisco Aguiar, José Prado, Júlio Rêgo, Moésio LoioIa e Tomaz Brandão (07), perfazendo os 46 componentes do Poder Legislativo.

 

Os que morreram

 

No momento em que a Assembléia homenageia os constituintes de 1989, já não estão mais entre nós, os queridos deputados: Alceu Coutinho, Domingos Fontes, Erivano Cruz, Geraldo Azevedo, José Bezerra e José Prado, que serão representados por seus familiares.

 

Lá e Cá

 

Destaque-se que, em 1989 eles já pertenciam à Assembléia (e continuam com mandato): Marcos CaIs, Edson Silva, Gomes Farias, Luiz Pontes e Moésio Loiola.

 

Outros vôos

 

Sem dúvida, entre todos, o que deu vários pulos e conquistou novos mandatos e cargos, foi o atual deputado federal Ciro Gomes (PSB, agora com domicílio eleitoral em São Paulo). Ciro foi Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Integração Nacional e já disputou a Presidência da República duas vezes.

 

É bom lembrar que Agaci foi Prefeito de Russas e agora é vereador; Alexandre Figueiredo e Teodorico Menezes foram para o TCE (Tribunal de Contas do Estado); Edson Silva, Antonio dos Santos, João Alfredo, Luiz Pontes e Pinheiro Landim foram deputados federais. Pontes já foi Senador.

 

E mais: - que Ednaldo Bessa foi prefeito de Beberibe, Elmo Moreno (de Iguatu), Everardo Silveira e Ilário Marques (de Quixadá), João Viana (é o prefeito de Cedro), Manoel Duca (foi prefeito de Acaraú), Carlos Cruz (foi prefeito em Juazeiro do Norte), Bitu dos Santos (em Cedro) e Pedro José (Pacajus).

 

Para terminar - dos constituintes de 1989, ainda em atividade: João Alfredo é vereador pelo PSOL (em Fortaleza); Francisco Aguiar é conselheiro do TCM e Júlio Rêgo foi do TCE, chegando à Presidência. E entre os que morreram: José Prado foi prefeito de Sobral e Geraldo Azevedo, de Itapipoca.

 

 

 

antonioviana.oestado@gmail.com

www.antonioviana.com.br

 





COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 27.11.2020Sexta ZÉAILTON BRASIL REELEITO PELO PT QUER FAZER MAIS
  2. 26.11.2020Quinta JUAZEIRO DO NORTE VAI GANHAR CASA DA MULHER
  3. 25.11.2020Quarta DEPUTADO LEONARDO ARAÚJO DESTACA PREFEITOS ELEITOS
  4. 24.11.2020Terça GOVERNADOR CAMILO SANTANA COM A VITORIOSA LAÍS NUNES
  5. 23.11.2020Segunda GRUPO MOTA VOLTARÁ AO COMANDO DE TEJUÇUOCA
  6. 20.11.2020Sexta SÉRGIO AGUIAR AGRADECE VITÓRIA DE 11 PREFEITOS
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001