04 de março de 2009 às hm
Inclusão e Esperança

Em momento de muita emoção, a Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib (foto), compareceu, recentemente, à formatura de 38 jovens do Projeto Primeiro Passo, concludentes do curso de Formação de Cuidadores de Pessoas com Autismo.  A cerimônia contou com a presença da presidente da Fundação Casa da Esperança, senhora Fátima Dourado, e da coordenadora do Primeiro Passo, Simone Veras, representando a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda. A capacitação foi celebrada no auditório da instituição, dedicada ao cuidado de jovens com autismo e necessidades especiais. A formatura foi marcada pela emocionante apresentação musical de meninos e meninas especiais, assistidos pela Casa da Esperança. Na oportunidade, a Primeira Dama do Estado garantiu à  Presidente da Casa total apoio aos projetos  da instituição: "Decidi trabalhar e buscar o que for preciso para melhorar a vida  dessas pessoas", concluiu Maria Célia. A coordenadora do Primeiro Passo, Simone Veras, que representou a STDS, falou em ampliar a parceria pela qualificação de cuidadores.  "Queremos estender as parcerias,  pelos  nossos jovens do Primeiro Passo e por essas crianças tão especiais", afirmou a coordenadora do Projeto.

 

Cuidadores Especiais

 

O curso teve duração de cinco meses com o objetivo de formar profissionais com padrões de conduta apropriados e conhecimento das normas técnicas, garantindo o acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais a um tratamento adequado. A carga horária do curso, desenvolvido na linha Jovem Bolsista, com jovens de 18 a 21 anos, foi de 250 horas distribuídas nos módulos: Formação Cidadã, Preparação para o Trabalho, Informática Básica e o Módulo Específico de Formação de Cuidadores para Pessoas com Autismo.

 

Primeiro Passo

 

O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o projeto atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes. Os jovens da capital e do  interior são qualificados em três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem  Aprendiz e Jovem Estagiário. Em 2008, somente através do Primeiro Passo, 8.192 jovens foram capacitados, sendo 4.173 só na linha Jovem Bolsista. O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado do Ceará, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar  no  mercado de trabalho. "O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de  uma qualificação e da emancipação social e cidadã", afirma a titular da STDS, Fátima Catunda.

 

Fundação Casa da Esperança

 

A Casa da Esperança é uma organização social voltada para o apoio a pessoas autistas e suas famílias. Fundada em 1993, pela médica pediatra e psiquiatra Fátima Dourado, vem se destacando no atendimento, no estudo, na pesquisa e no ensino tanto de seu público-alvo como na produção de alternativas de formação complementar para profissionais de saúde e educação. Atualmente, a casa atende 400 pessoas, nos regimes de 4 à 8 horas diárias.

 

 

Assessoria Especial

 

O deputado Domingos Filho (PMDB) convidou o ex-deputado Filinto Elísio Aguiar para ocupar uma Assessoria Especial em seu gabinete. O trabalho de Filinto será direcionado, especialmente, às secretarias estaduais e outros órgãos públicos, para acompanhamento dos projetos de investimento de interesse dos municípios que o parlamentar tauaense representa no Legislativo Estadual. E fique atento: brevemente o ex-deputado terá o seu próprio local no Legislativo Estadual. Afinal, quem é “ex” é porque “foi”. E quem foi merece respeito.

 

 

PSDB pensa em 2010

 

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) já definiu as prioridades do Instituto Teotônio Vilela para este ano, no Ceará. O ITV fará programação incluindo eventos em todas as regiões do interior. A determinação tucana é movimentar a sigla em torno de uma política de fortalecimento. O primeiro grande encontro tucano deste ano será dia 27 vindouro em Iguatu. Tradução: o PSDB vive 2009 com o pensamento em 2010.

 

Rapidíssimas

 

Crise Econômica – Está tudo programado para a próxima segunda-feira, 09, a partir das 9horas, no Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa, o debate sobre a Crise Econômica Mundial - "Repercussões e Consequências para o Nordeste". Trata-se de uma iniciativa da ALEC, atendendo requeri           mentos dos deputados Artur Bruno (PT) e Fernando Hugo (PSDB).

 

Crise Econômica-2 – Para o evento que a ALEC organiza, além das palestras do Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, Márcio Pochmann e do Secretário da Fazenda Estadual, Mauro Benevides Filho, o Presidente Domingos Filho admite que estarão presentes AL Legislativo Cearense caravanas de parlamentares de todos os Estados do Nordeste.

 

Patativa do Assaré – Além de uma programação que a Prefeitura de Assaré e o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, realizam desde o começo da semana, devendo prosseguir até o próximo domingo, 08 de março, a Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de Fortaleza também programaram seus eventos. Na Câmara, foi na manhã da última segunda-feira, a requerimento da vereadora Eliana Gomes, do PC do B.

 

Patativa do Assaré-2 – O senador Inácio Arruda, presente à Câmara Municipal de Fortaleza, disse que o requerimento de sua autoria e com apoio de outros colegas, do Ceará e do Nordeste, o senador fará Sessão Solene em homenagem ao Patativa e também ao saudoso Dom Helder Câmara, que assim como o poeta maior, continua em clima dos festejos do seu centenário de nascimento.

 

Patativa do Assaré-3 – Na Assembléia Legislativa, A Sessão Solene e Exposição Histográfica em comemoração ao Centenário de Nascimento do Poeta Patativa do Assaré será no dia 12 de março (quinta-feira), a partir das 15horas, com transmissão ao vivo pelos órgãos de comunicação da Casa (TV e rádio), enfatizam seus idealizadores, os deputados Lula Morais (PC do B) e Wellington Landim (PSB).

 

Guia Municipal – Recebo convite da jornalista Silvana Frota para a festa de lançamento do Guia Municipal 2009, revista que contém a mais ampla radiografia dos 184 municípios do Estado e o perfil das autoridades dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O trabalho será apresentado durante evento marcado para a próxima sexta-feira, 06, às 15horas, no Plenário 13 de Maio, a requerimento dos deputados Sérgio Aguiar (PSB) e Professor Teodoro (PSDB).

 

CIAL presente – Ainda sobre o lançamento do Guia Municipal 2009, de responsabilidade da jornalista Silvana Frota, destaque-se que sua apresentação será feita pelo colega jornalista Messias Pontes, Presidente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa. O trabalho tem apoio da Caixa Econômica, da Expressão Gráfica Editora, Governo do Estado e Assembléia Legislativa.

 

Festa da Mulher – O Dia Internacional da Mulher é no próximo domingo, 08 de Março. Na Câmara Municipal de Fortaleza, a requerimento da vereadora Eliana Gomes, do PC do B, a data será lembrada na sexta-feira, 06. No bairro de Nossa Senhora das Graças, o velho e querido Pirambu, a festa será no SECAI, no sábado, com organização do vereador Alípio Rodrigues e do líder do PTN, Nildo Sobral. A festa no SECAI, sábado, 07, a partir das 22horas, contará com a presença da Orquestra “Os Brasas”. Todas as mulheres do Grande Pirambu estão convidadas a prestigiar o evento e ser homenageadas – garante Alípio Rodrigues.

 

 

 

Ouça o Viana na Rádio Cidade AM 860 (de 6:30 às 8:00 e de 10:00 às 11horas)

(Até a próxima, Fiquem com Deus e tudo pela felicidade da Família, dos Municípios e da Política)

 





COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 10.07.2020Sexta COMANDANTE DAS ELEIÇÕES 2020 NO BRASIL ESTÁ FIRME
  2. 09.07.2020Quinta DOIS DEPUTADOS ESTADUAIS VÃO DISPUTAR EM CAUCAIA
  3. 08.07.2020Quarta CEARÁ É DESTAQUE NACIONAL NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
  4. 07.07.2020Terça AURORA E O CARIRI SEM O LÍDER "JOÃO DE ZECA"
  5. 06.07.2020Segunda ELEIÇÕES SEM DOIS GRANDES E CONHECIDOS EX-DEPUTADOS
  6. 03.07.2020Sexta Welington Landim e carneiro do Tauá na transposição
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001